Reportagens

Florestas colombianas em chamas

Fogo está fora de controle desde o último domingo e já consumiu mais de 350 hectares de florestas no país. 37 municípios foram afetados, inclusive a capital, Bogotá.

Redação ((o))eco ·
6 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás

Continua fora de controle o incêndio que consome desde domingo (3) áreas florestais na Colômbia. Os números ainda não são precisos, mas já se fala em 350 hectares destruídos. As chamas colocam em perigo moradores de várias cidades, inclusive a capital, Bogotá, que, segundo autoridades do país, está ameaçada pelo avanço do fogo em várias frentes, especialmente no sudeste da cidade. No total, 37 municípios já foram afetados.

De acordo com a imprensa local, ainda não foi possível identificar a origem do fogo, mas é provável que ele seja acidental, provocado por alguma imprudência, como bitucas de cigarro acesas ou fogueiras feitas dentro da mata para cozinhar. Tanto que as recomendações para se evitar novos focos vão neste sentido. “Recomendamos que nesses dias tenhamos  zero de fogueiras, zero de queima de lixo e, ainda, que as pessoas tomem cuidado ao fumar perto de áreas de vegetação”, orientou o prefeito de Bogotá, Samuel Moreno.

Segundo satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira, a Colômbia soma 358 focos de incêndio (imagem acima). No Brasil, cujo território é cerca de sete vezes maior do que a Colômbia, o Inpe contabiliza hoje 235 focos de calor.

 

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.