Reportagens

Roubo de madeira na Serra do Urubu

Extração de madeira e plantações ilegais de bananeiras ameaçam o que restou do maior fragmento de Mata Atlântica de Pernambuco.

Celso Calheiros ·
22 de setembro de 2010 · 14 anos atrás
height=”500

A Serra do Urubu, o maior fragmento remanescente de Mata Atlântica em Pernambuco, reúne adjetivos de grande relevância. Conectado à Serra do Murici em Alagoas, é a maior e mais importante reserva de Mata Atlântica acima do Rio São Francisco, com diversas espécies de aves, répteis, anfíbios, insetos e bromélias que apenas lá são encontradas. A serra foi utilizada por diferentes pesquisadores, de biólogos a economistas, como base para estudos. Alguns fizeram descobertas inéditas para a ciência. Nessa mesma Serra do Urubu, duas Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) protegem fauna e flora, mas têm sido alvo recorrente de roubo de madeira. A situação tem sido flagrada por pesquisadores que frequentam a área.

Ao retornarem às reservas, mesmo após o término de seus trabalhos, eles presenciaram toras de madeira nativa, cortadas no meio da mata, a espera de transporte. Os ladrões não têm qualquer preocupação em derrubar as árvores após o entardecer. Depois de quatro horas, ao voltarem ao mesmo ponto entre as Reserva Frei Caneca e a Pedra Dantas, as lenhas já não estavam lá. “São serrarias conhecidas na região. Cortam e levam em poucas horas”, denunciou o um cientista, que pediu para manter o nome em sigilo.

Em 630,4 hectares da Serra do Urubu está a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Frei Caneca, a maior reserva privada em Pernambuco. A Serra do Urubu é rica em grupos biológicos encontrados apenas em seu território, além de espécies ameaçadas de extinção, com 187 aves, 23 anfíbios, e centenas de espécies vegetais. Quando se diz que não há verde como o da Serra do Urubu, não é ufanismo. É endemismo, mesmo.

A reserva foi reconhecida oficialmente pelo governo do estado em 2001 como área de extrema importância biológica para a conservação. Em 2002, o governo federal passou a dar a mesma consideração a esse pedaço de Mata Atlântica. Também foi identificada com Área Importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area, IBA) pela SAVE Brasil e a BirdLife International. Junto com a Serra de Murici (AL), o local é o única área onde podem ser vistas quatro espécies ameaçadas em todo mundo, como o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), o choquinha-de-alagoas (Myrmotherula snowi), zidedê-do-nordeste (Terenura sicki) e o cara-pintada (Phylloscartes ceciliae).

Além da retirada de madeira observada e fotografada por pesquisadores, os promotores de municípios que têm parte do território na Serra do Urubu afirmam também conhecer pequenas plantações de bananeiras dentro de área protegida e construção de casas e barracos próximo dos rios além da permissão legal. “São situações delicadas, que envolvem camponeses de pouco instrução, precisamos do apoio municipal para oferta de cursos profissionalizantes nestes casos”, comentou o promotor Jorge Gonçalvez Dantas Júnior, que responde pelo Ministério Público em Jaqueira e Maraial.

A Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane) nasceu da união de oito ONGs por um objetivo comum: a preservação do bioma mais ameaçado do país na região onde são raras suas manifestações originais. De acordo com Dora Melo, da Amane, a despeito da importância ecológica, toda região da Serra do Urubu foi degradada pela retirada de lenha e produção de carvão, pela cana-de-açúcar e outras culturas, além do pastoril abandonado. “Essa atividade ameaça a rica biodiversidade”, comenta a ambientalista, que acrescenta. “Grande parte dessa floresta é vizinha de populações de baixa renda, que, por falta de outras oportunidades, exercem enorme pressão sobre o bioma remanescente”.

O professor José Alves de Siqueira, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), é outro conhecedor da Serra do Urubu e, de forma especial, da Reserva Frei Caneca. “Depois de teses de doutorado, livro financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e mais ações para promover a conservação da Frei Caneca, vejo que estamos perdendo a batalha, não para a população excluída, mas para ladrões de madeira”, protesta o professor. Ele foi um dos articuladores da transformação da RPPN Frei Caneca e por anos realizou trabalhos em campo na Serra do Urubu.

height=”500

A região encanta quem a conhece e ao menos parte dessa admiração vem da biodiversidade existente lá. Biodiversidade essa que possibilita ambiente para espécies sensíveis ao desequilíbrio. O entomologista José Albertino, com pós-doutorado pela Canadian National Collection of Insects e conhecimento em florestas de Norte a Sul, do Sudeste ao Nordeste, aponta a Serra do Urubu como uma das poucas florestas onde pode encontrar, em quantidade, o grupo de insetos que estuda, o Zoraptera. “Eles vivem principalmente sob as cascas das árvores quando estas estão em decomposição, têm um papel de reciclar a matéria orgânica. No Nordeste, esse grupo (os zorápteros) foi encontrado em poucos locais e a Frei Caneca foi um deles, e lá, em abundância. Isso significa que, para esse grupo, a reserva ainda está em boas condições”, analisa.

O economista e ecólogo Clóvis Cavalcanti, da Fundação Joaquim Nabuco, é outro admirador da Serra do Urubu. Acredita que a Reserva Frei Caneca é bem administrada, mas também se preocupou com as notícias sobre corte de madeira. Cavalcanti é autor de um artigo sobre a Mata Atlântica nordestina com nome ilustrativo: Opulência vegetal, cobiça insaciável e a entronização da entropia: uma visão da história sócio-ambiental da Mata Atlântica.

Urgência de fiscalização

Uma operação da agência de meio ambiente do estado, a CPRH, flagrou o transporte para a venda irregular de madeira nos municípios de Bom Conselho, São João e Ribeirão, no Agreste e Zona da Mata (no caso de Ribeirão). Em apenas uma dessas ações, foram apreendidas 59 toras de sucupira e murici, além de 70 barrotes de angico.

Ao ser investigado para falar a respeito do roubo de madeira na Reserva Frei Caneca, a CPRH não ofereceu nenhuma informação. O chefe do setor de fiscalização da agência, Thiago Costa Lima, retornou, por e-mail, em busca de mais dados sobre o local onde foi verificada a retirada de madeira. No entanto, não respondeu às perguntas sobre como funciona a fiscalização, nem sobre o contingente disponível para o trabalho em todo o estado.

Uma reserva particular de patrimônio natural (RPPN) é um instrumento no qual o dono da terra oferece a área, em caráter permanente, para ser preservada. Por essa razão fica isento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), além de manter sua prerrogativa de dono. De acordo com o promotor Jorge Gonçalves, o proprietário da terra, juntamente com os poderes públicos, tem a obrigação de zelar pela integridade da área, da mesma forma que toda a sociedade.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

70% dos brasileiros ignoram que Cerrado é fonte nacional de água

E 3 em cada 10 sequer sabem que lá tem água. Esses e outros resultados reforçam uma nova campanha para salvar o bioma.

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.