Reportagens

Florestas colombianas em chamas

Fogo está fora de controle desde o último domingo e já consumiu mais de 350 hectares de florestas no país. 37 municípios foram afetados, inclusive a capital, Bogotá.

Redação ((o))eco ·
6 de janeiro de 2010 · 11 anos atrás

Continua fora de controle o incêndio que consome desde domingo (3) áreas florestais na Colômbia. Os números ainda não são precisos, mas já se fala em 350 hectares destruídos. As chamas colocam em perigo moradores de várias cidades, inclusive a capital, Bogotá, que, segundo autoridades do país, está ameaçada pelo avanço do fogo em várias frentes, especialmente no sudeste da cidade. No total, 37 municípios já foram afetados.

De acordo com a imprensa local, ainda não foi possível identificar a origem do fogo, mas é provável que ele seja acidental, provocado por alguma imprudência, como bitucas de cigarro acesas ou fogueiras feitas dentro da mata para cozinhar. Tanto que as recomendações para se evitar novos focos vão neste sentido. “Recomendamos que nesses dias tenhamos  zero de fogueiras, zero de queima de lixo e, ainda, que as pessoas tomem cuidado ao fumar perto de áreas de vegetação”, orientou o prefeito de Bogotá, Samuel Moreno.

Segundo satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira, a Colômbia soma 358 focos de incêndio (imagem acima). No Brasil, cujo território é cerca de sete vezes maior do que a Colômbia, o Inpe contabiliza hoje 235 focos de calor.

 

Leia também

Notícias
6 de maio de 2021

Responsável por relatório que expõe ineficiência no Ibama, servidor teria sido ameaçado

Rumores indicam que o servidor do Ibama teria sido ameaçado após escrever nota técnica expondo ineficiência do atual sistema de multas do órgão

Notícias
6 de maio de 2021

Organizações pressionam contra decisão de reduzir UCs em Rondônia

Projeto de lei que remove mais de 200 mil hectares de duas unidades de conservação em Rondônia está na mesa do governador para sanção

Notícias
5 de maio de 2021

Salles mente sobre orçamento e Fundo Amazônia em audiência na Câmara

Ministro espalhou desinformação sobre reserva legal e voltou a associar desmatamento à pobreza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. AvatarPaulo diz:

    $alle$$$, mentindo até morrer. E os Biomas ministros, fod……………