Reportagens

Minc em prol do Código Florestal

Manifestação organizada pelo ex-ministro Carlos Minc pede, no Centro do Rio de Janeiro, a manutenção do Código Florestal. Votação pode acontecer em dia de jogo do Brasil. 

Redação ((o))eco ·
11 de junho de 2010 · 14 anos atrás

Rio de Janeiro – Aconteceu na manhã desta quinta-feira, na escadaria da assembléia legislativa do Rio de Janeiro manifestação capitaneada pelo deputado e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Com cerca de 50 pessoas, o protesto pedia a manutenção dos pilares do Código Florestal (CF) brasileiro.

O ato público ocorreu em resposta ao deputado Aldo Rebelo, que apresentou, na última terça-feira, o relatório da Comissão Especial que pretende alterar o CF e,  desta forma, anistiar desmatadores e reduzir os tamanhos das Áreas de Preservação Permanente (APP). Em princípio, a apresentação das emendas ao relatório de Rebelo ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 16 de junho e a votação na Comissão pode ocorrer até o dia 23 deste mês.

“É mentira que a defesa da natureza seja conflitante com a agricultura. A proposta prevê a privatização das florestas e defende os latifundiários. Já existe um estoque gigantesco de áreas desmatadas no Brasil e que poderia ser utilizadas por agricultores familiares”, disse André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), presente ao evento.

O geógrafo Alceo Magnanini, um dos autores da primeira versão do Código Florestal, lançada em 1965, foi direto. “É o não cumprimento da lei que devemos combater”, afirmou, em referência aos inúmeros crimes ambientais que já existem no país. Como de costume, Minc mostrou a sua eloqüência e pediu para os participantes finalizarem o encontro com um coro, entoado pelo próprio ao microfone: “Mais alimento, sem desmatamento”. (Felipe Lobo)

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.