Reportagens

Os melhores da noite

Júri do XII FICA escolhe filme que retrata polêmica questão da reciclagem de e-waste na China como o melhor do Festival. Obra denuncia problema ambiental escondido pela ditadura.

Cristiane Prizibisczki ·
14 de junho de 2010 · 14 anos atrás

Terminou ontem (13) na Cidade de Goiás o XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). O grande prêmio do FICA foi para a produção chinesa Heavy Metal (Hu Xiao de Jin Shu), que retrata a polêmica questão da reciclagem de resíduos eletrônicos na China. O filme conta a história de cerca de 50 mil trabalhadores migrantes das partes atingidas pela pobreza do centro-oeste chinês, que decompõem e reciclam, por meio de métodos primitivos, cerca de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico oriundos do Japão, EUA e Austrália.

Degradação ambiental, exploração de mão-de-obra e doenças causadas pela inalação de produtos químicos destes resíduos ajudam a compor o enredo do longa-metragem. Para Lisandro Nogueira, consultor de cinema do Festival, o prêmio foi mais do que merecido, pela qualidade com que o tema foi tratado e pela coragem do diretor, Huaqing Jin, que ousou quebrar as amarras da ditadura chinesa para mostrar ao mundo uma de suas grandes chagas sociais e ambientais. O filme é o terceiro do trailler abaixo.

Além do prêmio de maior destaque, cinco produções nacionais, dentre elas quatro goianas, e mais quatro estrangeiras também foram premiadas no FICA. “Efeito-reciclagem”, filme brasileiro rodado pelo cineasta australiano Sean Walsh, ficou com o prêmio de melhor longa-metragem. A história do catador Claudinês Alvarenga serve de pano de fundo para o filme, que mostra os meandros da coleta e reciclagem de lixo na cidade de São Paulo e propõe um novo olhar sobre a atividade no país, ainda vista com tanto preconceito e negligência. Atualmente, apenas 2%, em média, do lixo gerado em áreas urbanas é reciclado.

O prêmio de melhor média-metragem foi para “Caçando capivara”, rodado pelos índios Maxakali. Com uma população estimada de apenas mil pessoas, os índios desta etnia encontram-se fixados numa reserva composta por duas aldeias na região do Vale do Mucuri, nordeste do estado de Minas Gerais. No vídeo, os maxakali retratam alguns de seus costumes, como o da caça de animais silvestres, e denunciam as pressões a que estão sujeitos. A terra dos Maxakali foi praticamente destruída pela formação de pastagens para gado, contaminação das águas e assoreamento dos rios. “Os meios de comunicação questionam muito se há sentido em preservar a cultura indígena. Nosso vídeo é uma resposta a isso”, disse Marilton Maxakali, um dos índios que trabalharam na execução do filme. O trailer de “Caçando Capivara é o primeiro do filmete abaixo.

Entre os curta-metragens, o vencedor foi “Recife Frio”, do diretor Kleber Mendonça Filho. Obra de ficção, o filme fala de uma estranha mudança climática que faz a cidade de Recife passar a ser fria. O filme é narrado sob o olhar estrangeiro, que vem para o Brasil retratar os efeitos dessa mudança na cultura e na vida de quem sempre viveu em clima quente. O filme é o segundo do trailer abaixo.

Confira a lista geral dos vencedores do XII FICA no site oficial do evento.

LEIA A COBERTURA COMPLETA DO FICA 2010

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.