Reportagens

“Veneno” anunciado

Até julho de 2007, o paulistano deve ganhar um sistema capaz de prever a qualidade do ar com três dias de antecedência. A informação permitirá um maior cuidado com a saúde.

Aline Ribeiro ·
12 de dezembro de 2006 · 17 anos atrás

Assim como se planeja o fim de semana conforme a previsão do tempo, o paulistano terá como programar suas atividades diárias levando em consideração os níveis de poluição atmosférica. O sistema é parecido com os mecanismos que alertam sobre a meteorologia e irá mostrar qual a qualidade do ar na grande São Paulo, em algumas cidades do interior do estado e na Baixada Santista. O modelo ainda está em fase de estudos, mas a previsão de implementação é até julho de 2007.

O ozônio (O3) será o foco do projeto por ser o gás encontrado em níveis mais preocupantes na região metropolitana. Mas faz parte da proposta mapear também poluentes como material particulado (MP), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2).

Lidar com as notícias de frentes frias anunciadas pela previsão meteorológica é fácil, basta abrir o armário e sacar um casaco. Mas uma vez conhecida a concentração dos poluentes para os próximos dias, o que se pode fazer para conviver com o veneno volátil? Não muita coisa. “As pessoas ainda não podem comprar ar engarrafado”, brinca Paulo Saldiva, médico patologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em doenças provocadas pela poluição. Ainda assim, algumas providências ajudam a minimizar os impactos da má qualidade do ar na saúde, como deixar o carro em casa em dias de altas concentrações, oferecer carona, utilizar transporte coletivo e não ficar por muito tempo em locais de grande exposição aos poluentes (corredores e pontos de ônibus). “Precisamos de medidas mais radicais para reduzir o tráfego na cidade. Somente o rodízio de carros não é suficiente”, enfatiza o médico.

Carlos Lacava, gerente do site de Interpretação de Dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) – parceira do projeto –, explica que os efeitos da exposição a 150 microgramas por metro cúbico de ozônio durante uma hora, por exemplo, são tosse seca, agravamento de doenças respiratórias, dor nos olhos, nariz e garganta. “Para se proteger dessa situação, os grupos sensíveis [crianças, idosos, cardíacos e pulmonares] devem reduzir esforços físicos pesados ao ar livre. Se a concentração desse gás for ainda maior, a recomendação pode ser até não sair de casa.” Desde junho deste ano, a companhia alerta, por meio de frases curtas em sua página na internet, quais os riscos e formas de se proteger de cada quadro de poluição, que varia conforme os poluentes e suas concentrações. Quando for possível prever dias antes os níveis dos gases, as recomendações serão mais eficazes, já que a população poderá se planejar com antecedência.

Etapas

Consolidado por equipe do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, o modelo matemático que vai permitir a previsão da qualidade do ar ainda tem de percorrer um bom caminho antes de se concretizar. Desde o início dos trabalhos, em 2004, a equipe já progrediu muito. Mas mapear as concentrações de ozônio, cruzar com dados meteorológicos e ainda traçar a distribuição das fontes poluidoras fixas e móveis da área abrangida pelo projeto – RMSP, Campinas, São José do Rio e litoral – não é tarefa fácil. “Os resultados, até agora, têm um ganho muito grande. A modelagem avançou bastante e temos um produto muito parecido com os de países como Austrália e Estados Unidos, onde existe a previsão da qualidade do ar. A maior dificuldade, daqui para frente, é reunir mais e mais dados”, avalia a professora Maria de Fátima Andrade, do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto Astronômico e Geofísico da USP.

A implementação do sistema, conta ela, é um projeto de políticas públicas entre a universidade, a Cetesb e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Recebeu 200 mil reais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e, na metade de 2007, tem de apresentar resultados concretos – traduzindo, um modelo de previsão razoavelmente pronto para funcionar. As conclusões obtidas até agora dependeram de uma série de experimentos, como medições com balões de sondas de ozônio ; monitoramento das concentrações de poluentes em túneis, onde estão presentes diferentes fontes poluidoras veiculares; e medições de poluentes com a ajuda de um dirigível da Goodyear.

As experiências com a sondagem por meio de balões foram importantes para mostrar as concentrações de ozônio em diferentes altitudes. Isso porque os objetos voadores chegam a alcançar 30 km na vertical e permanecem na atmosfera por aproximadamente duas horas. Cada sonda custa mil dólares, voa protegida por uma caixa de isopor e não é reutilizável. “Um tempo atrás, um policial encontrou uma na rua e veio trazer pra gente [a equipe escreve na caixa de isopor dados como telefone e endereço da USP, o que permite que a sonda retorne]. Tem gente que se assusta, acha que é bomba”, comenta Maria de Fátima. As 20 sondas previstas pelo projeto já foram lançadas – 10 no outono e 10 na primavera. Agora, serão soltas na atmosfera outras 50 que captam apenas dados meteorológicos (clique aqui para baixar o vídeo de 3.4 MB).

O monitoramento com a ajuda do dirigível contribuiu para entender a dinâmica dos gases na capital paulistana. A bordo do “zepelim”, foram instalados cilindros especiais e sondas para quantificar ozônio, gás carbônico (CO2), monóxido de carbono e metano (CH4). Ao todo, foram realizados três vôos, que permitiram medições em diferentes altitudes ou na mesma altitude de diversos pontos da cidade. Dados compilados, o próximo passo é colocar na internet o modelo de site onde será possível prever a poluição. Ele até já existe, mas precisa de alguns ajustes antes de ser disponibilizado.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.