Reportagens

Programa para os aventureiros

Maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina reunirá 298 expositores no Pavilhão Imigrantes, em São Paulo. Fóruns e encontros são atrações paralelas ao avento.

Redação ((o))eco ·
1 de setembro de 2008 · 16 anos atrás

Aventureiros, preparem-se! Na próxima quinta-feira (4/09) começa em São Paulo a 10ª Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes e turismo de Aventura da América Latina. Serão quatro dias de evento com atrações pra lá de interessantes para quem gosta de colocar o pé na estrada, água ou ar.

A edição deste ano, que ocorre no Pavilhão Imigrantes, contará com 298 expositores. Para facilitar a vida de quem visita o local, os estandes foram divididos por modalidades ou esportes, como turismo, equipamentos, moto, bike, off-road, camping, vela, surf, esportes aéreos, área para crianças e outra voltada a ações de sustentabilidade.

Um dos maiores setores da feira é o de equipamentos, onde estarão reunidos os mais recentes lançamentos do mercado. Lá o visitante poderá comprar um rastreador pessoal 100% via satélite que a GlobalStar lançará no Brasil, equipamentos de montanhismo da espanhola kailash, equipamentos de navegação para vôo livre da brasileira Tirante ou conferir os novos alimentos liofilizados (freeze drying) da Berkka Liofoods, como sorvete, grãos, frutas e carnes.

Isso sem falar nas mochilas, barracas, lanternas, equipamentos de segurança, roupas e calçados  de marcas nacionais e importadas que serão comercializadas na feira. Além de reunir em um só lugar vários produtos, algumas marcas   farão promoções de coleções novas e antigas, como a Guia Aventura. Para os mais dispostos a investir na aventura, Fiat, Nissan, Honda e Sundown levarão para o evento seus modelos off-road. “Esperamos que passem por lá cerca de 60 mil pessoas”, diz Sérgio Franco, organizador do evento.

Atrações, eventos paralelos e turismo

Com a mudança no local da feira – as edições anteriores foram realizadas no Parque Ibirapuera -, a organização do evento inseriu no programa uma atração chamada “Adventure Park”, que este ano será realizada ao ar livre. Aproveitando os cerca de 20 mil m² da arena externa do Pavilhão, foram montadas em uma grande área verde atividades como arvorismo e tirolesa.

Também são atrações da feira um tanque de mergulho, parede de escalada, tanque de caiaque, pista de esqui, trekking em geleira – com 40 toneladas de gelo trazidas da Patagônia Argentina – e simulação de barco a vela, além de uma pista de 450 m² para test-drive de motos e bikes.

A 10ª Adventure Sports Fair conta também com vários eventos paralelos, como o V Fórum Interamericano de Turismo Sustentável que abordará temas como construção sustentável, gestão e uso turístico em unidades de conservação e exemplos práticos sobre a contribuição do turismo para a conservação da biodiversidade.

Ainda estão previstos o encontro de negócios Adventure Travel World Summit – South America, Palestra Brazilian Adventure Society, Encontro Brasileiro de Campismo e 1º Fórum Brasileiro de Turismo Adaptado, com debates sobre a inclusão de pessoas com deficiências nos esportes de aventura.

A quem deseja dar uma escapadinha de São Paulo, a feira oferece vários destinos, perto e longe da capital. Na edição deste ano, 90 cidades brasileiras já confirmaram presença, somente entre os destinos turísticos municipais.  Entre os destinos internacionais estão confirmados países de todos os continentes. “O Brasil possui oficialmente 200 destinos para turismo de aventura, mas, no total, temos mais de 1 mil municípios integrados à prática”, diz Sérgio Franco.

Sustentabilidade

Clique para ver o mapa da feira
Clique para ver o mapa da feira
http://www.adventurefair.com.br/default.asp

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.