Reportagens

A refloresta paraense

Estado com 19% de sua cobertura vegetal já devastada, o Pará lança programa ambicioso de plantar 1 bilhão de árvores nativas e ainda gerar atividade econômica sustentável.

Cristiane Prizibisczki ·
30 de maio de 2008 · 16 anos atrás

Depois de o Estado do Pará ver os nomes de 12 de seus municípios estampados na lista dos 36 maiores desmatadores do bioma amazônico, o governo estadual resolveu sacudir a poeira com um programa ambicioso de reflorestamento, chamado “1 bilhão de Árvores para a Amazônia”. Lançado oficialmente nesta sexta-feira, o programa tem como desafio central “consolidar a imagem do Pará como protetor e reparador da floresta Amazônica”, tarefa nada fácil para um Estado que tem cerca de 19% de sua cobertura vegetal nativa já desmatada, nada menos que 20 milhões de hectares e segundo dados recentes registra o maior aumento da degradação – alta de 76% em um ano, segundo o Imazon.

Para atingir a meta audaciosa de 1 bilhão de árvores, o poder público paraense especificou um conjunto de “ferramentas” a serem usadas e que envolvem, essencialmente, ações como a realização do zoneamento ecológico econômico, a promoção de reflorestamento com espécies nativas e criação de um sistema de financiamento para a Restauração Florestal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Valmir Ortega, o primeiro passo do Programa foi dado em 2007, quando o Estado ainda não estava sob os holofotes da mídia. Naquele ano, o Pará realizou o zoneamento de toda a BR 163 e também da Transamazônica paraense, o que representou cerca de 30 milhões de hectares zoneados. Com o lançamento do programa, o governo pretende tirar do papel a segunda etapa de trabalho, que inclui a chamada “borda leste” do Pará, região que vai do sul do Estado até Belém e é a de maior concentração populacional. “Estimamos uma área próxima de 40 milhões de hectares, então, somando o que já foi feito com o que estamos fazendo agora, isso ultrapassa os 50%, quase 60% do território do Estado e cobre praticamente toda a área com ocupação mais densa”, explica o secretário.

A próxima etapa prevista no programa é a realização do cadastramento e licenciamento das propriedades rurais, que será feito de uma forma “inovadora” em relação ao realizado por outros Estados. Tudo isto para dar mais agilidade ao processo. “Aqui estamos separando o que chamamos de cadastramento ambiental, que é basicamente cadastrar de forma georeferenciada a propriedade e suas obrigações ambientais, ou seja, a reserva legal e as áreas de proteção permanente, e desvincular isso do licenciamento ambiental rural. Isso porque o nosso desafio é que a gente consiga fazer um rápido cadastramento de todas as propriedades”, explica o secretário. Pelo projeto, serão cadastradas cerca de 250 mil propriedades rurais em três anos, com prioridade para as grandes fazendas, que respondem por 70% do território e estão nas mãos de menos de 20% dos proprietários.

Recomposição de fato

Pelos cálculos da Secretaria do Meio Ambiente do Pará, se o Estado tentasse recompor a cobertura mínima de Reserva Legal exigida por lei nos 20 milhões de hectares já desmatados – o que daria aproximadamente 7 milhões de ha recompostos – seriam necessários cerca de 15 bilhões de reais, ou 20% do PIB do Estado. “A nossa primeira constatação foi de que seria impossível cobrarmos esse passivo ambiental apenas como o pagamento de uma dívida. Seria uma luta completamente inglória”, salienta Ortega.

Para resolver o problema, a secretaria firmou parceria com várias instituições, como Embrapa e Universidade Federal do Amazonas, para a criação de modelos de restauração florestal que usem somente espécies nativas, mas sejam economicamente viáveis. Até o momento, foram definidos 10 modelos de consórcios florestais e de uso econômico para diversos fins, como produção de fibras, óleos, madeira e sementes. Nos modelos, estão previstas recomposições com espécies como cupuaçu, bacuri, andiroba e camu-camu, por exemplo. “A idéia é oferecer um cardápio de possibilidades para os produtores e eles vão escolher a sua opção”.

Segundo o órgão estadual, no momento que o produtor rural se cadastrar, ele já deverá apresentar o plano de recuperação de seus passivos ambientais, sob pena de estar com o cadastro bloqueado ou não ter acesso a créditos e mercados. Aos pequenos produtores, o governo paraense espera oferecer assistências técnica para a elaboração dos planos, por meio dos próprios técnicos da secretaria e instituições associadas – cerca de 4 mil funcionários, segundo o secretário. Aos médios e grandes proprietários, a SEMA oferecerá as orientações técnicas, mas o pagamento pela consultoria terá de vir do bolso dos próprios donos das terras.

Os recursos do Programa “1ª bilhão de árvores para a Amazônia”, segundo a Secretaria, virá da integração do Fundo Estadual do Meio Ambiente e do Fundo de Desenvolvimento Florestal em carteiras conjuntas de projetos. Também estão previstas captações de doações externas, fundos de parcerias, repasses fundo a fundo com o governo federal e a comercialização de créditos de carbono. O governo ainda estuda a implantação de pagamento por serviços ambientais e, segundo Ortega, espera o 1 bilhão de reais que Lula prometeu aos Estados amazonenses durante lançamento do PAS, no início de maio.

Guzeiras e fiscalização

O Pará sempre esteve em pé de guerra com as usinas de ferro-gusa do Estado. Isso porque a demanda por carvão vegetal supera a oferta legal do produto. Segundo um levantamento feito pelo governo do Pará em 2007, somente as sete indústrias do pólo de Marabá produzem cerca de 2 milhões de toneladas de ferro-gusa por ano, o que demanda 4 milhões de metros cúbicos de carvão. Para não trabalhar na ilegalidade, algumas usinas, com apoio da Vale do Rio Doce – fornecedora de minério de ferro, chegaram a propor ao governo, há cerca de dois anos, que a Reserva Legal fosse recomposta parcialmente por eucaliptos. A proposta não foi aceita.

No entanto, por ser um setor tão forte na economia do Estado – e na pressão sobre a floresta Amazônica – as guzeiras não ficaram de fora no Programa paraense. Para tentar contemplar todos os setores, o trabalho prevê a promoção do plantio de 200 mil hectares de floresta energética. “A idéia é que se estabeleçam metas casadas entre o plantio de eucalipto em sistema monocultural com a restauração florestal de espécies nativas em reserva legal. As propriedades que vão trabalhar com eucalipto na sua área ‘não reserva legal’ obrigatoriamente terão metas mais adensadas para a recuperação com espécies nativas”, explica o secretário.

As pesquisas que levaram à elaboração dos 10 modelos de consórcios florestais também estudam a produção de carvão vegetal com outras espécies nativas. “Nós temos uma espécie chamada tachi que já tem demonstrado um bom desempenho e temos a expectativa de que no médio prazo ela possa vir a substituir o eucalipto. Aí sim, nesse caso, com plantios heterogêneos, compondo paisagens que sejam ambientalmente funcionais, agregando ganho ambiental. Mas no médio prazo nós vamos ter que conviver com o eucalipto”, explica o secretário de Meio Ambiente.

De acordo com Ortega, a fiscalização – tanto das indústrias de base florestal como das propriedades rurais e outras da cadeia produtiva – será feita por meio do próprio cadastro ambiental rural. A meta de 1 bilhão de árvores, que deverá ser atingida no prazo de cinco anos, levará em conta somente as espécies nativas e não as mudas plantadas em florestas energéticas. Os primeiros municípios que já iniciaram o cadastramento são os 12 que figuram na lista dos 36 maiores desmatadores da Amazônia, começando por Paragominas.

1 bilhão de sugestões

O Programa “1 Bilhão de Arvores para a Amazônia” tem movimentado Universidades, instituições de pesquisa e Organizações Não-Governamentais em torno da questão “o que fazer para que ele dê certo?”. As opiniões sobre o trabalho da Sema e do governo do Pará são positivas, mas vários são os passos a serem dados para que o programa não se perca em burocracias ou na ineficiência de seus gestores.

Segundo Peter Mann de Toledo, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), o mais importante é que o trabalho propicie uma mudança no paradigma da produção agrícola no Estado, para que ela não seja tão agressiva em relação ao desmatamento e contemple alternativas economicamente viáveis. “É complexo? É complexo, mas se nós não tivermos uma meta a gente não consegue agregar os diferentes atores para chegar ao resultado. Acho que isso é um ponto importante para que a sociedade possa se mobilizar diante de um problema que é eminente e de uma solução que é mudar a matriz de agronegócio no país”, defende.

Para José Maria Cardoso da Silva, vice-presidente de Ciência da ONG Conservação Internacional, o ponto chave do programa é o zoneamento ecológico econômico. Segundo ele, o zoneamento deve ser refinado, com especificação de quais são as regiões prioritárias e que tipo de restauração é boa para cada área. Tudo isso associado a um novo fator que é muito esquecido na hora de se fazer o zoneamento: o cenário de mudança climática. “Hoje as áreas mais desmatadas são também as mais vulneráveis às mudanças climáticas, então é preciso criar estratégias de adaptação e mitigação destas mudanças, ou as economias não serão sustentáveis a longo prazo”, recomenda.

De acordo com Silva, atualmente a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará não possui toda a capacidade técnica e recurso suficiente para implementar um programa como este, mas o Governo do Estado sim. “Se o governo abrir parcerias com o setor privado, com universidades, com ONGs, se conseguir estruturar um conjunto de parcerias, esse projeto se tornará viável”.

Já para Ima Célia Guimarães Vieira, pesquisadora e diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi, o programa só dará certo se a ele estiver vinculado uma forte rede de colheita de sementes e de produção de mudas, como já existe na Universidade Federal Rural da Amazônia e na Embrapa. “Foi sugerido a ele [Valmir Ortega] que nós efetivássemos uma rede, apoiada pelo Estado, de sementes, de laboratórios e de viveiros associados, para garantir que tenha material para se plantar, que esse material seja de altíssima qualidade, com variabilidade genética e tudo mais que é a base do sucesso de um programa como esse”.

Segundo ela, mais para frente o Governo do Pará também deverá melhorar ou esclarecer a legislação florestal, a exemplo do que foi feito no Estado de São Paulo. No dia 6 de junho está previsto um seminário em que várias instituições deverão discutir os desafios do Programa. Na data, deverá ser assinado um protocolo de intenções das instituições envolvidas com a restauração florestal. “Minha avaliação é que a Secretaria do Meio Ambiente do Pará dá uma passo a frente para tomar o controle em relação ao desmatamento”, diz a pesquisadora.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.