Reportagens

Com os pés na areia

Esqueça que ainda não é verão. Na praia, exercícios podem ser mais divertidos e queimar o dobro de calorias dispendidas em atividades feitas dentro de espaços fechados.

Silvia Pilz ·
11 de agosto de 2005 · 19 anos atrás

Com os pés na areia e ao lado do mar, qualquer atividade física torna-se mais prazerosa e divertida. Pena que nas costa do Sudeste e Sul do país, por alguma razão inexplicável, a maioria das pessoas mantém-se longe da praia quando não é verão. Não importa se estiver fazendo um calor estúpido. Basta o calendário dizer que é inverno que ninguém se arrisca a ficar perto da água. É uma pena, principalmente para quem gosta ou precisa fazer exercícios físicos. Na praia, eles rendem muito mais. Pode-se gastar até o dobro de calorias do que seria possível fazendo-se as mesmas atividades numa academia.

Isto tanto pelas características do terreno e pelo tempo de exercício – que costuma ser prolongado pela sensação de que ao ar livre ele passa mais depressa – quanto pelo esforço exigido. “No verão ou no inverno, dentro ou fora da academia, seu corpo reserva 25% da sua energia para o funcionamento dos músculos. No entanto, sob sol forte e temperaturas mais altas, o corpo demanda mais esforços dos seus mecanismos de controle fisiológicos e os outros 75% de energia disponível acabam sendo liberados para manter a temperatura do corpo”, afirma o dr. Paulo Zogaib, médico especialista em fisiologia do exercício e medicina esportiva.

Mas, atenção. Para se adaptar ao novo terreno, é preciso começar aos poucos. “Se por um lado a areia reduz o impacto nas articulações, por outro o desnível desse solo sobrecarrega os ligamentos que as sustentam”, alerta o carioca José Carlos Pires, coordenador de personal trainning da academia Gávea Gym. Não deixe de se alongar antes de iniciar suas atividades físicas – isso reduz a possibilidade de lesões musculares – e, se você for um iniciante, comece devagar. Para fazer seu corpo se acostumar com as atividades ao ar livre, sem “traumas”, comece treinando de 15 a 20 minutos.

Para os veteranos, a recomendação é dosar o entusiasmo pelos exercícios. É comum passar dos limites quando o sofrimento (malhação exaustiva com apelo unicamente estético) passa a ser uma diversão. E nunca deixe de cair no mar, mesmo se a água estiver gelada. “O contato com a água gelada acelera os batimentos cardíacos mas não oferece risco algum. Somente pessoas hipertensas devem tomar mais cuidado com mudanças bruscas de temperatura” alerta o dr. Paulo Zogaib.

Há também outros cuidados imprescindíveis para quem pretende virar um esportista da areia e ir à praia em qualquer época do ano. Dois são óbvios – abuse sempre dos líquidos e procure lugares planos para fazer qualquer atividade física sobre a areia. Outros, nem tanto. Os olhos precisam estar protegidos por óculos contra o excesso de luz e os grãos de areia. “O ideal são os modelos anatômicos, próprios para esporte, e com lentes compridas para proteger as laterais”, ensina o oftalmologista Paulo Augusto Mello, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina. Importante: as lentes precisam ter qualidade e realmente filtrar os raios UVA e UVB. “Óculos sem essa proteção dilatam a pupila, fazendo-a absorver ainda mais luz”, diz. E os protetores solares nunca devem ser esquecidos, mesmo quando a temperatura estiver mais amena. Prefira os que têm FPS alto e fórmulas à prova de água e suor. Procure também exercitar-se nos horários em que os raios estão mais fracos, ou seja: antes das 11 horas e depois das 17 horas.

Escolha a sua praia

Corrida e caminhada
Correr ou andar na areia fofa intensifica o exercício, que fortalece a musculatura das pernas, ajuda a queimar calorias (cerca de 500 em uma hora de atividade, em ritmo forte) e a beneficiar pulmões e coração. Atenção ao movimento correto: na areia fofa, o contato dos pés deve começar pelas pontas dos dedos, diferente da corrida normal onde o calcanhar é o primeiro a encostar no solo. “Não esqueça de alongar a panturrilha, que é muito exigida neste caso”, lembra Flavio Cassillatti, personal trainer da academia Estação do Corpo, no Rio de Janeiro. Na areia dura, prefira correr de tênis para absorver o impacto; caminhadas podem ser feitas com os pés descalços.

Frescobol (raquetinha)
Além de ser um gostoso passatempo, o esporte trabalha os membros superiores e inferiores e principalmente a musculatura dos glúteos. A queima de calorias é de aproximadamente 180 por hora. “Para compensar o exercício das pernas no piso desnivelado, troque de lado com seu parceiro. Jogue um pouquinho lá, um pouquinho cá”, orienta Cristina de Carvalho, ex-triatleta e diretora técnica do Projeto Mulher (assessoria esportiva voltada ao público feminino).

Natação
A natação não tem contra-indicações. O contato com o meio líquido relaxa o corpo e compensa a coluna. Nadar no mar exige ainda mais esforço do atleta, pois é necessário enfrentar a força das correntes e a temperatura da água (normalmente mais baixa, o que demanda um intenso trabalho do corpo para manter sua temperatura ideal). “Por outro lado, o sal ajuda na flutuação”, diz Paulo Zogaib. Dependendo do estilo (peito, crawl, etc.) e outros fatores pessoais, podem ser gastas entre 400 e 800 calorias por hora de atividade. Uma dica: “De vez em quando use pés-de-pato, pois além de ganhar velocidade você intensifica o trabalho das pernas e da musculatura abdominal”, orienta Cristina. E cuidado com o mar, pranchas de surf e lanchas.

Vôlei
“Sem dúvida alguma, o que vale é diversão e a integração entre os participantes. Jogar uma partida de vôlei é muito mais divertido que correr sozinha numa esteira” afirma Ingrid Cavalheiro, 32 anos, analista de sistemas e freqüentadora assídua da praia do Pepê, no Rio de Janeiro. Por ser um exercício com intervalos, o gasto calórico depende do tempo de duração dos jogos. Os músculos mais trabalhados são os da perna, dos braços e das costas. “Uma das grandes vantagens do vôlei na areia fofa é o menor impacto nas articulações. Além disso, o vôlei de praia dispensa tênis e joelheiras”, afirma Flavio Cassillatti. “Atualmente, as atividades físicas estão diretamente relacionadas aos seus resultados estéticos e aos benefícios relacionados à saúde. Mas é importante lembrar que qualquer atividade física é sempre mais saudável para o corpo e para a mente quando se sente prazer em praticá-la. Uma atividade física jamais deve ser encarada como um sacrifício.”, Em uma hora, pode-se perder de 250 a 440 calorias e trabalhar bastante os músculos da perna, dos braços e das costas.

Futvôlei
Essa mistura de futebol com vôlei exige habilidade e muita atenção. Os músculos mais trabalhados são os da perna, das costas e peitorais. Pode-se gastar, em média, 250 calorias a cada hora de jogo. Vanessa Campos, 29 anos, advogada, começou a jogar brincando com os amigos e hoje não deixa passar uma bola, ou melhor, não passa nem um final de semana sem praticar o esporte. “Demorei um pouco para não me deixar intimidar pelas boladas dos parceiros. Hoje, me divirto, gasto energia, queimo calorias e ainda fico bronzeada. Durante a semana, freqüento a academia para manter o fôlego”, diz Vanessa. “Para a prática de esportes como o vôlei e o futvôlei, é preciso ter afinidade, intimidade com a bola. Se você já pratica o esporte, não tenha medo de arriscar. Se não, nunca é tarde para começar” afirma Cristina de Carvalho.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.