Reportagens

O melhor de ((o))eco em 2013: Reportagens (parte 1)

De norte ao Sul, fomos atrás das histórias da conservação, dos riscos que não queremos correr aos heróis que devemos celebrar.

Redação ((o))eco ·
26 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

Fizemos uma seleção em duas partes das melhores reportagens publicadas em 2013. Nessa primeira parte, conheça a mineração de ouro que quer se instalar próximo a Belo Monte, entenda como funciona a vigilância sobre o desmatamento feita pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), veja os riscos que funcionários do ICMBio correm ao realizar uma fiscalização dura, aprenda sobre hortas urbanas e aprecie como o esforço de um conservacionista está salvando o ameaçado Soldadinho do Araripe.

 

A outra “Belo” que está se instalando à beira do rio Xingu, por Elizabeth Oliveira e Victor Moriyama

Distante 50 km da hidrelétrica Belo Monte, a mineradora canadense Belo Sun também quer água do Xingu para usar na mineração de ouro.

Inpe e Imazon: vigilantes do desmatamento na Amazônia, por Christiane Kokubo

De São José dos Campos (SP) e Belém do Pará (PA), os dois institutos mantêm um olhar agudo sobre o desmatamento na Amazônia. Entenda como.

Vila da Ressaca: os restos de um sonho dourado, por Victor Moriyama

Perto de Altamira, o garimpo que já foi pujante, hoje é decadente e usa técnicas precárias que arriscam a saúde dos homens e o meio ambiente.

País possui um pré-sal de energia solar, por Celso Calheiros

Grande área territorial e posição do país no planeta são fatores que contribuem para um alto nível de insolação no sertão brasileiro.

Assassinos de Zé Cláudio são condenados a 40 anos de prisão, por Fabíola Ortiz

Dois pistoleiros foram condenados pela morte do casal. Mas, por falta de provas, Justiça absolveu acusado de ser o mandante do crime.

Uma ponte perto demais, por Marcio Isensee

A obra que uniu Manaus aos municípios da margem direita do Rio Negro prometeu progresso mas trouxe especulação, desmatamento e violência.

Hortas urbanas: uma revolução gentil e orgânica, por Camila Fróis

Em São Paulo, Havana e São Francisco, Moradores estão reaprendendo o hábito de cultivar alimentos de forma comunitária e dentro da cidade.

APA Cairuçu, quando a proteção gera atentados à bomba, por Daniele Bragança

((o))eco foi a Paraty para tentar entender as razões da violência nessa Unidade de Conservação que é também um badalado destino de veraneio.

Expansão de plantações de palma cria novo conflito ambiental, por Barbara Fraser

Só no nordeste do Pará expectativa é de que produção mais do que dobre em 7 anos. Quantidade de veneno utilizada em novos plantios é alta.

Soldadinho do Araripe se transforma em ícone regional, por Celso Calheiros

Criticamente ameaçada, a espécie ganhou um programa de conservação, se tornou um símbolo do semiárido e está chamando atenção no exterior.

 

Leia também

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.