Notícias

Prêmio para o Brasil das Águas

O projeto Brasil das Águas ganhou, no dia 22 de novembro, o Prêmio Ambiental von Martius na categoria Natureza. O casal Gérard e Margi Moss percorreu 110 mil quilômetros num avião anfíbio desde outubro de 2003, fotografando e coletando amostras de água de mais de 350 rios e lagos em todas as regiões hidrográficas do Brasil. A fase de coleta deve terminar em duas semanas, totalizando 1.200 amostras. Depois serão consolidados os resultados das análises das águas, que estão sendo feitas por várias instituições de pesquisa. Está previsto para 2005 o lançamento de uma publicação sobre essa ampla amostragem das águas brasileiras. Por enquanto, vale conhecer o site do Brasil das Águas, com o diário de bordo da viagem, fotografias e um precioso mapa dos recursos hídricos brasileiros, que permite pesquisar diferentes variáveis. É possível relacionar, por exemplo, os recursos hídricos e as unidades de conservação, visualizar a hidrografia primária e secundária de cada região, comparar os mapas sobre a “demanda” e a “disponibilidade” de água. O Prêmio von Martius é oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), sediada em São Paulo, e está na quinta edição.

Lorenzo Aldé ·
23 de novembro de 2004 · 19 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2024

Funbio abre edital de 2 milhões de reais para projetos de Manejo Integrado do Fogo

Edital irá apoiar projetos de apoio a ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de unidades de conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal

Notícias
29 de abril de 2024

Tribunal de Justiça de MT derruba Parque Estadual Cristalino II (mais uma vez)

Decisão determina nulidade do decreto de criação do parque, uma das mais importantes UCs da Amazônia matogrossense, e abre precedente perigoso para áreas protegidas no estado

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.