Reportagens

A tragédia carioca

A Baía de Guanabara ganha uma biografia que para alguns pode parecer quase póstuma, mas para a autora é um convite a conhecer uma baía viva e dinâmica.

Juliana Tinoco · Carolina Elia ·
16 de setembro de 2005 · 19 anos atrás

A Baía de Guanabara, que testemunhou toda a história do Rio de Janeiro, mas sempre foi tratada como coadjuvante – recebendo o papel de cloaca da cidade – tem finalmente a homenagem que merece: uma biografia.

A autora do livro “Baía de Guanabara: Biografia de uma Paisagem”, de 270 páginas com textos em português e inglês, é a arquiteta Eliane Canedo de Freitas, especializada em ecologia e planejamento ambiental e estudiosa do tema há vinte anos. Os primeiros séculos de vida da baía são ilustrados com iconografias de época (clique na imagem ao lado ver o slide show). Mas as últimas décadas são reveladas em cores por fotografias cujos autores são desde anônimos até  fotojornalistas como Custódio Coimbra, que há 30 anos registra a cidade e seus personagens.

O livro resume o que todo governador e morador do estado do Rio de Janeiro precisam saber, se ainda não aprenderam: a Baía de Guanabara merece respeito. Ela começou a ser delineada há 65 milhões de anos e quando os portugueses e franceses a conheceram, julgaram ter descoberto o paraíso. Mas a ganância os levou a explorá-la e os costumes da civilização os fizeram ter medo da floresta, de seus barulhos e das tormentas tropicais. A solução foi derrubar as matas e domar a natureza na base da construção civil. As suas margens deram lugar a uma metrópole que, no decorrer do tempo, aterrou um terço do corpo d’água e o transformou em depósito de lixo e esgoto. Ainda assim, a Baía sobrevive e não cansa de dar sinais de resistência e beleza. Como escreveu Eliane na introdução do livro, “apesar de densamente urbanizado, o Rio de Janeiro guarda, ainda, como principal atrativo, a força de sua natureza”.

O passo a passo das mudanças sofridas pela Baía de Guanabara, que hoje abriga 14 municípios, é descrito em nove capítulos, sendo que os últimos quatro são dedicados exclusivamente às características de sua geografia e problemas. As soluções, no entanto, ficaram de fora. “Mesmo tendo dinheiro disponível e soluções técnicas ao alcance, nada é feito para mudar o cenário de degradação. Sofremos com a ineficiência da administração pública”, diz Eliane, que trabalhou na Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) durante 20 anos e participou do processo de negociação dos acordos de despoluição da Baía de Guanabara. “No livro, indico os aspectos a serem resolvidos. As soluções possíveis, essas todo mundo já conhecem”.

A proposta do livro é atiçar a curiosidade do leitor e fazê-lo observar com mais atenção o que representa a Baía de Guanabara, despertando para a riqueza desse ecossistema que ainda guarda beleza e tem uma capacidade de recuperação espantosa. Nas palavras da autora: “É lembrar que, ao longo de sua história de vida, a baía foi tentando adaptar-se aos fatos e a cada nova condição que lhe era imposta – esforça-se para sobreviver”. A história está toda no livro e o esforço testemunhado nas fotos de Custódio Coimbra, Elton Leme e Sidney Waissmann.

  • Juliana Tinoco

    Juliana Tinoco é jornalista multimídia especializada na cobertura de Meio Ambiente, Ciência e Direitos Humanos. Por quinze an...

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.