Reportagens

Proteção de verdade

Livro de pesquisador mineiro apresenta evolução do pensamento conservacionista e promete apimentar debates sobre eficiência na gestão de áreas protegidas em Foz do Iguaçu.

Redação ((o))eco ·
19 de junho de 2007 · 17 anos atrás


Leia
também
a cobertura completa do CBUC e baixe as palestras

A imagem do imponente Paredão de Santo Antônio, característica formação do Parque Estadual do Ibitipoca (MG), na capa do mais recente livro sobre unidades de conservação não é o que parece. Está longe de apresentar uma publicação rica em fotografias ou dicas de passeios em áreas protegidas tão belas quanto aquela. A obra de 272 páginas lançada em Belo Horizonte no dia 5 de junho, dá um banho de conhecimento sobre os contextos históricos que levaram ao desenvolvimento do pensamento conservacionista, tal como é hoje. E mais: sobre como gerir com excelência áreas tão importantes para a biodiversidade.

“Unidades de Conservação no Brasil: da República à Gestão de Classe Mundial”, do biólogo Marcos Antônio Reis Araujo, é leitura essencial para quem deseja se situar em meio a qualquer discussão sobre essas áreas. Por isso, vale a pena correr atrás de um exemplar para entender melhor de onde vieram e qual é o rumo dos assuntos tratados no V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Foz do Iguaçu (PR). Está tudo no livro. Aliás, ele está à venda no evento por 40 reais.

Apesar do interesse que o tema suscita, há de se admitir que a leitura não é assim tão fácil. A publicação, que teve origem na tese de doutorado do autor, é cheia de referências a outros especialistas, apresenta conceitos, tabelas, esquemas e uma série de teorias do passado e do presente úteis ao entendimento do pensamento conservacionista atual. Só com muita atenção e dedicação aos textos se chega ao final. Então, se à primeira vista o livro é pouco atrativo a quem é totalmente leigo no assunto, por outro lado oferece ferramentas conceituais e técnicas para que os gestores de unidades de conservação desempenhem trabalhos mais satisfatórios, como visões sobre as maneiras de se elaborar planos de manejo, zoneamentos, o desenho e o tamanho das unidades de conservação.

Discutir as formas para se alcançar um patamar de excelência em gestão das unidades de conservação é a linha mestra do livro, que não fica só na teoria. Apresenta aquele que talvez seja o maior exemplo de gestão de áreas protegidas no país, o do Parque Nacional da Serra do Caparaó, entre Minas e Espírito Santo. Explica sob que bases foi possível melhorar a efetividade da gestão, com redução de custos, desburocratização, apoio das comunidades do entorno e do setor de turismo, de modo que todo esse esforço resultasse, no final das contas, na conservação do parque.

Investimento em gestão

A experiência na administração pública em meio ambiente mostrou a Marcos Araújo que nem mesmo em casos onde existe aporte financeiro para implementar com qualidade as unidades de conservação há garantia de que isso dê certo. Ele começou a entender que a questão era mais complexa do que isso quando trabalhou para o Instituto Estadual de Florestas mineiro. “Eu já era mestre em ecologia, conservação e manejo de vida silvestre, me considerava um profissional dedicado, mas os resultados na coordenação de recuperação de ictiofauna eram decepcionantes”, relembra.

Só depois de trabalhar com unidades de conservação e se tornar consultor na área de gestão de excelência, pôde levantar as principais dificuldades na área através de conversas com gestores de todo o país. “A gestão de qualidade nas unidades de conservação é perfeitamente possível. Precisamos quebrar alguns paradigmas”, diz.

A primeira lição é ter informação de qualidade para debates inteligentes. Esta é a razão de tanto detalhe quando o autor fala das principais hipóteses e teorias para a perda acelerada de biodiversidade no mundo. Com isso, justifica os mais antigos esforços para a criação de unidades de conservação no Brasil e em outros países. E explica como mudou a visão sobre o que deveriam ser essas áreas, de refúgio para belezas cênicas a espaços fundamentais para assegurar a perpetuação de espécies. Essa evolução no pensamento sobre conservação e ampliação do debate até que ele alcançasse importância na agenda internacional aconteceram graças a uma seqüência de conferências, seminários e workshops pelo mundo, que aos poucos permitiu o surgimento de organizações públicas e da sociedade civil para cuidar da natureza.

No Brasil, não foi diferente. Marcos Araújo chega a contar, com apoio de citações de outros autores, a história do país sob a ótica conservacionista. Que medidas governamentais, desde o século XIX, acarretaram em mais ou menos destruição dos ambientes naturais, e o que, ao longo dos anos, tem sido feito para proteger a natureza, inclusive no âmbito constitucional. Ele descreve ainda o passado das organizações públicas brasileiras criadas para este fim, e lembra que na década de 20 o país já tinha seu Serviço Florestal Brasileiro. Na época vinculado ao Ministério da Agricultura, ele era o órgão responsável por sugerir a criação de parques nacionais.

Através da leitura de tudo isso, é mais fácil entender em que contexto foram criados todos os órgãos responsáveis pelo zelo ao meio ambiente no Brasil, com destaque para o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), que em 1967 aglutinou várias outras entidades relativamente afins do dia para a noite. No final dos anos 80 foi a vez dele ser igualmente incorporado a outras organizações que, juntas, formaram o Ibama – repetindo os mesmos erros constatados na década de 60 por uma fusão pouco debatida e organizada.

Curiosamente, do mesmo modo repentino que essas instituições surgiram, foram fragmentadas. Sem entrar no mérito sobre as vantagens conceituais disso, o governo não parece ter aprendido a lição de que fusões e separações feitas a toque de caixa não melhoram em nada a gestão ambiental. A medida provisória 366 que criou o Instituto Chico Mendes, pegando todos os servidores de surpresa, está aí para não deixar dúvidas. O próprio autor reconhece. “O processo de criação do Instituto Chico Mendes mostrou-se tremendamente desprovido de informações”, diz Araújo. É por isso que ele acredita que uma das funções de seu livro seja fornecer dados de qualidade para ações menos inconseqüentes.

Quem não puder comparecer a Foz do Iguaçu para adquirir o livro durante o Congresso de Unidades de Conservação pode solicitar seu envio por correio ou através dos endereços disponíveis na página montada para divulgá-lo.


Leia
também
a cobertura completa do CBUC e baixe as palestras

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Reportagens
15 de abril de 2024

Destruição do Cerrado emperra mega corredor da onça-pintada

É inadiável ampliar unidades de conservação e melhor alocar a vegetação legalmente protegida para salvar espécies nativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.