Reportagens

Devagar e sempre

Entre agosto e outubro desmatamento no Pará cresce apenas 4% em relação a 2006. Apesar da discreta elevação, pesquisa revela que derrubadas ainda estão em patamares altos.

Andreia Fanzeres ·
2 de dezembro de 2007 · 16 anos atrás

Nesta segunda-feira, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou seu segundo boletim sobre desmatamento no estado do Pará, de acordo com os registros do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). O primeiro deles analisou o desmatamento ocorrido em agosto de 2007, o que permitiu aos pesquisadores concluir que, entre aquele mês e outubro, 765 quilômetros quadrados de florestas foram para o chão. Isso significa um discreto aumento de 4% em relação aos mesmos meses do ano passado. Só em setembro, foram 468 quilômetros quadrados derrubados, e em outubro mais 102 quilômetros quadrados.

A comparação de um mês com o outro este ano chama atenção, mas de acordo com Adalberto Veríssimo, um dos autores do estudo, não é o que mais importa nas análises. Dados do SAD mostram que houve um aumento de 140% em setembro em relação ao mês de agosto, mas, em seguida, uma queda de 78% no desmatamento em outubro em relação a setembro. Segundo Veríssimo essa disparidade reflete a sazonalidade do desmatamento. “No Pará, os meses de alta correspondem ao período entre maio e setembro. Em outubro já começa a baixa estação no desmatamento, pois se iniciam as chuvas”, explica Veríssimo. Para ele, o mais importante é comparar o que aconteceu em um ano em relação ao anterior, especialmente quando em 2006 o Pará foi o estado que mais desmatou na Amazônia, desbancando até Mato Grosso. “O desmatamento no Pará mantém-se em uma tendência de alta, lembrando que isso ocorre também num patamar relativamente alto”, completa o pesquisador.

No mês de setembro, o que preocupou foi a taxa de desmatamento dentro de áreas protegidas no Pará. Ela chegou a 18,4% do total nas unidades de conservação e 2,4% nas terras indígenas, com destaque para os territórios mais afetados: Apyterewa e Mankaragnoti. Entre as unidades de conservação, a Área de Proteção Ambiental estadual Triunfo do Xingu foi a que mais perdeu florestas, com menos 72 quilômetros quadrados, seguida pela Floresta Nacional de Jamanxim, área federal, que teve subtraídos 5,1 quilômetros quadrados. A diferença entre a primeira e a segunda é gritante. Em números absolutos, foram 97,8 quilômetros quadrados derrubados ilegalmente nas áreas protegidas paraenses. Os assentamentos de reforma agrária foram responsáveis por 5,5% de todo desmatamento registrado naquele mês, sendo que as áreas que mais contribuíram com desmatamento no Pará foram Terra Nossa e Esperança, curiosamente dois dos “Projetos de Desenvolvimento Sustentável” que o Incra cria sob o pretexto de já nascerem respeitando o meio ambiente.

Assim como no mês anterior, em outubro a maior parte das derrubadas seguiram o padrão de ocorrerem dentro de áreas privadas, ou em algum estágio de posse. Mas a contribuição dos assentamentos cresceu para 11,3% do total, enquanto os desmatamentos ilegais dentro de unidades de conservação diminuíram para apenas 2,7% de todo restante. Mesmo assim, a Floresta Nacional de Jamanxim não conseguiu abandonar o ranking entre as unidades de conservação mais desmatadas, e teve registrados 2,2 quilômetros quadrados, dos 2,8 quilômetros quadrados derrubados nesta categoria. O SAD não detectou nenhuma derrubada dentro de terras indígenas em outubro no Pará.

Entre os municípios que mais desmataram em setembro, os pesquisadores destacam o desempenho de São Felix do Xingu, Cumaru do Norte e Altamira, seguida por Marabá e Novo Progresso. No mês seguinte, Cumaru do Norte pulou para a primeira posição, São Felix do Xingu caiu para a segunda e Santana do Araguaia apareceu em terceiro lugar.

Desempenho anterior

A exemplo do que acontece para Mato Grosso desde 2006, o Imazon começou a divulgar boletins sobre desmatamento no estado do Pará a partir do segundo semestre deste ano. Com imagens fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os pesquisadores concluíram que em agosto de 2007 naquele mês o estado derrubou 19 mil hectares de florestas, o que significou uma redução de 54% em sua taxa de desmatamento se comparada ao mesmo período anterior.

Apesar de um pouco animadores, esses dados revelam que a taxa de ilegalidade nos desmatamentos do Pará ainda é alta. As queimadas também preocuparam, pois aumentaram em 15% em relação a agosto de 2006. Como era esperado, a maior parte do desmatamento naquele mês ocorreu nas áreas mais próximas ao eixo da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), afetando áreas protegidas na região. A contribuição do desmate dentro de assentamentos de reforma agrária foi de 3% somente.

No acumulado de agosto de 2006 até julho de 2007, o SAD detectou 172 mil hectares de florestas derrubados no Pará, sendo 73% dele em áreas privadas ou em algum estágio de posse. O desmatamento em unidades de conservação foi considerado alto, atingindo 21% do total. Terras indígenas e assentamentos de reforma agrária contribuíram com 3% do desmate, em cada categoria.

  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.