Reportagens

Geração de energia solar bate recorde na Alemanha

As usinas alemãs produziram 22 Giga Watts por dois dias seguidos. No último sábado esse total atendeu à metade das necessidades do país.

Guardian Environment Network ·
1 de junho de 2012 · 12 anos atrás
The Guardian Environment Network
Artigos da rede que reúne os melhores sites ambientais do mundo, selecionados pelo diário inglês The Guardian.
Casas alemãs recobertas de painéis solars, na região da Bavária. (foto: Johnathan Eric)
Casas alemãs recobertas de painéis solars, na região da Bavária. (foto: Johnathan Eric)

As usinas solares alemãs produziram um recorde mundial de 22 gigawatts de eletricidade – equivalente a 20 usinas nucleares funcionando a toda capacidade – durante o período próximo ao meio-dia na última sexta e sábado, 25 e 26 de maio. A afirmação é do diretor de um instituto de pesquisas sobre energia renovável.

O governo alemão decidiu abandonar a produção de energia nuclear após o desastre de Fukushima no ano passado, fechando 8 usinas de imediato e com planos de fechar as 9 restantes até 2022. Elas serão substituídas por fontes de energia renováveis tais como vento, solar e de biomassa.

Norbert Allnoch, diretor do Instituto das Indústrias de Energia Renovável de Muenster, disse que os 22 gigawatts que alimentaram o grid, no último sábado, ficaram próximos de suprir 50% da energia demandada no meio do dia. “Nunca antes, em qualquer lugar, um país produziu tanta eletricidade fotovoltaica”, contou à agência Reuters. “A Alemanha chegou perto da marca de 20 gigawatts algumas vezes nas últimas semanas, mas foi a primeira vez que a ultrapassamos”.

A quantidade recorde de energia solar mostra que uma das nações líderes em produção industrial foi capaz de produzir um terço de suas necessidades de eletricidade em um dia de semana, a sexta, e quase metade no sábado, quando as fábricas e escritórios estão fechados.
Normas governamentais que apoiam às renováveis ajudaram a Alemanha a se tornar um dos líderes mundiais no setor e o país consegue, através dessas fontes, produzir por ano cerca de 20% da eletricidade que usa.

A capacidade de geração solar instalada na Alemanha é quase igual a que o resto do mundo todo possui em conjunto. A solar produz o suficiente para 4% do consumo anual de energia elétrica local. Até 2020, o objetivo é cortar em 40% as emissões de gases do efeito estufa, comparadas àquelas de 1990.

Há críticos que duvidam da confiança que se pode colocar nas energias renováveis e da capacidade que tenham de prover as principais nações industriais. Mas a líder do país, Angela Merkel, disse que a Alemanha está ávida para mostrar que isto é possível.

O salto acima do nível de 20 gigawatts foi resultado do aumento de capacidade e do sol brilhando por todo o território alemão. A cifra de 22 gigawatts é bem maior do que os 14 gigawatts do ano passado. A Alemanha adicionou 7,5 gigawatts de capacidade para 2012 e, no primeiro trimestre, outros 1,8 gigawatts somando um total de 26 gigawatts disponíveis.

“Isso mostra que a Alemanha é capaz de atender a um bom pedaço das suas necessidades de eletricidade através da energia solar”, disse Allnoch. “Também mostra que a Alemanha pode funcionar com menos usinas que utilizam carvão, gás e energia nuclear”. Allnoch afirmou que os dados vieram da Bolsa de Energia Europeia (European Energy Exchange), baseada em Leipzig.

Entretanto, os incentivos resultantes das tarifas feed-in (que subsidiam as renováveis) impostas pelo governo são controversos. Esse tipo de tarifa é o maior estímulo à indústria até que o preço da fotovoltaica caia a níveis similares aos cobrados pela produção de energia convencional.

As distribuidoras de eletricidade e grupos de consumidores reclamam que as tarifas feed-in para a energia solar adicionam cerca de 2 centavos de euro por quilowatt/hora ao preços de eletricidade alemão, já entre os maiores do mundo, que acaba chegando aos consumidores por 23 centavos por quilowatt/hora. Os consumidores do país pagam em torno de 4 bilhões de euros por ano a mais nas suas contas de eletricidade para usar energia solar, de acordo com um relatório de 2012 do ministério do meio ambiente alemão.

Os críticos também se queixam da instabilidade causada pelo crescimento da energia solar, devido à flutuação da sua produção. O governo de centro-direita liderado por Merkel tem se esforçado para acelerar os cortes nas tarifas Feed-in, as quais têm sido reduzidas entre 15% e 30% por ano.

*Publicado através da parceria de ((o))eco com a Guardian Environment Network (veja a versão original). Tradução de Eduardo Pegurier

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Que notícia linda. E o Brasil, com vastos territórios que recebem sol durante praticamente todo o ano, não investe pra valer na energia solar.