Reportagens

Jabuti sobe em árvore?

O sujeito que adiou a remoção de oficinas em área de mata ciliar, no Rio, se diz juiz arbitral.Um status duvidoso, que dá margem às mais diversas falcatruas.

Andreia Fanzeres ·
20 de abril de 2005 · 19 anos atrás

Um belo dia, Marcos Sá Corrêa me veio com essa pergunta. Jabuti sobe em árvore? Antes de qualquer reflexão, respondi o óbvio. “Não sobe, pelo menos não o meu de estimação”. O chefe então deu sua lição de jornalismo: “Se você vir um jabuti em cima de uma árvore, quer dizer que alguém colocou ele lá, certo?”. Certíssimo.

No dia anterior, O Eco havia publicado uma reportagem sobre a tentativa frustrada de desocupação de oficinas e residências numa área de mata ciliar no bairro da Gávea (RJ). A operação não aconteceu graças à interferência providencial de um sujeito que se dizia juiz. Ele conseguiu evitar que as autoridades municipais e seus equipamentos de remoção chegassem ao local, e por alguns instantes convenceu até os policiais destacados para a operação a mudar de lado, ameaçando mandar prender quem insistisse naquele “abuso de autoridade”. Quem acabou detido foi ele, que não era autoridade nenhuma. A história do falso juiz valeu a reportagem, mas uma dúvida ficou pendente. Afinal, de onde veio esse jabuti?

Por meio do delegado que participou da confusão, descobri que Oscar Aníbal Chiappano não estava mentindo ao se declarar juiz. Mesmo assim, ele não pode agir em nome do Poder Judiciário. Eis a origem do nosso jabuti. O homem é “juiz arbitral”.
A arbitragem é um mecanismo legal criado para tentar resolver rapidamente assuntos que se referem a bens patrimoniais particulares. Juízes arbitrais são pessoas comuns escolhidas para intermediar alguns tipos de impasse. Sequer precisam ter curso superior. Fui ouvir o que advogados, sociólogos e delegados pensam sobre a arbitragem. Todos concordam que esse mecanismo foi criado com muito boa intenção. Quem é que não quer resolver pequenos problemas sem enfrentar a demora e a burocracia da Justiça?

De acordo com a lei 9.307/96, “pode ser árbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiança das partes”. Um exemplo bem simples: alguém bate no seu carro. Você e a outra pessoa chamam um terceiro (geralmente um perito, mas pode ser até uma testemunha) para, de forma isenta, dizer de quem foi a culpa no acidente. As duas partes devem concordar formalmente que a decisão desse árbitro seja irrevogável. Uma vez estabelecida, a sentença arbitral é apenas chancelada por um juiz “togado”, caso não haja irregularidades. Depois da redação de um documento extrajudicial, a execução da decisão torna-se obrigatória. Rápido e fácil desse jeito.

Com base nessa lei, foram organizadas entidades de juízes arbitrais especializadas nessa justiça privada – a um preço geralmente salgado, diga-se de passagem. Algumas instituições são especializadas, inclusive, em casos ambientais. “A arbitragem ambiental é uma contradição em termos, pois duas partes não podem dispor sobre questões ambientais uma vez que estamos nos referindo a um bem de todos”, explica o professor de Direito da PUC-Rio, Oscar Graça Couto.

Para muitos advogados, a lei de arbitragem é mesmo uma brecha. E, no Brasil, brecha que é brecha atrai sempre um aproveitador. Por causa dela, diversas organizações estão envolvidas até o pescoço com irregularidades. Graças ao artigo 18 da lei 9.307/96, que anuncia o árbitro como “juiz de fato e de direito”, os escolhidos se autodenominam juízes, dando margem a quem não conhece essa legislação a achar que são realmente representantes do Poder Judiciário. Para confundir ainda mais, algumas das entidades de árbitros chegam a confeccionar carteiras de identificação praticamente idênticas às dos juízes concursados e construíram sedes em cujas fachadas ostentam o brasão da República e letreiros indicando apenas “Tribunal de Justiça”, entre outros exemplos de esperteza explícita. Em fevereiro de 2002, o então presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), desembargador Marcus Faver, anunciou que os presidentes de todos os Tribunais de Justiça do Brasil iriam combater a proliferação indevida dos “Tribunais de Justiça Arbitral”.

Na época, uma ação civil pública foi movida pela Procuradoria Geral do Estado para apurar os crimes. Segundo nota do TJ/RJ, uma operação apreendeu cerca de 400 pastas de pretendentes ao cargo de juiz arbitral na sede do 2º Tribunal de Justiça Arbitral do Rio, além de proibir o uso de brasões, carteiras e inclusive das denominações “juiz”, “desembargador” ou “tribunal de justiça”. São claros os indícios de estelionato, usurpação da função e uso de documentos públicos pelos chamados juízes arbitrais.

Mesmo atuando legalmente, ser um juiz arbitral não faz de ninguém uma autoridade. Mas foi justamente por causa desse argumento que o caso das oficinas irregulares Gávea fez tanto barulho. O jabuti argentino Oscar Aníbal Chiappano assumiu diversos papéis, de acordo com seus interlocutores. Primeiro, disse ao delegado Rodrigo Martiniano, da 15ª DP, que era vinculado a uma certa Corregedoria de Arbitragem e Mediação. Como documento de identificação, contava tão somente com sua carteira de motorista. Os moradores e funcionários das oficinas defendidas por ele o anunciavam como juiz federal, alguém muito importante. Alguns chegaram a dizer que era “da ONU”, e até “agente secreto”. Para mim, o sr. Oscar se apresentou como juiz da Câmara Internacional de Arbitragem e disse que atuava no Brasil, nos Estados Unidos, nos países do Mercosul e em todos os lugares onde o país tem representação diplomática.

As pessoas envolvidas no tumulto que se formou na Subprefeitura da zona sul e também dentro da 15ª DP no dia da tentativa de remoção (31 de março) informaram que o sr. Oscar deu voz de prisão a quem tentasse se aproximar do local, já que, na sua visão, o que estava ocorrendo era uma arbitrariedade. Ele fez uso do poderoso título de juiz arbitral para ameaçar. “A área não é oficina, é moradia”, disse o sr. Oscar sobre a travessa sem saída que fica diariamente cheia de carros aguardando a vez para os serviços mecânicos. Depois, tentou se corrigir. “Tem uma oficina lá sim, mas os clientes são professores da PUC e não há nada que deteriore o meio ambiente no local”.

Certamente ele se esqueceu de que se trata de uma área de mata ciliar e que, entre outras agressões, as construções não são atendidas pela rede de esgoto. Segundo o sr. Oscar, ele foi chamado para tentar ajudar os moradores. “Eu só queria amor para que eles entendessem, aí vieram todos me agredir. Fui instruir o subprefeito sobre como agir e acabei sendo tratado como um criminoso, castigado como Jesus Cristo, crucificado”. O sr. Oscar acusa o subprefeito da zona sul, Mário Felipo Júnior de dar ordem de despejo sem mandato judicial e nega veementemente que tenha sido detido na delegacia. “Sou conhecido internacionalmente, inclusive pelo Wagner Montes, não admito ver meu nome envolvido com escândalos, por isso vou guardar esse episódio como uma pérola para a época das eleições”, ameaça enigmático.

No fim das contas, o juiz arbitral foi autuado pelos crimes de falsidade ideológica e desacato. A prefeitura, por sua vez, deu mais 30 dias para que as oficinas sejam desativadas, prazo que se esgota semana que vem. O juiz faz questão de afirmar que continua à disposição da sociedade. “Inclusive de vocês, jornalistas. Podem me acionar através do meu telefone contra qualquer covardia”, diz ele.

Ainda que não tenha descoberto efetivamente por que um certo jabuti subiu numa certa árvore, pelo menos sei agora como ele consegue fazer isso.

  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 152

  1. NAIM LUIS DE FREITAS diz:

    Quantos juízes Jabuti estão na parada? Creio que mais de um. Alguém os colocou lá. Juiz deve ser imparcial. E nomeado por ser probo e isento. Quem os colocou lá?


  2. Vander diz:

    Mais 1; concordo com a maioria. Ainda bem que existe em meio a manada pessoas que distinguem o BEM do mal… e digo mais: Mais vale um " JABUTI " em cima de uma árvore do que mil Judas no chão.
    Todos unidos, vamos colocar todos os jabutis em todas as arvores.


  3. IZABELLA diz:

    ABSOLUTAMENTE NADA DO QUE ESSE SENHOR, VOCIFERAVA,ACONTECEU MENTIRAS ABSURDAS,PIORES DO QUE AS PRÓPRIAS ENGANAÇÕES.TERRÍVEL,VERDADEIRA FRAUDE,NADA À ACRESCENTAR.PISICÓTICO EM LARGA ESCALA,ABOMINÁVEL.


  4. Waldete Cavalcante diz:

    Esse sr chiapano, vive no YouTube ameaçando os togados do stf, deputados e seu presidente, senadores e seu presidente, ex presidentes da república, até a rainha Elizabeth precisa tomar cuidado pra não perder seu cajado e seu palácio, porque também pode ser presa, segundo o chiapano. Acho que esse sr anda tomado muito chá ayahuasca. Mas uma coisa devemos admitir. Ele é corajoso e ousado.


  5. Anna diz:

    Sempre achei esse jabuti um tanto desconectado da realidade, ficava impressionada com a criatividade dele, mas só de observar o jeitão da figura a gente já identifica a patologia kkkkkk


  6. José Gláucio diz:

    No PAÍS onde ministros nunca passaram em concurso público por serem burros e é chamado de juíz, não vejo nada de anormal.


  7. anerilda diz:

    sera que vao parar agora de ficar criticando o senhor oscar anibal , ele é muito homem , e poderiam tira-lo do ar a qualquer momento e leva-lo preso pelo simples fato de falar o que fala , e pra mim …. nao fazem isso por nao serem homens de verdade como ele é . parabens pelo perfeito comentario . estou com oscar acredito muito . ele pode ser ate mediador , mas nao e isso que me parace , pois so vem fazendo denuncias , e ele pede prisoes , o que e outro fato interessante pois ele nao esta se promovendo diante de ser arbitral ele mesmo se diz arbitral porem ele nao esta mediando nada . esta fazendo varias denuncias e pedindo aos orgaos competentes para levarem as prisoes , o que tambem e interessante , pois se ele tivesse tal poder ja estariam presos todos esses safados .


  8. Beth Consalter diz:

    Embora o Sr Oscar Anibal Chiapanno, ser um Juiz Corregedor Árbitro Internacional, é uma pessoa admirável pelo que apresenta diariamente em seus vídeos, entende e fala sobre as leis com conhecimento e clareza. Não é mentiroso, demonstra ser um Patriota, que quer ajudar nosso país. Tudo que fala , todos nós temos conhecimento, pois nossa suprema corte e a maioria dos políticos nem vergonha tem, pois escancaram seus lados mafiosos que são expostos diariamente ao mundo! Ilmo Sr Juiz Chiapanno me deixa orgulhosa em ver o quanto ele trabalha para o bem do Brasil! Assisto todos os seus videos! Nos dá ânimo e coragem para continuarmos nossa luta por um Brasil melhor!


  9. Diva diz:

    Muito esclarecedor o texto, agradeço! Sempre fala que fulano e beltrano vai ser preso na manhã seguinte e nada! 🙈


  10. Nair diz:

    Não podemos nos esquecer que esse Juiz estava sendo perseguido desde 2.005 por falar verdades. Cortar até o seu salário nessa época. Agora Ele esta reivindicando através de Haras e pede para estudar seu caso . Ele não esconde isso de ninguém . Muito sincero !


  11. Marcia diz:

    De ele fosse um homem honesto não estaria mentindo que é juiz e ainda usa "Dr." na frente de seu nome. É apenas mais um mentindo…nao se combate a mentira com outra mentira. É o roto falando do descozido. Espero de todo o coração
    que a operação Storms limpe tudo que é falso nessa terrinha de enganadores


  12. Adailton Cremog diz:

    Os ministros do STF são nomeados pelo Presidente da República, devendo ser aprovados pelo Senado Federal. Se você acha os ministros ruins, a culpa é sua, que elegeu maus presidentes e maus senadores. O cara aí em questão deveria xingar vcs em primeiro lugar, pois são vocês os culpados.


  13. Gino Reis diz:

    Eu fiquei realmente curioso sobre a autoridade que revestisse o cidadão em questão, contudo suas falas, suas declarações trazem apontamentos importantes e alvoroçam com o pensamento…
    Agora, sobre um jabuti subir em árvore, sem problemas. Outrora subiu uma anta e um molusco num palácio.
    O que temos de mais urgente e importante é: isso que o senhor Oscar denuncia e revela é verdade? Acontecerá assim? Têm acontecido assim? Essas são informações que carecemos dado o vazio informativo dos canais de mídia marrom e seus esquemas com os canalhas do parasitismo político e esquedopata, a esquerda Lixo!


  14. Zelia diz:

    Esse juiz arbitral é até considerado mais juiz do que certos juízes que não tem coragem de defender o povo brasileiro e a Pátria onde moram. Seriam os primeiros a ter autoridade e denunciar e na lei executar o que está errado. Parabéns. Sr. Oscar você me representa e obrigada por dizer as verdades. Quem será que irá dar ouvidos à todas as denúncias feita por você? Aguardo que Deus te ouça e faça justiça.


  15. Gabriel diz:

    Eu duvido que esse texto foi escrito em abril de 2005 hahahaha isso me parece uma fake news só porque o cara ganhou visibilidade


    1. danyrius19 diz:

      Gabriel, esse texto foi escrito em 2005. Se vc se der ao trabalho de olhar o site inteiro vai entender que é um site de jornalismo ambiental, e ele é só um personagem de uma matéria de 15 anos atrás. ((o))eco existe há 16 anos. Se fosse "matéria encomendada pq ele ficou famoso" teriam 50 matérias sobre ele no site, não acha?


  16. Sandra Santos diz:

    Pois é, pelo menos o Dr Chiappano tem ética, moral, e bom sendo!! Quanto ao fato dele não ser advogado ou concursado, eu pergunto qual a surpresa? Temos uma "suprema" corte não concursada, composta por advogados de facções criminosas, advogados de partidos políticos corruptos, advogados que sequer passaram no exame da ordem, e um ou dois que já foram juízes, e todos, absolutamente todos são indicados por políticos!!!! O Dr Chiappano não debocha da constituição, mas os outros a atropelam para atenderem seus enfoques pessoais!!! Numa país com justiça apadrinhada, qual o problema do Dr Chiappano ser juiz arbitral????


  17. ROSANE Ramos diz:

    Bom foi uma decepção saber que Sr. CHIAPPANNO não 3um juiz e nem tem poder algum! Sua fala nos deixa em.polvorosa, acredito que ele tem muitas boas intenções, porém sem poder para nada! Diz que as coisas vão acontecer hoje ou amanhã é tudo fica como está! Eu não vou levar mais a sério e nem vou ouvi -lo mais!!!


  18. Naomi diz:

    Apoio tdo o que ele fala! Só gostaria de ter certeza do que fala com tanta veemência que os 11 do STF , Acolunbre, Maia, e Dep.Federais corruptos, etc,etc,etc, vao realm/ serem liquefeitos, irem pro Alasca ou morrerem fuzilados, depois de tanta maldade que fizeram, e fazem ao Brasil! Só gostaria de ter essa certeza Que tudo que ele diz, ocorrerá, ou é apenas, vontade Dele e de quem está com a verdade é a justica; sabemos que o que vale nesse País é o "poder político, Legal", mesmo q seja corrupto…; com o tá ocorrendo aqui….


  19. joaocv diz:

    A pessoa grava um vídeo afirmando que Líbano, Síria e Irã querem matar o presidente da república do Brasil (e por que isso, o senil não explica). Claro, JB é a "virgem" e os países "do mal", os aliciadores. Depois, afirma que Beirute estava cheia de ogivas nucleares (em que parte da explosão capturada nos vídeos dos libaneses sobre a tragédia havia fissão nuclear?). Por fim, quando se identificou no começo do vídeo, precisou virar a cara para ler o título a que lhe é designado. Então, um enxame de comentários com erros de português, escritos em caixa alta, elogiando a senilidade desse senhor, brotou neste texto. A estupidez deve ser contagiosa.


  20. joaocv diz:

    Vocês deviam "fechar" os comentários para usuários registrados, pois qualquer pessoa pode votar ou comentar (e a maioria dos comentaristas deste texto está aqui por efeito manada – devem ser senis iguais ao senhor que é objeto deste texto, logo se identificam com o néscio).


  21. Luiz diz:

    Decepcionado! No vídeo de hj ele falou tudo o que eu gostaria de ouvir. Agora descubro que é tudo uma farsa!


  22. Ennio diz:

    Incrível o que o ser humano busca; APONTAR FALHAS, e ACUSAR! VIVEMOS UM MOMENTO DE CRISE MUNDIAL, e assim mesmo buscam falhas em " Alguém", que ABRIL OS OLHOS DE MILHARES DE PESSOAS CEGAS, medrosas e manipuladas por gestores comprados, para destruir e amedrontar o povo. O Senhor Juiz Oscar, vem a PÚBLICO e se coloca em risco de vida e nos dá Toda informação da REALIDADE QUE VIVEMOS. Aí…o Acusam "alguns", de falso ou até mentiroso, MAIS NÃO INFORMAM AONDE ESTÁ O CRIME DESSE HOMEM HONRADO E QUE BUSCA SIM,. LIBERTAR A NAÇÃO DESSES CORRUPTOS. MOSTRE SUA CARA E TENHA CORAGEM DE FAZER ALGO DE BOM A SUA NAÇÃO. OBRIGADO AO SENHOR JUIZ OSCAR CHIAPPANO por TUDO QUE ESTÁS A FAZER COM O BELÍSSIMO GESTO DE PATRIOTISMO E CIDADÃO. DEUS LHE ABENÇOE, POIS BASTA FALAR A VERDADE E OS ACUSADORES SE MANIFESTAM. VREIA QUE O SENHOR TEM TRAZIDO MUITA ESPERANÇA A MUITOS. OBRIGADO.


  23. Diego diz:

    O cara nao sabe a diferença de uma bacteria e um virus, nao sabe a estrutura genética de uma célula, e quer dizer que aspirina cura covid 19 sendo este uma bactéria, nao sei o é que o pior ele dizer isso ou ter quem acredite.


  24. Ana diz:

    Estou acompanhando o Sr Juíz Oscar Aníbal Chiappano árbitro internacional em 193 países e com passagem na Sura Muçulmana, eu confio no juiz corregedor, ele fez uma palestra na ALERJ Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro!


  25. Ana diz:

    Estou acompanhando o Sr Juíz Oscar Aníbal Chiappano árbitro internacional em 193 países e com passagem na Sura Muçulmana, eu confio no juiz corregedor, ele fez uma palestra na ALERJ Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro!
    É uma pessoa muito dócil!!!


  26. Fabio Silva Santos diz:

    Pra mim esse tal jabuti ñ é jabuti é um homem de vdd porque ele fala o que muitos desse país queriam ter dito no meu ver são vdds e esse jornalista me parece um rato comuna a diminuir um homem da vdd se o homem é juiz arbitrario e fala vdds o que importa são as vdds ñ se ele é jabuti ou juiz, e vc jornalista como ñ tem o que fazer deu um aspecto negativo a um homem do bem que me representa e a muitos patriotas do país saiba que essa mídia podre prostituta de cabaré é mil vzs mais mentirosa do que um jabuti que sobe em árvore.


  27. Teresa Lopes diz:

    Até prova em contrário, continuo vendo seus vídeos. Procurei no Google e achei a verdade do que ele diz. Ele não diz que É juiz arbitral, diz que ESTÁ juiz arbitral. É diferente. Só sei que ele fala verdades, com detalhes, e lendo cada um dos comentários aqui expostos, vi que a GRANDE MAIORIA vai continuar vendo seus vídeos, inclusive eu. Estou "pagando" para ver se meu sexto sentido me leva ao rumo certo.


    1. Juliana Lira diz:

      Eu tb Tereza! Amo ouvir suas lives com todas as verdades e detalhes que ele relata. E torço muito para que tudo se concretize!!! Se Deus quiser!!!


  28. Luiz diz:

    Continuo a assistir o Sr. Oscar Chiapano, o fato de não ser um juiz togado se tornou irrelevante diante das verdades relatadas e do sentimento de esperança gerado nas pessoas que o seguem.
    ARS LONGA, VITA BREVIS ! *

    *A arte é longa e a vida é breve !


  29. Felipe diz:

    Ele é sim tudo o que ele diz que é, só checar no site da Justiça. https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/46807
    Essa Jornalista é de esquerda, por isso deve se incomodar com o que o Juíz Oscar Anibal Chiappano tem a dizer nas redes sociais… Aqui tem um texto que ela postou sobre o Bolsonaro e exalta o PT https://amazoniareal.com.br/carta-aos-eleitores-d
    Então pessoal, fiquem ligeiros porque de verdadeira ela não tem nada


  30. Dorival Machado diz:

    Enquanto ISSO a " VERDADEIRA" "corte" BRASILEIRA . comandada por um advogado de FACÇÃO CRIMINOSA esta ARBITRANDO e MANDADO no PAÍS mais que O PRESIDENTE que foi LEGITIMAMENTE ELEITO pelo POVO .


  31. Juciara diz:

    Pois é… pensando bem, o STF é uma jabutizada só… Enquanto uns são lerdos, outros fazem besteiras em cima de besteiras, e todos estão numa boa… Aqueles que não fazem besteiras se escondem dentro dos cascos.

    Quanto a dar voz de prisão, qualquer cidadão, dotado de razão e coragem, frente a uma situação de crime, pode dar voz de prisão.

    Minha gratidão ao Juiz Corregedor Arbitro Internacional Oscar Anibal Chiappano por mostrar a verdade aos brasileiros e por nos dar alguma esperança.


  32. Fatima diz:

  33. Fatima diz:

    Vocês estão tentando denegrir a imagem de um homem honrado e corajoso, estão do lado dos BANDIDOS???


  34. Marco Antonio diz:

    Como uma reportagem de 2005 faz tanto sucesso até hoje? É porque o Jabuti nunca desceu da árvore, e até hoje é visto nas redes sociais como o juiz internacional das galáxias mais longínquas.
    😂😂😂


  35. carlos antonio diz:

    Bomo que vejo é um país em situação de incoerência onde repórteres usam sua inteligência paraignorar a vontade de um povo que só quer se ver livre de muitas classes de gentes as quais temos que conviver em nosso território chamado Brasil se acham que contando estas verdades da vida do juiz arbitral vão esconder as verdades das sujeira que são feitas por muitos humanos bandidos estão muito enganado o cerco vai continuar se fechando e enganar o povo que hoje se encontra mais iluminado será muito mais difícil viu cambada de bandidos todos tem direito a opinião mas quando ignor verdades é porque age para defender bandidos porque bandido é!


  36. brasilfoguetes diz:

    Eu conhecia essa historia de uma maneira diferente, mas essa é TOP de linha.
    "Se vocce ver um jaboti em cima de uma árvore ! não mexa, porque voce não sabe quem colocou ele la"
    Esse Jaboti Oscar é costa quente, ele mesmo se colocou em cima da árvore, que camarada peitudo e corajoso.
    Tiro meu chapéu pra ele.


  37. Paulo diz:

    Lamento muito que ele não possa substituir 11 malignos que me fizeram desistir de ser brasileiro!


  38. Roberto diz:

    Falem o que quiserem, o cara é peitudo, mesmo sendo um cidadão comum, fala a verdade sem papas na língua, dando nome aos bois ladrões, que merecem apanhar, sim, e serem colocados no paredão, aos costumes, acompnhados de seus iguais do CÚngresso. Deixa o cara falr, não tá falando nenhuma mentira ou bobagem, ao contrário da globosta, foice de sp, o ex-tadão, ecc ecc ecc. TMJ!


  39. Leandro José diz:

    Jabuti ou não, tudo que ele fala é verdade. O STF é um antro de vagabundos da pior espécie, um foi adv do pcc e outro do pt, ali só 2 são juízes de verdade. Pode ser até árbitro de futebol, isso não muda a verdade de suas falas. Mas uma coisa me intriga….como ele tem tantos dados inclusive de outros países? De onde sai os textos que ele lê??


  40. Esdras diz:

    Este Chiapano, pode até não ser autoridade alguma, mas, tem coragem, disposição pra soltar o verbo, conhecimento das questões, dizer o que pensa e desmoralizar esta cambada de bandidos que estão cometendo arbitrariedades contra o povo brasileiro. Outra: tá ai falando o que quer, e ninguém botou a mão nele ainda.


  41. vera diz:

    Eterna gratidão ao Juiz Anibal Chiapanno, por expor a verdade aos brasileiros.


  42. Antonina diz:

    Oscar Anibal Chiappano pode ser um louco varrido de pedra pelo simples fato de dizer a verdade. Se ele se diz juíz, também, o dizem os Juízes do Supremo. E o não são salvo dois deles. Se um mente em prol da verdade e do Bem-Comum os outros o fazem em prol da juristocracia usurpando a igualdade de poderes e o cargo do Executivo. Ferem a Lei de Segurança Nacional dando voz de prisão para o Presidente. Sr. Chiappano é Juíz Arbitral 2o a Lei de 1996. Mais que os falsos juízes do Supremo os quais nenhuma lei ampara. Apenas nomeações por condenados por crime do colarinho branco e os outros candidatos à crimes contra a humanidade como foi apurado e demonstrado pelo Ministro Marco Aurélio de Mello. O Juíz Chiappano tem mais autoridade que os juízes do Supremo como juíz. Os do Supremo são nomeados Ministros, não Juízes. E Lei 9307/96 não foi revogada. Ele continua juíz.


  43. Melânia diz:

    A história do jabuti assanhou os bolsonaristas de plantão. Já apareceram tantos jabutis no governo que os deixaram traumatizados. Qualquer doido que aparecer falando mal do STF, eles se identificam. O Brasil está dificil com eles esperneando.


  44. Elânia diz:

    O jabuti me representa 👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷


  45. Silvia Bassi diz:

    Um jornal como esse O Eco patrocinado por uma ONG que diz "supostamente" não ter fins lucrativos não é nem para se levar à sério. Como o próprio Presidente Bolsonaro disse essas ONGs servem para queimar as florestas e depois pedir contribuições em dinheiro à sociedade mundial. Totalmente desacreditados e falidos. Não e6uma fonte confiável tanto que é um departamento falsamente voltado à preservação das flora e fauna mas que está se embrenhando na política para ver se consegue reaver as regalias antes desfrutadas.


    1. danyrius19 diz:

      Silvia Bassi, somos uma ONG de jornalismo ambiental, feitos por jornalistas. E sim, sem fim lucrativos. Você sabe o que essa expressão significa? Você está comentando em uma reportagem publicada há 15 anos. Ele foi escrito em abril de 2005. Se algo lhe desagrada na reportagem, lamentamos, foi o que apuramos em 2005 e mantemos nosso texto.

      E não temos departamento de proteção à fauna e flora, temos editorias, pois somos um veículo de informação, desde 2004. Só esclarecendo, pois aqui não há nada escrito "supostamente". Passar bem.


  46. Diego diz:

    Essa publicação é uma bosta, e quem escreve é prolixo e entediante. Ao ser dado cargo de Juiz naquela época te confere ser Juiz. Mas sempre deve haver uma forma de desvalorizar o próximo, típico dos invejosos que não deram nada na vida e escrevem misérias em um site sem relevância.


  47. Tatiana diz:

    Para quem acredita em um presidente profeta salvador , um pseudo juiz é fichinha. Um lunático seguido por pessoas carentes de uma realidade alternativa.


  48. Marcelo diz:

    Resta claro que ele não é autoridade alguma, mas alguém sabe dizer se pelo menos ele é advogado?? Desconfio que nem isso…


  49. Rogério diz:

    E os tocados que estão no STF, precisam do que? Esse Sr. Pelo menos está tendo coragem de lutar por uma causa justa que é o bem da humanidade, e por outras vias a operação STORM, a que ele se refere está acontecendo mesmo. A operação Verde na Amazônia, e um fato.


  50. Erison Silva diz:

    No Supremo Tribunal da Lagosta há 11 advogados ocupando a função de ministros onde não são obrigados a serem juízes mas podemos agora classificá-los como "jabutis que sobem em árvores", pois dos 11 não juízes do supremo apenas dois são juízes de carreira do Poder Judiciário, mas não foram escolhidos por serem juízes de carreira e sim por serem "amigos do amigo do meu pai" "amigos do Q.I. Quem Indica" "Advogado do PCC" Advogado da ORCRIM PT" e "amigos de Presidentes Picaretas Corruptos". É fato que os que estão lá não são Juízes de Carreira do Judiciário, logo estão lá apenas para mediar os outros Poderes da República e o próprio Poder Judiciário abaixa da "Casa de Mediação Arbitral STF". Então estão lá apenas como mediadores para dar um parecer se os atos dos referidos Três Poderes da República são constitucionais ou inconstitucionais e nada além, não podendo legislativo como se congressistas fossem, não podem acusar, julgar e nem condenar proferindo sentenças judiciais como se juízes fossem é muito menos governar uma nação como se Presidentes do Poder Executivo fossem, restando apenas classificá-los como "Jabutis que estão encima da árvore STF" e chamá-los apenas de Juízes da Câmara Superior de Arbitragem" é o termo mais adequado já que a Constituição Federal da República permite que sejam nomeados como mediadores e guardiões das Leis das Leis. Os ministros tem as mesmas atribuições que um "juíz arbitral" da câmara mais baixa agindo como: um "mediador de conflitos" e não juízes de carreira do judiciário de fato, logo merecem o tratamento pelo termo formal mais adequado de "Juíz Arbitral Constitucional"


    1. Juarez Cordeiro diz:

      Conheci, ou tomei conhecimento apenas na semana Passada, deste senhor, Oscar Anibal…, E francamente, pouco me interessa saber qual a sua origem e formação….porém lhes digo só uma coisa, qualquer pessoa com mínimo de bom senso, pode perceber que o cara tem profundo conhecimento, a em 99% sabe e muito bem o que fala, com surpreendente coragem, e aparenta ser um pessoa com um carater e comportamento de um autêntico cristão praticante. Suas falas da bem fundamentadas, na nossa constituição. Tem uma mentalidade bastante lucida..Muitas vezes melhor que os nossos 11 jabutis do STF. Onde todos os 11 tem um elevado índice de compromisso com seus QI… ( Quem Indicou)…todos os brasileira tem uma mesma opinião.. todos os 11 procuram fazer um ótimo trabalho paras seus corruptos indicadores políticos l.


    2. Eng. Vitor diz:

      Perfeito Erison, perfeito…


    3. Luz diz:

  51. Eny diz:

    Gosto de ouvir as livros, ele pode ser árbitro ou não, isto não importa.


    1. Yossef diz:

      Como não importa, Eny???
      Falsidade Ideológica Não Importa??? Importa, sim, e é Crime Grave.


  52. Ania diz:

  53. LUIZ OTAVIO diz:

    TENHO ACOMPANHADO AS FALAS DO SR. OSCAR, SENDO OU NÃO JUIZ ELE É MUITO MACHO, POIS FALA O QUE TODO MUNDO SABE DO STF, RODRIGO MAIA, ALCOLUMBRE E OUTROS BOAS VIDAS DE POLITICOS APROVEITADORES DO SOFRIDO POVO BRASILEIRO, NAS MÃOS DES ESQUERDA MALDITA E QUE O POVO NÃO CONSEGUE COLOCAR NA MIDIA.
    ELE NÃO NECESSITA SER JUIZ PARA FALAR ESTAS VERDADE, QUALQUER UM BRASILEIRO PODE FAZER, SÓ QUE NOS FALTA CORAGEM O QUE SOBRA A ESTE SENHOR QUE MAL NÃO FAZ, SIMPLESMENTE NOS ABRAE BEM OS OLHOS DOS ACONTECIMENTOS NA CAMARA , SENADO E NO STF QUE NÃO TEM NEHUM JUIZ CONCURÇADO TODOS NOMEADOS PELOS PRESIDENTE CORRUPTOS APÓS 1988.


    1. ISMÊNIA DANTAS diz:

      Se você buscar no Google, vai vê processos ele como Juiz do processo, não um mero mediador


  54. ALEX diz:

    MESMO SABENDO QUE NÃO SE TRATA DE UM JUIZ DE AMPLO PODERES CONCURÇADO OU COISAS ASSIM SE TRATA DE UM CIDADÃO BEM INFORMADO E DE CORAGEM E COM PEITO PARA POR A CARA A TAPA ONDE MILHARES DE CIDADOES Q SE JULGAM SABIOS OU INDIGUINADOS SE ACOVARDAM E NADA FAS OUTROS SÓ FAS PASSEIOS EM BRASILHA MAS NÃO EXIGE O DIREITO A AMPLA DEFESA ONDE AS FORÇAS ARMADAS TEM OBRIGAÇÃO DE INTERVIR E IMPOR A
    HORDEM E DEFENDER NOSSOS DIREITOS PARABENISO AQUI ESSE SENHOR OSCAR


    1. Sonia diz:

      Eu vendo mas se tá mentindo porque MORAIS. NAO MANDA PRENDER PRENDE QUALQUER MISERAVE QUE ABRE A BOCA. SEM PODER ESTE FAÇA COISAS SERIAS SE MENTIRA COMO DEIXAM FALAR


    2. Ana diz:

      Concursado! Eita ignorância!


      1. Ana diz:

        Eita, kkkkk só podia ser Ana!!


    3. Alberto Drobina diz:

      Brasilha , hordem , fas, cidadões, concurçado……….


    4. LÍDIA SANTOS diz:

      CONCORDO COM VOCÊ, ALEX!


  55. Alfredo diz:

    Seria então o presidente do STF, alguém que não é sequer juiz, um jabutí? O jabotí em questão só fala verdades, e isso incomoda muito uma parte da população brasileira! Quem dera todos fossemos jabotis como esse sr argentino, e dessemos nossas caras a tapa, como ele faz! Somos um bando de bundas moles, trancados em casa, se cagando demedo de uma bosta de vírus!!!!


    1. Chirley Fonseca diz:

      concordo plenamente contigo


    2. Ana diz:

      Desde o começo dessa pandemia eu falei que era arma biológica, que a China espalhou criminosamente pra destruir as economias do ocidente! E os ministros do STF não são juízes de carreira, só dois são juízes, uma das mulheres que não me lembro o nome, a que parece o vampiro brasileiro,kkk e o fucks, ela é juíza do trabalho ele não sei,os outros são só advogados! A que ponto chegamos,a suprema corte do Brasil ser representada por advogados de facção criminosa, esquerdistas,a maioria indicados pelo presidiário lula, o que deveria ser ocupado por juízes de carreira, de moral ilibada, não só tem criminosos, parasitas do dinheiro público!!


    3. LÍDIA SANTOS diz:

      É VERDADE!! INFELIZMENTE A GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS SÓ QUEREM SABER DE FUTEBOL, NOVELA, FORRÓ, PRAIA, CARNAVAL E RELIGIÃO!


  56. Ivan diz:

    Independente do Jabuti subir, ou não, em árvores, o STF é um covil de bandidos, juntamente com Maia e Alcolumbre.

    Isso é a mais cristalina verdade.


    1. Marcelo Fonseca diz:

      Concordo com você Ivan, certíssimo.


    2. Celma Leite diz:

      Concordo plenamente. Vamos pra cima do STF, tem muita coisa para concertar.


  57. Dimas diz:

    Entendo que o termo "jabuti" aplica-se perfeitamente ao art. 164 ao final da PEC 10/2020.
    Afinal será que o falso juiz tem mesmo razão?


  58. SILVIA diz:

    PARABENS AO JORNALISTA QUE ESCREVEU A MATÉRIA.
    FEZ UMA BOA ANALOGIA.
    E REALMENTE EU JÁ DESCONFIAVA, ESTE SR.JUIZ
    CHIAPPANO É UMA FARSA.
    PRECISA URGENTE DE UM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO.


    1. Francisco Xavier diz:

      É verdade que este jabuti, mexeu em muitas feridas e mazelas de nossos poderes.
      Isto é fato, porém basta pesquisar um pouco e analizar o comportamento do jabuti através de suas palavras desconexas sem foco, atirando para todos os lados, fica muito claro que a mente deste réptil sem carcaça, fica situada entre 171, ET e morador do manicômio.


    2. JOAQUIM diz:

      TRATAMENTO PSIQUIATRICO PRECISA E TOGADOS DO BRASIL QUE USA O CANUDO PARA ENFIAR NA NOSSA BUNDA , MAÇONS CRAPULAS DE TODA ESPECIE, PRECISAMOS DE MAIS JABUTI NESTE PAIS , CORAJOSOS E NAO ENGAVATADOS DE COLARINHO BRNCO RESIDI EM SAO PAULO E SEI MUITO BEM COMO FUNCIONAS AS SUB PREFEITURAS SE NAO E UMA CASA DE CABIDE DE EMPREGO QUEM ESTA NO PODER. VIVA O JABUTI, EU EM CAMPO GRANDE ERAO O JACARE, QUANDO O POLITICO NAO ATUAVA NA FORMA DA LEI O JORNALZINHO JABUTI PEGAVA ELE TOMANDO AGUA UE PASSARINHO NAO BEBE AS CUSTA DO POVO SENDO ANIBAL O JABUTI, NAO IMPORTA ELE EO BRASILEIRO QUE FALA A VERDADE E NAO SE ACOVARDOU. CAMPO GRANDE MS. DURAN CRISTAO PURO SANGUE. BRASIL


    3. Nilson diz:

      OÍ SILVIA, CONCORDO 190%.


    4. Rose diz:

      Se ele precisa de tratamento, qual o tratamento sugerido ao STF?
      CADEIA!


  59. Marcos diz:

    Parabéns a você Jabuti


  60. Luiz diz:

    Parabéns, vamos por o STF na cadeia!


  61. Jabuti 2 diz:

    Estou com o jabuti. Todas as vezes que alguem de verdade defende exemplarmente uma dada situação , que beneficiara muitos que estao sendo prejudicados, vem alguem e, ridiculariza com adjetivos maldosos. Ate o presente momento, nao vi nada de errado com o dito"jabuti" movimento financiado é uma Mescla pra conferir


    1. Mateus diz:

      O jabuti Oscar Aníbal chiappano é juiz corregedor arbitrário internacional inclusive vários advogados conhece esse cara e ele faz parte do tribunal penal internacional e tem autoridade em 193 países.


  62. Wladimir diz:

    Pessoal, o cara não sabe do que está falando ou é mal intencionado. Leiam a PEC 10/2020, ela trata da criação de um "COMITÊ DE CRISE" durante a pandemia, comitê esse que segundo a própria PEC deverá ser presidida pelo presidente da república. Esse comitê o responsável pelas aprovações dos gastos e contratos firmados exclusivamente destinados ao tratamento da pandemia.
    Ou seja, se o gasto é indevido, é só o presidente do comitê que também é presidente da República vetar, caso ele seja honesto e realmente esteja preocupado com o erário.


    1. Edna diz:

      nÃO FOI BEM ISTO NÃO, FOI A CONTRAGOSTO DO PRESIDENTE. leia a matéria " A Armadilha por trás da aprovação da PEC 10, No site SINDIFISCO NACIONAL de 06/04/2020.


    2. Luziete Silva diz:

      O Sr. deve ter esquecido que no início da pandemia, o STF, tirou não apenas esse poder como muitos outros que eram de competência do Executivo, especificamente do Presidente da República e outorgou aos Governadores. Claro, que facilitou com isso as compras super faturadas e as tramoias já que não precisava-se cumprir a Lei de Licitações 8666. Porém, como a responsabilidade passou a ser dos Governos Estaduais as consequências também só poderão ser cobradas deles. INCLUSIVE ATÉ AS MORTES ACONTECIDAS!!


    3. SecaMoreira diz:

      Vetar certamente. Derrubar o veto do Presid ednte, certamente. De que vale um veto se os bandidos podem derrubá-lo? Estamos em um momento de total autoritarismo do judiciário sob a ordem e serviços dos poderosos que sempre mandaram no mundo.


  63. Gutembergue launé diz:

    A história do jabuti isso é história com termos cleptocracia
    Significa que o jabuti em cima da árvore, não é pra mexer pois têm dono!!!!!


    1. Orlean Smith diz:

    2. Sandra Tea Roussenq diz:

      Exato. Ele não veio à toa. Está bem municiado e tem mais gente por trás do que diz.


    3. Rose diz:

      Parecido com o Pavão Misterioso?


  64. Paulo diz:

    Gente tudo que vocês estão falando é muito bom o falso juiz pode ate esta munido de boas intensões mas o cara não tem poder algum, é só mais um querendo aparecer, vai acabar sendo preso pela PF, não é juiz coisa alguma é a penas um Arbitro mediador, aqui na minha cidade tem um que anda pra cima e pra baixo com um carro com um adesivo nas portas dizendo juiz arbitral.


    1. Antonio diz:

      Aí vc se engana a polícia federal já estava na casa dele e não o prendeu porquê será? Vou te duzer, pra quem acreditou no Lula e na Dilma acreditar nele não vai perder nada pelo menos ele não vai nos roubar, e pra quem teve a Dilma como presidente ainda fica no lucro com ele .


  65. Sandro diz:

    Então eu preciso saber , não importa quem falou ,mas se a verdade foi dita e é real . Quem vai fazer valer os direitos da constituição sobre todas essas Verdades expostas ? Ou só porque nao tem o diploma formado deixa de ser verdade ?


    1. Sandra Tea Roussenq diz:

      Tudo o que ele fala sobre história contemporânea, é verdade. STF, também.


    2. Alexandre diz:

      OSCAR ANIBAL CHIAPPANO
      JUIZ na CÂMARA ARBITRAL INTERNACIONAL

      Imagem temporária de company
      JUIZ na CÂMARA ARBITRAL INTERNACIONAL, Bom ele é Advogado e Juiz Arbitral.


    3. Ronaldo Gonzales diz:

      Verdade é verdade não precisa ter diploma!


    4. LÍDIA SANTOS diz:

      NO PERFIL DO CORREGEDOR ARBITRAL OSCAR A. CHIAPPANO, ELE SE DIZ FORMADO EM CIÊNCIAS JURIDICAS PELA UNIVERSIDADE GAMA FILHO. ELE NÃO É JUIZ TOGADO. É ÁRBITRO DA CÂMARA ARBITRAL INTERNACIONAL.


  66. Silvia Solange diz:

    Concordo com a Silvia, minha chá da. O homem pode não ser tocado, é um cidadão comum. Mostrou ter certo conhecimento e pesquisou a nossa Carta Magna, para mostrar as violações praticadas pelo STF, pelo presidente da Câmara Federal e pelo Senado.
    Seria muito bom que todos os brasileiros tivessem este tipo de interesse, pois assim quem sabe, não estaríamos na situação que nos encontramos, mas sim enfrentando a pandemia sem nenhuma interferência política, e nosso presidente governando com mais tranquilidade.


    1. Miss Yêda diz:

    2. Luis D. diz:

      Detalhe que esse Juiz é argentino, Ama o Brasil mais que muito brasileiro!


  67. Silvia diz:

    Não devemos focar no mensageiro e sim na mensagem.. Oque ele denuncia faz todo o sentido pois tudo tem documento. é só pesquisar..Portanto, sigo monitorando a mensagem.


    1. Sandra Tea Roussenq diz:

      Faço o mesmo. Ele sabe muito sobre a situação do Brasil. Articulado, conhece bem fatos atuais também fora do país. Acompanho seus vídeos. Parece ser uma pessoa bem intencionada que tem o sonho de ser Juiz de Direito, embora qualquer um possa dar voz de prisão quando a situação requer,


    2. Beth Consalter diz:

      Perfeita sua fala, Silvia


  68. Marilda diz:

    Numa época em que certo e errado se misturam como as águas do Amazonas e do Atlântico as opiniões se diversificam em aprovar mentiras Como verdades.
    Em vez de se apresentar comp "Juiz" confundindo incautos, para mim, ele teria crédito se apresentando-se Como um cidadão comum. Sua apresentação pessoal, vocabulário e concordância com a lingua portuguesa me levaram a pesquisar de quem se tratava a personagem. Eu diria que, no mínino, interessante mas sem originalidade.


    1. TORRES diz:

      E então o fato na questão teria se consumado.
      O jabuti não teria cumprido seu objetivo principal.


    2. Evana diz:

      Verdade. Concordo. Quem engana não é digno de confiança. Desses jabutis existem muitos. Quem mente é capaz de tudo. Povo brasileiro, cuidado é pouco.


    3. Marilia diz:

      Preciso falar com o Dr é URGENTE Marilia 32988431606 trata de Denúncia de registros imobiliário falsos


    4. Yossef diz:

      Bom dia, cara Marilda e caros concidadãos.
      Inicialmente acreditei no que o senhor Oscar estava dizendo.
      Seria um sonho bom a se realizar, com o fim desta Farsa Comunista Mundial, e cheguei a compartilhar com amigos, no calor do momento (o que foi um erro!). Pesquisei mais sobre o que ele dizia na internet e não consegui achar absolutamente nada – busquei não só no Brasil, mas na Rede Mundial (www) – por algo que ratificasse o por ele noticiado.
      Bem, na noite passada, abri o YouTube e havia NOVIDADES… Por curiosidade, mas menos crédulo e mais crítico, comecei a escutar sobre ações de Busca e Apreensão na fronteira com a Venezuela, e reparei no que seriam erros graves de língua portuguesa, já que se trata de um juíz, como a palavra "fragrante", o que fez-me concluir que apesar de ser uma pessoa com bons "desejos", suas notícias tem uma certa frangrância que lembra a famosa "Invasão Alienígena" de Orson Welles.


    5. Jorge Gonçalves diz:

      Porém, na realidade ele é juiz. Mesmo que seja juiz Arbitral e, não seja juiz Togado. Porém, se existe uma Lei 9.307/96 e, essa Lei diz em seu Texto que é juiz quem pratica o Ato de um juiz Arbitral, então, ele é juiz, quer os Togados gostem ou não. Quem diz que ele é é a Lei n 9.307/96, conforme o próprio Texto nos informa.
      Do próprio Texto: " De acordo com a lei 9.307/96, “pode ser árbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiança das partes”.
      Portanto, esse Texto, não o desqualifica como Juiz.


  69. Fernando diz:

    Se todos os Juízes do supremo fossem como esse Sr. O Brasil estaria muito melhor, neste país de formados com diplomas comprados, de honestidade de fachada, de analfabetos funcionais , de mestres de obras que constroem melhor que grande parte dos engenheiros recém formados. Tem todo meu apoio Sr Aníbal, cadeia para os enganadores diplomados , beneficiados por amizades vendidas.


    1. Miss Yêda diz:

      Verdade! Concordamos 🤝🇧🇷🌹🌷


      1. Luzenir diz:

        PATRIOTAS, O JUÍZ JABUTI COMO O SR. OSCAR ANIBAL REPRESENTA E SIM OS RACIOCÍNIOS DO POVO BRASILEIRO, QUISERA DEUS , TIVÉSSEMOS 11 JUÍZES NO STF IGUAIS A ELE!


  70. Cactus diz:

    Se o jabuti está em cima da árvore ou não, isto é irrelevante, o que isto muda na sua vida?
    Agora, se o jabuti fala verdades na árvore ou não, isto sim tem mérito. Este jabuti me representa pois disse verdades contra os lobos do Supremo Tribunal Federal, até chando-os por nomes impublicáveis, que eu mesmo gostaria de fazer, mas a educação me impede. Tudo que disse sobre eles eu assino embaixo. Bom, se ele descer da árvore e deixar eu assinar!


    1. Ann marieh diz:

      Que maravilhosa explanação…falou por mim!


    2. Zaíra diz:

    3. Felipe Romero diz:

      Parabéns! Prefiro confiar em mil Chiappanos honestos a um togado que jamais me protegerá da injustiça.


    4. edilza diz:

      kkkkk então, planta não pensa né? se pensasse não justificaria um sujeito tão abominável quanto esse fulado em questão


    5. Ana Diefenbach diz:

      Pois. Ele está trabalhando. Quem parece letárgico são as Forças. E a população conivente em casa se escondendo por trás de uma máscara. Se escondem em casa é negam o Sol que cura quem é o esquisito? Como coletivo é triste ver o fim de Policarpo Quaresma…


  71. Oyram diz:

    O Juiz jabuti Oscar Aníbal me representa, pois foi diplomado pela verdade e pela Justiça já que se dependesse dele, 11 vagabundos supremos togados, indicados por outros vagabundos eleitos por um povo analfabeto estariam todos enjaulados e privados da sua vida fácil regada a lagosta e champanhe importados !!!


    1. Miss Yeda diz:

      Oyram estou contigo concordo plenamente com o que você disse esse juiz é um homem íntegro sério e de responsa muito mais importante do que qualquer um daqueles vagabundo corruptos narcotraficantes ministros do STF indicados por outros bandidos não merecem nosso respeito aqueles caras ao contrário do juiz Oscar homem de coragem e que impõe respeito o homem é digno e de moral inconfundível


    2. Helen diz:

      Sim é verdade,
      Tem essa questão de justiça nacional, mas por outro lado a mentira não cabe seja em que situação for .!


    3. Anélio diz:

      parabéns disse tudo,o STF é uma vergonha


    4. Guilherme Vieira diz:

    5. Marcia diz:

      Me sinto representada por esse querido jabuti pelos mesmos motivos. Corajoso esse Senhor.
      Tem meu respeito Sr. Aníbal. Deus o proteja por sua coragem em denunciar uma corte se semideuses.


    6. Robinson Peixoto diz:

      Faço minhas as suas palavras.


    7. Zé Barros diz:

      Cumprimentos!!! Faço minhas suas palavras!!!


    8. Albert diz:

      Os Omissos se Revoltam…. e daí? Dai NADA! O QUE NÃO PODEMOS MAIS FAZER, E VOTAR EM POLÍTICOS POBRES QUE VIRAM PODRES DE RICO AS CUSTAS DO POVO! SÃO OS POLÍTICOS OS ARTICULADORES DAS INDICAÇÕES E DAS CORRUPÇÕES ACOBERTADAS!!!


    9. Neusa diz:

      Realmente, concordo, esses togados não representa ninguém de bem, apenas aos interesses deles e da bandidagem que é o que vemos o tempo todo,


    10. Saulo diz:

      Ele mente, muito. E viaja na maionese. Bobos os que acreditam nas abobrinhas. Tem um vídeo dele elogiando Lula. Busquem e verão. É antigo. E ele não é juiz formado. Qualquer cidadão pode ser árbitro. Pesquisem.


      1. Nilo diz:

        Pesquise você ,ele sempre disse ser juiz corregedor, independente de qualquer coisa ele é corajoso, em denunciar a podridão moral e política , de uma nação roubada e subjugada por uma minoria, por isto os retardados esquerdopatas, massa de manobra , iram tentar denegrir sua imagem.


      2. Juliana diz:

        Eu vi este vídeo, foi naquela época que o Lula enganou todo mundo. Era a esperança do Brasil. Imagina, naquela época até eu votei no Lula!!


    11. Aparecido Savi diz:

      bem isso aí, respondeu na mosca, sem subterfúgios, acredito que é assim que a maioria do povo brasileiro entende o que está ocorrendo em nosso País…


    12. Dann diz:

      Todos sabemos a podre do STF, isso é fato e deve ser combatido. Mas um homem mentiroso que abusa da lei so perpetua o podre. Homens corajosos existiram aos montes, os verdadeiros que foram poucos e conseguiram fazer a mudança acontecer, não se iluda por falsos heróis, eles acreditam que são poderosos mas no fim, são do mesmo lixo que os vestidos de toga em Brasilia.


  72. Shirlei diz:

    Achei muito interessante os vídeos dele,assim tão casual.Porque fui faxineira em prédio onde trabalham vários juízes e nunca tinha visto nenhum deles se exporem assim. Achei, inclusive, que o cara tem muita coragem. E acreditei, mesmo,bum vídeo que ele fala sobre a Europa ser inundada devido aos vulcões que estão em vias de erupção.Fiquei preocupada com as pessoas. Acho que agora vou me acalmar. Parabéns aí jornalista. Porque no começo eu pulei a parte do jabuti por pensar o que tinha a ver com a história,e tive que voltar a ler desde o começo. Estudei até o segundo grau com habilitação para o magistério. E ler um texto por inteiro é essencial para entender todo o contexto. Ter paciência para ler tudo, é preciso.
    Grata,.Aprendi!!


    1. Francisco Xavier diz:

      É verdade que este jabuti, mexeu em muitas feridas e mazelas de nossos poderes.
      Isto é fato, porém basta pesquisar um pouco e analizar o comportamento do jabuti através de suas palavras desconexas sem foco, atirando para todos os lados, fica muito claro que a mente deste réptil sem carcaça, fica situada entre 171, ET e morador do manicômio.


    2. Zaira diz:

      Concordo, Shirlei. No geral, os brasileiros tem preguiça de ler. Talvez por isso mesmo seja tão alienado, bonzinho, que aceita tudo quieto. Lamentável.


  73. Parabéns ao editor pela forma teatral que construiu o episódio locou, tendo com mentor intelectual um Jabuti importado!!!! Fantástico o texto e no mínimo inusitado o fato!!!!!


    1. José Armando Resende diz:

      Quero saber como vamos tirar aqueles 11 jabutis de cima do STF


  74. João Marcos diz:

    1. Luz diz:

      Ate q enfim um texto mostrando a verdade sobre esse picareta falso juiz chiappano, uma desgraça p a nossa sociedade. Eh apenas mais um bolsonarista q adora espalhar fake news e triste é ver q ha mtos idiotas q acreditam. Um fanatico q usa de falsidade ideologica p impor suas ideias de terrorismo. Nao é juiz de porra nenhuma, mas gosta de enganar os trouxas. Esse imbecil ja deveria estar preso nao so por falsidade ideologica, mas tbm por terrorismo, por ataques ao STF e por atos anti.democraticos! Pq esse psicopata ainda esta solto???


    2. Angela diz:

      Viva o Jabuti Chiappano…pior é ser ratos políticos e juizes togados do STF.


      1. edilza diz:

        faltou ai além de inteligencia, faltou a sanidade.


      2. Nilo diz:

        Perfeito, o texto desta senhora, é a marca da besta desta imprensa maldita , corrupta e conivente , que se especializou em usar metáforas para enganar e esconder sua verdadeira intenção, não passam de vermes , antipatriotas ,venderiam a própria mãe, sua única missão é desinformar o cidadão e atacar quem os coloque em frente a um espelho como faz tão bem o Juiz Corregedor , com estes crápulas estes Militontos travestidos de Jornalistas, que veem sua imagem e semelhança real, e não gostam , porque a imagem que se reflete e a do Demônio!!!


    3. Nilo diz:

      Parece que está cheio de Jabuti no STF , mais estes ninguém vê, ou fingem não ver, nem escrevem textinhos teatrais usando metáforas, Porquê Será?