Notícias

STF derruba suspensão e defeso volta a valer

Em decisão, Barroso afirma que fraudes no defeso não é causa válida para liberar a pesca no período de reprodução dos peixes e sacrificar espécies.

Daniele Bragança ·
16 de março de 2016 · 8 anos atrás
Pesca em época de reprodução de peixes volta a ser proibida. Foto: Thomas Huth/Flickr.
Pesca em época de reprodução de peixes volta a ser proibida. Foto: Thomas Huth/Flickr.

Todos os defesos suspensos pela portaria que liberava pesca em época de reprodução dos peixes voltam a valer a partir desta quinta-feira (17). O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, restabeleceu a validade dos dez defesos suspensos pela Portaria Interministerial n° 192/2015. No momento, 4 defesos entram automaticamente em vigor e mais dois se iniciarão em maio. Os pescadores terão acesso ao seguro-defeso e os peixes que estão na listas de proibição de pesca voltam a ser protegidos.

Em dezembro, o Congresso aprovou um decreto legislativo cassando a validade da portaria editada entre os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente que suspendia o período do defeso por 120 dias, prorrogáveis por igual período. Segundo os parlamentares, a suspensão do defeso colocava em risco os próprios recursos pesqueiros, já que é o período de defeso que garante o recomposição da população das espécies pescadas.

O governo recorreu ao Supremo para cassar a decisão do Congresso, que não pode ser vetada pela presidente. Em caráter preliminar, ou seja, provisório, o ministro Ricardo Lewandowski concordou, em janeiro, com o argumento feito pela Advocacia-Geral da União de que caberia a esses ministérios a competência de cuidar dos recursos pesqueiros e que o Congresso extrapolou sua função ao cassar a portaria.

Agora, numa nova decisão, o Supremo considerou os motivos apresentados pelo Executivo frágeis e confirmou a suspensão da portaria. O seguro-defeso — nome da pensão de um salário mínimo paga pelo INSS a pescadores artesanais nos períodos de proibição — será pago.

Segundo Barroso, o argumento de que a suspensão do defeso era para recadastrar pescadores e reduzir fraudes não se sustenta, pois em 2012 e 2014 o então Ministério da Pesca já havia realizado um cadastramento de pescadores, suspendendo 279.460 licenças e cancelando outras 80.197. A economia gerada, segundo o senador Crivella, então ministro da pasta na época, foi de 1,2 bilhões de reais para os cofres públicos.

“[a ação] Não traz qualquer dado objetivo, técnico, ambiental, que embase a desnecessidade de manutenção dos períodos de defeso que foram suspensos. Limita-se a afirmar que o conhecimento sobre o comportamento dos recursos pesqueiros é “incipiente para a maioria das espécies no Brasil”, que a suspensão dos períodos de defeso é necessária “para fins de revisão das normas subjacentes”, que “não há mais evidências suficientes de que os defesos regulados nos 10 atos suspensos sejam necessários à preservação das espécies”.

Segundo a decisão, a Procuradoria Geral da União defendeu a manutenção da portaria com base numa nota técnica feita pelo Ministério do Meio Ambiente, anexada ao processo. Mas a nota não tinha “qualquer menção a estudo ou a parecer técnico de qualquer órgão ambiental que confira lastro à suspensão do defeso (…)”.

Ainda de acordo com o ministro, a nota técnica do Ministério do Meio Ambiente não era conclusiva sobre a desnecessidade de proteger essa ou aquela espécie e que “não assume qualquer responsabilidade ou posição no debate”.

“Nota-se, assim, que a suspensão dos períodos de defeso teve por base a mera suspeita ou possibilidade de que, em alguns de tais casos, a suspensão da pesca não fosse mais necessária. Na dúvida, suspendeu-se desde logo a proteção, sem qualquer aferição segura quanto à sua efetiva desnecessidade ou quanto às consequências sobre o volume de peixes das localidades e sobre a segurança alimentar da população”.

O ministro decidiu que é obrigação da autoridade pública manter o defeso, “até que estudo técnico venha a comprovar, de forma objetiva, a desnecessidade da suspensão da pesca no período de reprodução”.

Com isso, 4 defesos entram em vigor imediatamente (Portaria IBAMA nº 85, de 31 de dezembro de 2003Portaria Ibama nº 48, de 05/11/2007, só para os rio de Roraima e Ilha do Marajó e Portaria IBAMA nº 4, de 28 de janeiro de 2008). Outros dois entrarão em vigor em maio, para a proteção de Robalo no Espírito Santo e na Bahia (Portaria IBAMA nº 49-N, de 13 de maio de 1992 e Instrução Normativa IBAMA nº 10, de 27 de abril de 2009).

 

Leia Também

Governo recorre ao STF e defeso volta a ser suspenso

Congresso derruba portaria que suspendia defeso

Governo libera pesca em época de reprodução dos peixes

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
12 de outubro de 2015

Governo libera pesca em época de reprodução dos peixes

Objetivo é coibir fraude no seguro-defeso. Medida durará 4 meses, mas pode ser prorrogada. Peixes podem ser extintos no meio do caminho.

Salada Verde
22 de dezembro de 2015

Congresso derruba portaria que suspendia defeso

Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente liberaram pesca em época de reprodução dos peixes no intuito de  recadastrar pescadores e reduzir fraudes.

Notícias
11 de janeiro de 2016

Governo recorre ao STF e defeso volta a ser suspenso

Portaria que liberava pesca em época de reprodução dos peixes foi anulada pelo Congresso, mas Supremo decidiu pela manutenção da medida

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Fátima diz:

    É muito triste tudo isso pois quem é pescador saber muito bem a falta que faz esse seguro- desemprego é mais uma vergonha da parte deles os governates


  2. romerio diz:

    como o gonverno estar acabando com a classe dos pescadores,que contava com esse dinheiro
    e uma vergonha etriste mais e verdade.


  3. paulo diz:

    Eta governo fraco e politiqueiro nas causas da biodiversidade (mais precisamente dos peixes). Bando de biopiratas.