Reportagens

Atlas Amazônia sob Pressão: Solução para a Amazônia

Resultados do estudo sobre o bioma devem servir para a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Giovanny Vera ·
10 de dezembro de 2012 · 8 anos atrás

James Johnson é o presidente do diretório da Fundação Amigos da Natureza (FAN), instituição boliviana membro da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG), que apresentou na semana passada o Atlas Amazônia Sob Pressão, com informações e análise das ameaças que afetam a floresta tropical sul-americana.

Há 26 anos o britânico Johnson vive na Bolívia. Nesta conversa com a equipe de ((o))eco, James afirma que com o Atlas, os especialistas que elaboraram o estudo querem “evidenciar e visualizar as consequências das políticas públicas que representam ameaças ao meio ambiente e quais são as políticas públicas que poderiam favorecer processos de conservação e de desenvolvimento sustentável”.

Atualmente na Bolívia é discutida a formulação de politicas públicas focadas em promover  à conservação do meio ambiente. No entanto, James afirma que “paralelamente existem atores e setores que desenham políticas públicas que promovem modelos de desenvolvimento tradicionais que representam ameaças ao meio ambiente”. Dai a importância dos resultados apresentados no Atlas, com especificações de cada país.

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Análises
17 de maio de 2021

Opinião não é artigo científico

A utilização de espécies exóticas como a tilápia pode causar diversos impactos negativos no meio ambiente e isso é um fato. Fingir ter a chancela de uma respeitável revista científica não vai mudar isso

Salada Verde
17 de maio de 2021

Ex-Coordenador jurídico do PSL assume superintendência do Ibama no Ceará

A nomeação de Luiz Cesar Barbosa, advogado com atuação junto ao PSL, partido da base de apoio de Bolsonaro, reforça barganha política em cargos de chefia do Ibama

Reportagens
16 de maio de 2021

Proposta muda desenho de UCs no rio Negro, com nova reserva e redelimitação

O projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa cria uma Reserva do Desenvolvimento Sustentável no Baixo Rio Negro, no Amazonas, e redelimita parque estadual e APA

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta