Reportagens

Aviso aos navegantes

Pesquisadores investigarão o atual estado de conservação da Bacia do Alto Paraná para planejar a implantação de um corredor de biodiversidade. Expedição terá blog em O Eco.

Felipe Lobo ·
29 de agosto de 2007 · 17 anos atrás

O veleiro Pasárgada se prepara para zarpar do cais do município de Presidente Epitácio, em São Paulo, rumo às águas da Bacia do Alto Paraná. A bordo estarão os pesquisadores Laury Cullen e Fernando Lima, da ong Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com a missão de investigar o atual estado de conservação e as ameaças e oportunidades para a efetivação de um corredor de biodiversidade na região. A expedição começa no dia três de setembro e só terá fim na borda da barragem da hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, depois de percorridos quinhentos quilômetros. Um blog em O Eco será atualizado diariamente com fotografias e textos enviados do barco para narrar detalhes da expedição.

A história da jornada começou há apenas cerca de seis meses, quando o Ministério de Meio Ambiente emitiu um parecer favorável à criação do Corredor Brasileiro de Biodiversidade do rio Paraná. A notícia veio em boa hora, já que ele visa conectar os remanescentes de Mata Atlântica e possibilitar o trânsito de indivíduos de fauna e flora em cinco estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O problema é que não se sabe como está a área com a pressão sofrida pelas suas unidades de conservação e tampouco o número de espécies que lá habitam.

Com recursos institucionais e apoio de alguns projetos do IPÊ, o engenheiro florestal Laury Cullen decidiu embarcar – literalmente – na idéia de visitar os pontos críticos da região acompanhado pelo biólogo Fernando Lima. As paradas devem acontecer em grande número, já que a extensão da bacia abrange os rios Paranaíba, Tietê, Paranapanema, Rio Grande e um trecho do Paraná. Algumas inspeções já foram definidas, como as bordas do lago de Itaipu, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema no Mato Grosso do Sul e o Parque Nacional de Ilha Grande no Paraná. Ao final do expediente, os pesquisadores vão montar um relatório técnico e fotográfico com os riscos e conveniências da implementação do corredor de biodiversidade, que será enviado ao Ministério comandado por Marina Silva.

Outra finalidade da viagem é investigar a real influência da expansão da cana-de-açúcar e da pecuária e avaliar novas fontes de perigo para a perpetuação da conectividade entre os fragmentos de floresta. “A nossa idéia final é responder sobre o quanto viável é a proposta, ou seja, quais as reais chances que ela tem de possibilitar a ligação e o trânsito de espécies ali”, explica Cullen.

O pesquisador cita um documento escrito pela WWF-Brasil, “Visão de Biodiversidade da Ecorregião Florestas do Alto Paraná (Bioma Mata Atlântica)”, para explicar a sua preocupação. De acordo com o texto, a região que será visitada contava, à época de sua colonização, com 471 mil km2 de matas contínuas. Hoje, o mesmo número foi reduzido para cerca de 2,7% de sua extensão primária, dado mais do que suficiente para fazer qualquer ambientalista coçar a cabeça.

O clique

A idéia surgiu de um outro projeto capitaneado pelo IPÊ. Os profissionais do Instituto realizam há algum tempo um trabalho com as onças-pintadas que serviu de inspiração para Cullen e Lima pensarem na nova investida no mato. Com um aparelho de GPS adaptado à coleiras, os animais desta espécie são monitorados por onde passam. O processo, carinhosamente chamado de “detetive ecológico”, ajuda a entender um pouco melhor sobre o fluxo das onças pelos fragmentos de mata. O que falta, justamente, é observar se os caminhos percorridos são seguros para os bichos.

Além das onças pintadas, antas, veados, suçuaranas (onças pardas), queixadas, lobos-guarás, tamanduás e muitos primatas são alguns exemplos do que os pesquisadores deverão encontrar ao longo de suas andanças. Além, é claro, da vegetação que ainda resta. “São áreas de várzea, não muito propícias para a agricultura e pecuária”, avalia Cullen. Quando questionado sobre exemplos de propostas úteis para o corredor, o engenheiro é enfático. “Envolve criação de novas unidades de conservação, perpetuação daquelas que já existem e diálogos com os proprietários de terras. Fora, é claro, a presença de pesquisas, universidades, ong’s e políticas públicas”.

A embarcação modelo O’Day 23 vai percorrer as águas no entorno dos parques nacionais de Ilha Grande e Iguaçú, os estaduais do Morro do Diabo, Ivinhema e Turvo, as estações ecológicas do Mico-Leão-Preto e Caiuá e a Área de Proteção Ambiental das ilhas e várzeas do rio Paraná. Foi por conta de tanta terra e informação disponível que Cullen e Lima decidiram manter o blog aqui em O Eco, com estréia prevista para a próxima semana.

  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.