Reportagens

Perfil do campeão

Canadá dá amostras concretas que vai tentar melar qualquer acordo para a redução de emissões. E dendê transforma Indonésia em campeã mundial de destruição de florestas.

Gustavo Faleiros ·
8 de dezembro de 2007 · 16 anos atrás

A Indonésia, nação anfitriã da 13ª Conferência da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, é a atual líder mundial nos índices de desmatamento de floresta tropical. De acordo com dados do governo relatados pelo programa de Florestas do WWF, anualmente, o arquipélago perde 1,3 milhão a 1,8 milhão de hectares. Soubemos nesta sexta que o Brasil obteve nova queda no desmatamento da Amazônia, levando nosso índice a 1,1 milhão de hectares. Portanto, estamos deixamos o primeiro lugar para a ainda vergonhosa segunda posição.

Parece ainda que os indonésios estão caminhando muito bem para manter esta posição de liderança nos próximos anos. Isso porque a quantidade de terras que estão sendo desmatadas para o plantio de dendê não é pequena nas ilhas de Sumatra e Bornéu. A ONG Friends of the Earth exibiu neste sábado, em Bali, um documentário mostrando como é feito o desmatamento para o plantio de palmeiras. É triste de ver as árvores tombando com as motoserras e tratoraços. Atualmente, 6,5 milhões de terras estão ocupadas por fazendas de dendê. A produção do óleo é exportada para indústria de cosméticos e alimentação na Europa. Com a febre do biodiesel, o ministério da Agricultura da Indonésia pretende elevar a área plantada para 36,5 milhões de hectares.

PS: Qual é mesmo o nome daquela palmeira que o projeto de lei do Senado Federal está querendo incentivar o plantio na Amazônia?

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.