Reportagens

Rio São Francisco: os peixes se foram

Depois de diferentes expedições, cineastas e pesquisadores testemunham as transformações drásticas de um rio que não está mais para peixes.

Camila Frois · André Fossati ·
4 de novembro de 2013 · 10 anos atrás
Tarrafa. A pesca artesanal ainda continua tendo uma importância econômica no São Francisco, embora em claro declínio. Foto: André Fossati.

“O São Francisco era fundo, que era até escuro, tinha lugar de 20 metros de fundura. Naquele tempo, por falta do conhecimento, desmataram as laterais do rio, derrubando as beiradas. Agora num tem mais as raízes pra segurar a terra e foi tudo desabando e desabando e desabando e entupindo, desabando e entupindo, até ficar assim. Hoje tem lugar que você pode atravessar de pé no rio. Moço, isso aqui ‘diferençou’ foi muito”.

As memórias do sanfoneiro Amarante dos Passos, natural da pequena cidade Manga, no sertão mineiro, foram parar na telona em uma das sessões da última edição do “Cinema no rio”, um projeto que há 8 anos leva a sétima arte para as comunidades às margens do Velho Chico.

No mesmo vídeo exibido ali na beira d’água, outro morador bem mais jovem, Florisvaldo dos Santos, de cerca de 30 anos, também testemunhava transformações rápidas no rio da sua infância. “Quando era criança, a gente só brincava era no rio, banhava na praia, não tinha outra coisa. (…) A gente montava na canoa e ia navegando e os peixes iam pulando. Ave Maria, era gostoso demais. O rio era bom porque tinha fartura”.

Sob a luz da lua, com a brisa do São Francisco no lugar do ar condicionado e geralmente com um casario secular empoeirado como cenário, as sessões do projeto já foram prestigiadas por mais de 200 mil espectadores em povoados desde a nascente até a foz do Velho Chico. Diante da tela, os ribeirinhos prestigiam os filmes de animação, longas e curtas metragens ficcionais e viajam no tempo ouvindo as próprias histórias sobre o São Francisco, registradas em minidocumentários gravados ali mesmo. Nos depoimentos, a nostalgia de grandes pescarias, da paisagem cercada por uma mata densa, das viagens em navios a vapor e das noites animadas por rodas de batuque iluminadas pelas lamparinas de azeite. As memórias são muitas e hoje estão registradas em um acervo de mais de 70 vídeos produzidos desde as primeiras expedições.

Quando idealizou o projeto, o produtor Inácio Neves já organizava sessões de cinema ao ar livre nas praças de Belo Horizonte, sua cidade natal. Resolveu, então, ir mais longe. Hoje, ele coordena a expedição que chega até vilas de pescadores, comunidades quilombolas e pequenos povoados do Velho Chico, muito distantes das salas de exibição dos shoppings centers. Em cada vilarejo ou cidade por onde passa, nos trechos entre Minas Gerais até Alagoas, a equipe do projeto realiza oficinas de fotografia, pesquisas culturais e grava os depoimentos como os do senhor Amarante, que assiste da janela de casa a deterioração inexorável de um rio que já foi a grande fonte de subsistência de sua comunidade.

À noite, os moradores, cineastas, jornalistas e antropólogos se reúnem todos em uma só plateia. Ao invés de peças pesadas usadas em projeções convencionais, a tela é inflável, muito mais fácil de montar e desmontar. Um grande amontoado de lona se transforma em uma tela de cinema de 10m x 7,5 em apenas 15 minutos. A pipoca é grátis e a fila é de perder de vista.

Além de promover o acesso às produções cinematográficas nacionais menos comerciais, Inácio explica que, hoje, a proposta da expedição é também valorizar as tradições regionais, o folclore, a musicalidade e todas as formas de cultura popular ribeirinha através do estímulo a apresentações locais antes do cinema.

Além disso, a ideia é trazer o foco para o São Francisco. “A gente viaja pelo rio, então não temos como ignorar o drama pelo qual ele está passando. Estamos entrevistando as pessoas, questionando sobre os problemas do rio e colocando isso na tela.”

Os peixes acabaram

Pescadores voltando de barco depois de um dia de trabalho. Foto: André Fossati.

Nos vídeos, o tema do fim dos peixes não escapa de nenhum depoimento. Em Matias Cardoso, Luis Mario Cardoso se lembra da época dos barcos transbordando depois das pescarias. “Tinha uns que pescavam mais. Chegavam aqui com a canoa cheia de peixe, mas tinha muito peixe mesmo. Juntava todo mundo da comunidade pra ir escamando, partindo limpando e salgando o peixe pra num perder… Hoje pescar um peixe aí é coisa trabalhosa.”, conta. Em Manga, Florisvaldo ressaltava não só a quantidade, mas o tamanho dos peixes fisgados. “Era surubim, dourado, curimatá. Eram peixes grandes, peixe de 10 kg, até de 20 kg a gente já pegou. Hoje em dia isso não tem mais. Você se aventura a descer o rio pra pegar o seu sustento, mas pode voltar sem nada”, explica o morador. “A gente acabou com a gente mesmo, porque a nossa maior riqueza era o rio”, emenda o morador reflexivo.

Florisvaldo tem razão quando sugere que o modo de ocupação das margens do rio pelos próprios ribeirinhos, sem a noção dos conceitos de sustentabilidade, colaborou com a sua deterioração. A mata ciliar era desmatada, a lenha era vendida para os navios a vapor e a área transformada em plantio de lavouras. Além disso, o período da piracema não era respeitado pelos pescadores e a pesca predatória foi estimulada pelo próprio governo.

Os fatores preponderantes para o esgotamento dos estoques pesqueiros e a redução significativa da vazão do rio, porém, tem a ver com projetos de grande impacto empreendidos pelo poder público. O engenheiro de pesca Eduardo Mota, hoje trabalha para a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF, que cuida dos projetos de revitalização do rio. Segundo ele, as barragens construídas ao longo do São Francisco (Sobradinho, Xingó, Itaparica, Paulo Afonso e Três Marias) comprometeram significativamente as condições de reprodução dos peixes e aceleraram o assoreamento do rio. Para o engenheiro, se a usina de Sobradinho tivesse sido projetada com escada ou elevadores de peixes, o impacto seria menor. Hoje, a solução paliativa é investir na reprodução artificial dos peixes. De acordo com o engenheiro, há 30 anos a Codevasf investe em tecnologias para propiciar a reprodução não só de espécies exóticas, como a tilápia, mas também de peixes nativos. Ainda assim, ele explica que é impossível repor os estoques naturais. “O médio São Francisco já foi uma das regiões mais piscosas do país”, ele lembra.

No livro “Flora das Caatingas do São Francisco“, o professor da Univasf, José Siqueira, que coordenou o trabalho de 100 especialistas que assinam a publicação, discorre sobre os ciclos econômicos responsáveis pela atual situação do rio. No capítulo “O inexorável fim do São Francisco”, ele aponta a repetição de políticas públicas desastrosas na sua bacia, ressaltando as consequências da construção de grande porte sem tecnologias de minimização de impacto ao longo do rio. Ele explica que, apesar de serem responsáveis por 15% de toda energia consumida no Brasil, as barragens do São Francisco alteraram o fluxo de peixes do rio e a qualidade das águas, além de atingir diretamente várias comunidades inundadas.

“Antes da barragem de Sobradinho havia várias lagoas temporárias, altamente piscosas na região. Quase todas desapareceram, assim como povoados e cidades inteiras como Remanso, Casa Nova, Santo, Sé Pilão Aracado e Sobradinho”, afirma o autor. Ele confirma que devido à falta de um melhor estudo dos ecossistemas locais, o empreendimento inviabilizou a reprodução das espécies migradoras, como defende Eduardo Mota. Além do depoimento dos ribeirinhos, estudos científicos também apontam as consequências desse processo. Segundo Siqueira, a análise de dados de peixes coletados há quase 30 anos já indicava que, no trecho entre a Represa de Sobradinho e o Oceano Atlântico, não havia renovação de peixes de piracema, pois quase não existiam lagoas marginais.

Hoje, na tradicional Praça do Peixe em Petrolina (PE), a 700m da margem do Rio São Francisco (que já registrou 158 diferentes espécies de peixes), espécies amazônicas do Pará estão entre as mais comercializadas, devido à falta de peixes locais. “Isso simboliza a falência completa da economia pesqueira da região”, enfatiza.

Além do impacto na pesca, Siqueira conta que a barragem de Sobradinho é responsável pela evaporação de uma enorme quantidade de água do rio. “O lago de Sobradinho é uma das maiores aberrações criadas no período militar. Possui um imenso espelho d’água de baixa profundidade e altas taxas de evaporação de água, atingindo 250 m³/s, o que corresponde a mais de três vezes a vazão prevista no projeto de integração do São Francisco com bacias do nordeste setentrional”. Ele explica que essa evaporação representa ainda o volume necessário para o abastecimento anual de uma população de 144 milhões de habitantes. “Um exemplo concreto de desperdício”, conclui o autor.

Ao todo, José Siqueira participou de 212 expedições pelo Vale do São Francisco, entre julho de 2008 e abril de 2012 com uma grande equipe de pesquisadores, mapeando a flora do entorno do rio através de um projeto exigido pelo IBAMA para o licenciamento das obras da transposição do São Francisco. Depois das pesquisas, a equipe acabou produzindo o mais completo diagnóstico das mudanças provocadas pelo homem tanto nas águas do Velho Chico quanto na vegetação que o circunda.

Analisando a atual relação das comunidades com o rio, Siqueira não percebe uma mudança expressiva de postura. “Rico e pobre proprietários de terras nas margens do São Francisco lidam da mesma forma com o rio. Hoje, residências que valem meio milhão de reais e contam com alta tecnologia de segurança e mobiliário foram concebidas com sistema hidrossanitário arcaicos que contaminam os lençóis freáticos e o próprio rio. O uso tímido de energia solar e eólica e o raro reaproveitamento de água denotam uma percepção de que os recursos seriam inesgotáveis”. O professor também alerta sobre os impactos da agricultura intensiva no vale do São Francisco e a desertificação da caatinga.

Segundo ele, além de embasar pesquisas voltadas para tecnologias de recuperação desde bioma, os diagnósticos servem para nortear novas políticas públicas que prezem pelo desenvolvimento econômico com sustentabilidade. “Vamos fazer outra Sobradinho? Não. As cidades que ficaram debaixo d’água por causa dos represamentos do Rio São Francisco perderam histórias, vidas, sítios arqueológicos inteiros”, defende o professor.

“Em síntese, posso dizer que o caminho a ser seguido para viabilidade do São Francisco como modelo de desenvolvimento para outras regiões é a base científica sólida. Investir em recursos humanos, aporte de recursos financeiros para ciência, tecnologia e educação básica”, emenda.

 

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas.
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500

 

 

 

Saiba Mais
Cinema no Rio São Francisco: confira os depoimentos registrados durante a 8ª expedição
Zenólia Filmes

Leia Também
Uma nova visão das Caatingas do São Francisco
Carinho para o Velho Chico
O São Francisco manda recado

 

 

 

Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Sebastio da Bahia diz:

    O CÂNION DO SÃO FRANCISCO

    O São Francisco é sagrado,
    produzindo muita riqueza,
    fornecendo água e energia,
    além de peixe e muita beleza.

    O Velho Chico nos encanta
    com cachoeiras e muita praia,
    proporcionando muito lazer
    pelo Sertão sem fugir da raia.

    O Cânion do São Francisco
    é o nosso Colorado Brasileiro,
    com mais beleza e exuberância,
    que serviu de lar pra cangaceiro.

    A água com toda a sua força
    fez o cânion, serrando a serra,
    esculpindo tamanha beleza
    ao encerrar a missão na terra.

    É de uma beleza estonteante
    ver as águas cor esverdeada
    contrastando com a Caatinga
    e paredões de cor alaranjada.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia


  2. JOSELITO MENEZES diz:

    Um indicador bastante significativo é a diminuição constante do pescado no Rio São Francisco tanto em quantidade como em diversidade de espécies. Ainda mais drástica é a situação das matas ciliares do Rio São Francisco, elemento fundamental para o controle da erosão nas margens e para minimizar os efeitos das enchentes, estima-se de que 96% das matas ciliares das suas margens já foram destruídos. As sete hidroelétricas localizadas na calha do Rio São Francisco modificaram profundamente e para sempre a vida de dezenas de milhares de famílias atingidas e o ecossistema do rio. Um grave impacto sócio ambiental das represas se deu por impedir a inundação das lagoas marginais, berçários maiores da vida aquática do rio. Além disso, as barragens interromperam o ciclo migratório de várias espécies de peixes, entre elas, o piau, a matrinchã, o curimatá, o pacu e o pirá.
    A avaliação da condição atual dos corpos d’água na Bacia do Rio São Francisco mostrou que as principais fontes de poluição são os esgotos domésticos, as atividades agropecuárias e a mineração.


  3. Clésio Magalhães diz:

    Nessa publicação da reportagem sobre os peixes se foram do Rio São Francisco conta um relato sobre a vida real nos antepassados da longa vida do Velho Chico apresentando por meio de depoimentos coletados nas populações ribeirinhas ficou identificado a riqueza do Rio São Francisco naquele tempo com os seus deslumbrantes peixes que davam fartura na mesa das populações que ali viviam e até hoje vivem mas diante de uma outra realidade. Identifica-se, aqui nesse texto que os grandes empreendimentos hidrelétricos construidos ao longo do rio causaram grandes impactos ambientais e variadas mudanças de hábitos nas sociedades presentes ao longo de suas margens. Esse texto me fez relembrar os tempos passados da minha infância logo após a construção da Usina de Sobradinho onde no vilarejo daquele lugar ainda comercializava muito peixe a exemplo do surubim em grande quantidade, mas começamos a perceber uma imensa queda no tipo de mercadoria deixando rastros de falência no comercio local na qual não existia mais peixes da espécie surubim e outras espécies nativas do próprio rio. Para mim isso significou o inicio do crime ambiental ao Velho Chico.


  4. Antonio Fernandes diz:

    No texto nós vemos alguns relatos, trazidos pelos ribeirinhos, sobre quanto o Rio São Francisco está sendo transformado, deteriorado e porque não dizer assassinado.
    Antigamente o rio era profundo e cheio de fartura, uma verdadeira riqueza. O Velho Chico que já foi, para muitas comunidades, uma grande fonte de subsistência, hoje, pela ação danosa do homem, o que nós presenciamos é a sua degradação inexorável.
    Em decorrência da ação antrópica, os peixes nativos do São Francisco estão desaparecendo. Contribuiu para o desaparecimento desses peixes a construção das barragens de Sobradinho, Xingó, Itaparica, Paulo Afonso e Três Marias.
    Outro relato, trazido no texto, era que os barcos voltavam das pescarias cheios de peixes. Isso antigamente, porque hoje para pescar algum peixe, no Velho Chico, é coisa trabalhosa e rara.
    Todas as ações danosas ao rio são causadas pelo homem, desde o assoreamento, passando pelo desmatamento da mata ciliar, culminando na poluição de suas águas. Os mais abastados constroem mansões às margens do Rio São Francisco, porém utilizam sistemas hidrossanitários arcaicos e despejam dejetos sem tratamento nas suas águas. Infelizmente aqueles que mais se beneficiaram do Velho Chico, os ribeirinhos, por falta de informação e conceitos de sustentabilidade, também, colaboraram com sua deterioração.
    Para a revitalização do Rio São Francisco serão necessárias políticas públicas que promovam o fomento de práticas sustentáveis e programas com ações concretas para salvar o Velho Chico.