Reportagens

Volta por cima

Quarenta e cinco anos depois de sua criação, quando ninguém mais achava possível tirar o Parque Nacional de São Joaquim do papel, Ibama anuncia que deslanchou sua regularização fundiária.

Manoel Francisco Brito ·
30 de novembro de 2006 · 17 anos atrás

É o tipo de extensão de terra considerada insignificante quando o assunto é uma área de proteção integral. Mas os 2 mil e 300 hectares que o Ibama finalmente adquiriu no município de Urubici, no Planalto de Santa Catarina, terão um impacto infinitamente maior do que o seu tamanho. Eles compõem o primeiro naco totalmente regularizado de uma unidade de 49 mil e 300 hectares, criada em 1961, ainda no governo Jânio Quadros, o Parque Nacional de São Joaquim (foto). Para o órgão, é uma dupla vitória. Sinaliza seu comprometimento com uma das mais antigas e importantes Unidades de Conservação do país e desanuvia sua tensão com as populações locais, que há muito deixaram de acreditar que algum dia o Parque seria finalmente regularizado.

Até a última quarta-feira, dia 28, quando o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Luiz Trein, assinou as primeiras escrituras de aquisição, a única área dentro do Parque que pertencia à União era a do terreno onde a Aeronáutica, no início dos anos 80, plantou uma base de radares para controle aéreo. Tanto o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) quanto o seu órgão substituto – o Ibama – se esforçaram ao longo dos anos para ampliar as terras públicas, mas as iniciativas nunca deram em nada. Principalmente por falta de recursos para as aquisições, pouca intimidade com o mercado imobiliário da região ou negociações mal conduzidas. E o Parque Nacional de São Joaquim acabou atravessado na garganta da burocracia ambiental brasileira.

Seu status fundiário deixava o Ibama em situação delicada. Não era raro ele ser usado como um dos principais exemplos de descaso com políticas de conservação. Ou então como bandeira contra a criação de novas áreas de proteção no Sul do país. Afinal de contas, se depois de quatro décadas São Joaquim continuava 100% irregular, para que criar novos parques? Por conta desse passado, quando o Ibama tomou a decisão de enfrentar mais uma vez essa briga, resolveu fazer um planejamento de longo prazo para garantir o sucesso da empreitada.

Prazos

O trabalho, conduzido pela área de regularização fundiária da Diretoria de Ecosistemas do Ibama, mobilizou profissionais na Superintendência de Santa Catarina, na Coordenação de Finanças e de outros setores do órgão. Enquanto se tentava assegurar os recursos – que vieram de compensações ambientais de projetos como as hidrelétricas de Barra Grande e Machadinho, gasoduto Brasil-Bolívia e duplicação da BR-101 -, a equipe envolvida na operação mapeou a área, cadastrou os proprietários e fez uma pesquisa de mercado para ter certeza do valor dos imóveis rurais na região e escapar da especulação com as terras.

A negociação com os donos do terreno envolveu discussões que foram além da questão do preço de seus terrenos. Debateu-se também prazos de pagamento e de desocupação das áreas de quem fez acordo com o Ibama. A saída dos proprietários foi escalonada ao longo do tempo. Com essas medidas, reduziu-se a capacidade de especulação do mercado e, ao mesmo tempo, evitou-se que uma grande quantidade de gado desalojado de pastos pressionasse para baixo o preço do boi e produzisse um prejuízo indesejado para os criadores da região.

O Ibama, que teve o seu trabalho de regularização em São Joaquim apoiado pela Procuradoria da República de Lages, acredita que a aquisição dos primeiros 5% de terreno do Parque Nacional consolida a visão de se trata de uma unidade prioritária para o órgão. E tem algum gostinho de vingança em relação aos céticos que davam de barato que São Joaquim nunca sairia do papel. A expectativa é que até o fim desse ano, o Ibama conclua a aquisição de outros 5% da área demarcada para o Parque. Ele abriga o Morro da Igreja, ponto culminante de Santa Catarina com 1 mil 822 metros de altura e é dominado por vegetação típica de altitude, com campos naturais onde crescem capões de floresta dominados por araucárias.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.