Reportagens

“Aqui por todo lado tem água”

Aos pés da cascata Chorrera, está Dona María Julia lavando roupas, o que faz desde sempre. Ela também acredita no poder curativo das águas.

Maricela Rivera ·
16 de outubro de 2012 · 9 anos atrás
A água aqui é fonte de saúde, diversão e também de renda. Crédito: Rubén Ramírez, Finding Species
A água aqui é fonte de saúde, diversão e também de renda. Crédito: Rubén Ramírez, Finding Species
Frente às piscinas de águas termais da Virgem, existem uns 10 tanques públicos para lavar roupas que tem água as 24 horas do dia, com água da cascata Chorrera. Ainda é cedo e ali nos encontramos com Dona María Julia Tamayo, que lavou roupa ali toda sua vida. 

“Aqui por todo lado tem água. Essa mesma Chorrera esteve aqui sempre, eu já tenho 60 anos e antes isto já existia. Isto nunca acaba, são as nascentes da Virgem de Água Santa. Aqui a água não vem por tubos, todo é de manancial natural. Lá encima tem bastantes olhos d’água, e de lá que nos dão água potável”.

Frente às piscinas de águas termais, é obvio que grande parte do turismo vem pela água, “porque a gente se cura”. E é que como nos conta Maria Julia, são os médicos quem receitam a seus pacientes visitar as termas. “A água é muito bom para o reumatismo, os ossos; para todo é bom essa água quente”.

María Julia também conta que às vezes chegam pessoas doentes para tomar banho na cascata, em vez de ir às piscinas porque não tem para pagar a entrada, mas do mesmo jeito são curados. “Os feridos se curam aqui, porque dizem que viram a Virgem tomando banho na cascata e desde então ficou bendita a água”. 

Ela também acredita nas bondades que tem a água; lavando uma jaqueta, ela nos diz que de vez em quando bebe água da cascata, porque lhe ajuda com dores de estômago.

Como a cesta de roupa ainda está pela metade, María Julia com confiança nos diz que tem que continuar com seu trabalho. Com as mãos molhadas nos despede recomendando-nos ir ao pequeno santuário perto da cascata e que bebamos um pouco de água. “Nada perdem provando”, diz rindo enquanto pega uma calça para lavar.

Leia também

Salada Verde
26 de julho de 2021

“A odisséia do budião”: filme destaca a relevância da preservação da espécie para o equilíbrio ecológico dos mares

Mais conhecido como ‘peixe-papagaio’, o budião fornece um importante serviço para o controle dos recifes, mas está em risco de extinção desde 2014

Reportagens
26 de julho de 2021

Listo, logo existo: CBRO divulga nova Lista de Espécies de Aves do Brasil

País possui 1.971 espécies de aves registradas, sendo 293 espécies endêmicas, o que coloca o Brasil em terceiro colocado entre os países com maior taxa de endemismo de aves no mundo

Análises
26 de julho de 2021

Escoteiros e Rede Brasileira de Trilhas se unem em parceria pela conservação natureza

A Região Escoteira do Rio de Janeiro mobilizará seus escoteiros em prol das trilhas no estado, com ações de manejo, sinalização, replantio e educação ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta