Reportagens

Dia 03 – O encontro com a raposa Flávia e sua prole

A dócil raposinha não deu trabalho durante os procedimentos de captura e medições. O desafio agora era encontrar seus dois filhotes.

Adriano Gambarini ·
24 de abril de 2013 · 11 anos atrás
Ontem, o cão-do-mato, hoje a raposinha Flávia. Fotos: Adriano Gambarini
Ontem, o cão-do-mato, hoje a raposinha Flávia. Fotos: Adriano Gambarini

Ontem, depois da captura do cachorro-do-mato, seguimos para a área apelidada de Serengeti. Qual foi a surpresa de Fred quando viu ‘quem’ tinha cedido à tentação das iscas na armadilha? A raposa ‘Flávia’, capturada no ano passado e já com rádio-colar. Não poderia ter sido melhor tal coincidência, já que a recaptura dos animais para troca dos antigos radiocolares é uma das intenções desta campanha. Além disso, ao longo dos últimos seis meses, a equipe permanente de campo do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC) observou que Flavia vem cuidando de 2 filhotes, e se ao longo destes dias eles forem capturados, será possível acompanhar o processo de dispersão de indivíduos de uma mesma família.

A “dócil” raposinha, pois Flávia está familiarizada com a armadilha, não deu trabalho e conseguimos retornar para base ainda no inicio da tarde, quando a equipe ‘Vet’ deu inicio aos trabalhos no laboratório.

Amanhece…

O dia está novamente enevoado, imerso num vento frio que, creio, está prenunciando um inverno gelado. Aliás, o tempo tem estado estranho nos últimos tempos, com árvores florindo fora de época, chuvas repentinas e assim vai. Acordamos no mesmo horário e seguimos para Serengeti.

Ontem à noite eu e Fred ficamos durante várias horas procurando pelos filhotes de Flavia. Encontramos um deles saindo da toca em direção a uma das armadilhas. Hoje, assim que chegamos no campo, vimos uma pequena raposa juvenil de olhar assustado. Tal mãe, tal filha! Justamente para não estressá-la demais, o procedimento de anestesia foi bem rápido.

O filhote de Flávia, flagrado saindo da toca.
O filhote de Flávia, flagrado saindo da toca.

Sem desmerecer os outros mamíferos, a raposinha é certamente a ‘menina dos olhos’ do Fred, que começou a estudá-las em 2003. De lá pra cá, foram cerca de 40 indivíduos capturados, mas ainda assim o desconhecimento geral sobre a espécie ainda é grande. Apesar de ser um carnívoro, seu principal alimento é cupim, e, por isso, seu habitat natural preferido é justamente campos abertos de Cerrado.

Com a perda de espaço deste bioma para os pastos de braquiária, a espécie tem tentado se adaptar a estas novas condições. Pesa em média de 2 a 4 kg e, da mesma forma que o cachorro-do-mato, consta na lista de espécies brasileiras ameaçadas na categoria ‘menor preocupação’. Mas considerando que se trata de um dos 7 carnívoros menos estudados do mundo, e a altíssima taxa de mortes principalmente por atropelamento e perda de habitat, Fred sugere com insistência que a espécie adquira o papel de ‘vulnerável’. Obviamente isto não é nada bom para a espécie em si, mas levanta uma bandeira para que seja olhada com mais cuidado pelos órgãos governamentais e instituições financiadoras de projetos de conservação.

O trabalho da equipe é rápida; a raposinha é nitidamente mais frágil do que o cachorro-do-mato e, portanto, atenção redobrada! Hoje se uniu ao grupo mais um veterinário da Fiocruz, André Roque. Com esta frente de profissionais, o Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado quer capturar e colocar rádio-colar no maior número de raposinhas possível. Elas serão intensamente monitoradas.

Desta forma, conseguem compilar informações suficientes sobre ecologia, comportamento, dados epidemiológicos e de saúde, cuidado parental, dispersão, reprodução, etc. Findado o trabalho de biometria e veterinária, vou aguardar a recuperação da raposinha, batizada como “Miss Root”, em homenagem à famosa produtora de documentários na África, Joane Root.

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas

  • Adriano Gambarini

    É geólogo de formação, com especialização em Espeleologia. É fotografo profissional desde 92 e autor de 14 livros fotográfico...

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Marcos Balbino diz:

    Bom dia! Sou Policial Militar Ambiental.. Recolhemis uma raposinha ferida na Qi 7 do Lago Sul, no DF.