Notícias

Uma em cada oito espécie de aves conhecidas corre risco de extinção

Os dados foram divulgados esta semana pela BirdLife e indicam ainda que a população de 40% das espécies de aves conhecidas está em declínio

Vandré Fonseca ·
24 de abril de 2018 · 6 anos atrás
O charmoso e ameaçado grou-coroado-oriental (Balearica regulorum). Foto: Fabíola Ortiz

Em todo o mundo, 1.469 espécies de aves estão ameaçadas de extinção, segundo o relatório “State of the World’s Birds”, divulgado esta semana pela BirdLife Internacional. Este número representa 13% do total de 10.966 espécies reconhecidas internacionalmente. O relatório afirma também que a principal ameaça às aves é o avanço da agropecuária.

Atividades como a produção de grãos e derrubada de florestas para abertura de pastos afetam de forma significativamente a existência de mais 74% (1091) do total de espécies de aves ameaçadas globalmente, segundo o relatório. A extração de madeira e espécies invasivas, principalmente em ilhas, estão na sequência de maiores ameaças à diversidade de aves no mundo.

O relatório indica também que 40% das espécies de pássaros em nível global (3,967) passam por um declínio populacional. Desde 1500, já foram extintas 183 espécies de aves em todo o planeta, segundo o relatório. Só neste século, três espécies já desapareceram da natureza:  a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), o corvo-do-havaí (Corvus hawaiiensis), e o po’ouli (Melamprosops phaeosoma).

O Brasil continua a ser o país o maior do número de aves ameaçadas de extinção.  São 169 espécies que correm correndo o risco de serem extintas, 22 delas em perigo crítico ou que já desapareceram de ambientes naturais. No relatório são citadas espécies como a ararinha-azul, extinta na natureza, e a saíra-apunhalada, redescoberta no final da década de 1990, no Espírito Santo.

O criticamente ameaçado limpa-folha do nordeste (Philydor novaesi). Foto: Ciro Albano.

Com base na lista taxonômica internacional, o país tem a terceira maior diversidade de aves do mundo, com 1.811 espécies. Mas se for considerada a lista brasileira, o Brasil sobe uma posição, com 1.919 espécies, ficando atrás apenas da Colômbia, o primeiro no ranking mundial. Mas o número de espécies não é o motivo principal de o país se destacar negativamente em espécies ameaçadas. O problema é a destruição de habitats endêmicos.

A situação mais grave é na Mata Atlântica, especialmente no chamado Centro de Endemismo de Pernambuco, que inclui também os estados de Alagoas e Paraíba, de acordo com o biólogo Pedro Develey, diretor executivo da Save Brasil, que integra a BirdLife Internacional. “Sobraram apenas 2% da Mata Atlântica do Nordeste, onde está o maior número de espécies ameaçadas no país e onde foram registradas as últimas extinções”, afirma Develey.

De acordo com o biólogo, na Mata Atlântica são reconhecidas 891 diferentes espécies de aves, sendo que 76 delas estão ameaçadas, ou seja, praticamente metade das espécies brasileiras que correm risco de extinção. Ele lembra que em 2014, o Ministério do Meio Ambiente reconheceu a extinção de três espécies, todas do Nordeste, embora a BirdLife as considere ainda criticamente ameaçada: corujinha caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum), gritador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) e o limpa-folha do nordeste (Philydor novaesi).

 

Leia Também 

Mata Atlântica concentra espécies ameaçadas de extinção

Cientistas apontam provável extinção de 3 aves nordestinas

O país nº 1 em aves enfrenta o desafio de frear o tráfico ilegal

 

 

 

Leia também

Reportagens
3 de agosto de 2017

O país nº 1 em aves enfrenta o desafio de frear o tráfico ilegal

Com quase 2 mil espécies registradas, a Colômbia é o maior em diversidade da avifauna, mas carece de estratégias de prevenção ao contrabando

Notícias
27 de agosto de 2014

Cientistas apontam provável extinção de 3 aves nordestinas

Segundo ornitólogos, a corujinha caburé-de-pernambuco e outras duas aves endêmicas da Mata Atlântica de Alagoas podem ter desaparecido

Notícias
8 de janeiro de 2014

Mata Atlântica concentra espécies ameaçadas de extinção

Maior parte da fauna na relação oficial do Governo Federal está neste bioma. Desmatamento coloca em risco vertebrados e invertebrados.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Fernando diz:

    "são reconhecidas 891 diferentes espécies de aves, sendo que 76 delas, ou seja, praticamente a metade, estão ameaçadas", como assim?