Reportagens

O mito do aqüífero Guarani

Apesar de ser famoso, ele não é o maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo, tem partes contaminadas, salobras e centenas de poços artesianos.

Renan Antunes de Oliveira ·
2 de setembro de 2005 · 19 anos atrás

Qual a única obra de engenharia feita pelo homem que pode ser vista do espaço sideral? A Muralha da China. Qual o maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo? O Aqüífero Guarani. Respostas certas? Erradas. Estas são apenas duas lorotas, muito bem contadas.

O mito da muralha levou décadas para cair. Quem primeiro escreveu a frase foi um jornalista americano, em 1880. Ele subiu nas ruínas dela, encantou-se e concluiu que daria para vê-la do espaço. O primeiro astronauta a voar para fora constatou que lá de cima não se vê nada, só que a Terra é azul. Já o papo do aqüífero ser o maior do mundo, inesgotável e de água boa para beber, não se sabe quem inventou, mas só parece verdade porque acabou no Google.

A lorota do aqüífero tem prazo para acabar: 2007. Um estudo definitivo sobre ele está sendo feito, por acordo entre os quatro países que o dividem (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente, Banco Mundial, Organização dos Estados Americanos, Inglaterra, Alemanha e até da Agência Internacional de Energia Atômica.

É muita gente de olho na nossa água? Não surpreende: o Brasil tem 8% da água doce do planeta, 80% dela na Amazônia, num mundo em que 40% da população sofrem escassez. Na certa você já ouviu dizer uma coisa que muito bem pode ser verdade: que a próxima guerra não será por petróleo, mas sim por água. Se for, o aqüífero vai ser um alvo mais importante do que Bagdá.

Por enquanto, na maior santa paz, nosso Ministério do Meio Ambiente (MMA) está reunindo tudo o que se sabe sobre o aqüífero. O objetivo é dimensioná-lo de uma vez por todas e estabelecer legislação para seu uso. O trabalho está centralizado na Secretaria de Recursos Hídricos (SRH/MMA), mas a sede internacional do projeto é em Montevidéu.

Por hora, já se teme que seu uso desenfreado o faça secar – agora mesmo, mais de 200 poços artesianos estão mamando água só no Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, está sendo escavado o mais profundo deles, devendo colher o líquido a um quilômetro de profundidade. Até a multinacional Nestlé está de olho no seu potencial: para implantar uma nova unidade no estado, está estudando um ponto dentro da área do manancial.

Coisas que já se sabem dele: que seu nome de batismo foi dado pelo geógrafo uruguaio Danilo Anton e que ele não é o maiorzão – no mundo, perde pro do Tigre, no Iraque. E aqui dentro, alguns estudiosos sustentam que o aqüífero da Parnaíba, no nordeste, seria ainda maior do que o Guarani – bom pra nós.

Nosso aqüífero, pelo chutômetro, pode ter uma área superior a 1 milhão de quilômetros quadrados, até 1,5 milhão, quase 800 mil no Brasil e o resto nos três vizinhos – pela legislação, nossa parte pertence ao Estado.

Uma coisa ruim já se sabe com certeza: a maior parte da água do Guarani é salobra, conforme Renato Ferreira, gerente de gestão do projeto da SRH. Ele defende um “plano diretor” para definir o aproveitamento das águas. A SRH quer identificar e cadastrar todos os poços artesianos já existentes e exercer um maior controle para que novos não sejam mais abertos indiscriminadamente.

Para conhecer melhor o aqüífero, os governos estão instalando uma rede de monitoramento permanente. Com isso vão desenvolver uma proposta de gestão ordenada, conciliando os diferentes interesses e necessidades de cada país.

O principal uso pode ser o abastecimento das populações que vivem na área, algo em torno de 24 milhões de habitantes. Pode também ser usado para irrigação, indústrias e turismo termal. Este último já vem acontecendo de maneira desordenada, provocando muitas vezes a contaminação do lençol freático – é a poluição, chegando devagarzinho.

Mais detalhes? Aguarde o final do estudo, em 2007 – ou em algum boletim extraordinário do Ministério do Meio Ambiente.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.