Reportagens

Bacia Iténez-Guaporé, refúgio de espécies que vai da Bolívia ao Brasil

Rio que cruza os dois países reúne condições naturais que abrigam uma vasta fauna aquática, perseguida e dizimada em outros lugares.

Giovanny Vera ·
6 de junho de 2013 · 11 anos atrás
O livro apresenta um resumo do conhecimento da bacia e de seus recursos, gerado nos últimos dez anos. | Clique para ver a capa completa
O livro apresenta um resumo do conhecimento da bacia e de seus recursos, gerado nos últimos dez anos. | Clique para ver a capa completa

O livro “Águas do Iténez ou Guaporé”, publicado em maio na cidade boliviana de Cochabamba, descreve uma das bacias binacionais mais ricas da Amazônia, a bacia do rio Iténez, seu nome na Bolívia, ou rio Guaporé, como é chamado no Brasil. O trabalho descreve a enorme riqueza natural da bacia e a importância da conservação de seus recursos.

Produzido conjuntamente por pesquisadores bolivianos e brasileiros, o livro é “um resumo do conhecimento da bacia e de seus recursos, gerado nos últimos dez anos” por organizações e instituições do Brasil e da Bolívia, de acordo com a nota divulgada pela Editora Inia, responsável pela publicação.

A bacia do rio Iténez ou Guaporé, por sua localização geográfica, recebe influências do Escudo Brasileiro e também das planícies de Beni, na Bolívia, condições que geram uma alta diversidade de habitats e uma fauna peculiar, principalmente de espécies aquáticas. “A bacia do Iténez ou Guaporé é um hotspot de biodiversidade”, diz Carolina Doria, pesquisadora brasileira e coautora do livro. Essa bacia se sobrepõem a duas áreas protegidas: O Parque Nacional Noel Kempff Mercado e o Parque Departamental e Área Natural de Manejo Integrado Iténez.

“Este patrimônio binacional se sobrepõe em grande parte com áreas protegidas e territórios indígenas, e cada vez recebe maior atenção dos gestores públicos e da comunidade científica”

Livro “Águas do Iténez ou Guaporé”

Há espécies emblemáticas que habitam a região e que são de grande importância para conservação, como o golfinho boliviano, a tracajá, o jacaré-negro e a ariranha ou lontra-gigante. Estima-se que existem pelo menos 600 espécies de peixes neste rio.

Guaporé, refúgio de importantes espécies

O rio Iténez ou Guaporé é um espaço vital para a conservação de uma série de espécies aquáticas que lá puderam se refugiar e restabelecer sua população. Um claro exemplo é a ariranha (Pteronura brasiliensis), que no século anterior foi vítima de caçadores atraídos por sua valiosa pele, e que a converteram na terceira espécie carnívora mais explorada, e causou uma enorme diminuição de indivíduos.

Apresentação do livro na Universidade de San Simón, Cochabamba, Bolívia

De acordo com Paul Van Damme, diretor da ONG boliviana Faunagua e coeditor do livro, “em 1998, havia só cinco registros de ariranhas em toda a Bolívia, a espécie quase desapareceu de nosso país. Quando fomos estudar as ariranhas no parque [Noel] Kempff no Iténez, constatamos que as populações continuavam lá e que havia se recuperado muito bem”. Entre os anos 2004 e 2007, explica Van Damme, pesquisadores puderam confirmar o aumento da população de 34 para 55 indivíduos no rio San Martín, afluente boliviano do Guaporé.

“A bacia do Iténez ou Guaporé é o habitat ideal para a ariranha, com águas claras e muitos peixes. O Guaporé, com o Parque Nacional Noel Kempff, é o maior reduto de toda a Amazônia para as ariranhas”, garante Van Damme. Elas encontraram na bacia do Iténez ou Guaporé seu mais seguro refúgio.

Reside aí a importância do trabalho conjunto entre pesquisadores e instituições bolivianas e brasileiras. “A parte boliviana está conservada, mas a parte brasileira da bacia, não”, afirma Carolina Doria, e explica que “o que acontece no Brasil influi no lado boliviano”. Para Doria, é necessário que a Bolívia e o Brasil trabalhem juntos e com os mesmos objetivos, considerando a bacia do Iténez como um todo, porque “não existem fronteiras para os animais, para os peixes ou para os contaminantes. Nos rios não existem fronteiras para os impactos humanos”.

A cooperação binacional pode oferecer importantes resultados para o desenvolvimento e para a conservação dos recursos naturais na região, como demonstra o livro “Águas do Iténez ou Guaporé”, e também pode favorecer a realização de novas pesquisas, como das hidrelétricas.

De fato, a bacia do Guaporé está ameaçada pela construção das represas do Madeira, além de projetos de pequenas hidrelétricas bolivianas, como La Punta, Santa Anita e La Garita. Sobre o tema, Paul Van Damme acredita que “com as represas, o Brasil e a Bolívia se dão conta de que compartilham os rios, e assim vem, finalmente, a necessidade de cooperação”.

O livro

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.