Notícias

Senadores querem adiar Cadastro Ambiental Rural para 2018

Proposta que prorroga em 2 anos e meio o prazo limite para a inscrição dos imóveis rurais no sistema foi aprovada na Comissão de Agricultura.

Daniele Bragança ·
3 de setembro de 2015 · 9 anos atrás
Acir Gurgacz (PDT-RO), relator da proposta que adia o CAR na comissão de agricultura do Senado. Foto: Pedro França/Agência Senado
Acir Gurgacz (PDT-RO), relator da proposta que adia o CAR na comissão de agricultura do Senado. Foto: Pedro França/Agência Senado

Um dos principais dispositivos para tornar o novo Código Florestal realidade pode ser adiado para maio de 2018. A comissão de Agricultura do Senado acaba de aprovar a proposta que adia em dois anos e meio a data-limite para os proprietários rurais aderirem ao Cadastro Ambiental Rural. A autoria da proposta é do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico que identificará as reservas legais e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país. O cadastro, além de obrigatório, é pré-requisito para o acesso do produtor ao crédito rural.

Para Jucá, é insuficiente o prazo de maio de 2016 para todos os 5,2 milhões de estabelecimentos rurais do país aderirem ao CAR. Segundo o senador, apenas um terço dos imóveis rurais foram cadastrados até o momento.

“Concordamos com a dilatação do prazo original, tendo presente a quantidade de imóveis rurais ainda pendentes de cadastramento ambiental, a despeito do acelerado ritmo de regularização observado nos últimos meses por todo o país, o que só demonstra o compromisso dos produtores com a sustentabilidade do agronegócio”, afirmou em seu voto a favor o relator Acir Gurgacz (PDT-RO).

A proposta aprovada nesta quinta-feira (3) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) ainda terá que passar pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de lá seguir para a Câmara dos Deputados.

 

 

Leia Também
Governo prorroga prazo e agora quer pressa para Cadastro Ambiental Rural
O desafio de incluir as reservas extrativistas no Cadastro Ambiental Rural
Ruralistas pedem prorrogação do prazo para adesão ao CAR

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
14 de abril de 2015

Ruralistas pedem prorrogação do prazo para adesão ao CAR

Confederação Nacional da Agricultura defende aumentar o prazo-limite para se aderir ao Cadastro Ambiental Rural. Prazo vence no dia 5 de maio.

Reportagens
3 de junho de 2015

O desafio de incluir as reservas extrativistas no Cadastro Ambiental Rural

A inscrição é obrigatória para todas as propriedades rurais do país, incluindo terras tradicionalmente ocupadas por populações tradicionais.

Notícias
5 de maio de 2015

Governo prorroga prazo e agora quer pressa para Cadastro Ambiental Rural

Apenas 25% da propriedades rurais do país aderiram ao sistema dentro da data limite estipulada. Proprietários ganharam mais um ano de prazo.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 6

  1. Leandro diz:

    Há produtores preocupados com a questão da água e vêem na obediência ao Código Florestal uma maneira de reagir positivamente à escassez de recursos hídricos. Tais pessoas agem com inteligência, pois sabem que estarão fortalecendo suas fontes de recursos e consequentemente sua produção. Para essas pessoas, desenvolvemos o FuraCAR, um aplicativo Android que permite a demarcação das camadas do CAR "in loco". Com ele, através do próprio celular, o produtor ou responsável poderá realizar a demarcação de maneira offline. Com ele, é possível fazer uma demarcação mais precisa inclusive. O FuraCAR está disponível na google play para todo o Brasil: https://play.google.com/store/apps/details?id=com


  2. Ricardo Conti diz:

    A prorrogação talvez seja necessária justamente para incluir os pequenos agricultores da chamada agricultura familiar no cadastro ambiental. Pois os grandes produtores, esses do agronegócio já fizeram o cadastro. É só verificar que a área cadastrada corresponde a 53,56% da área total passível de cadastro, enquanto o número de imóveis chega a apenas 1,5 milhão de imóveis, ou seja, 21% do total de 5,6 milhões de imóveis rurais existentes no Brasil.


  3. Edvard Pereira diz:

    Este é um país (com "p" minúsculo mesmo) de faz de conta. Muito antes deste tal CAR entrar em vigor os proprietários rurais (todos), já tinham conhecimento da sua existência e que deveriam aderir a ele, pois é uma lei federal. Agora adiar para 2018 será apenas para beneficiar os grandes e médios proprietários de terra, já que o pequeno produtor rural em sua maioria já aderiu a este tal CAR. E ainda temos que aguentar esta corja de deputados e senadores mal intencionados e com objetivos escusos propondo uma medida tão esdrúxula!


  4. Fer diz:

    “[…] a despeito do acelerado ritmo de regularização observado nos últimos meses por todo o país, o que só demonstra o compromisso dos produtores com a sustentabilidade do agronegócio”. Na verdade eles estão preocupados com os financiamentos e com o risco de multas. Preocupação com a sustentabilidade será no mínimo a terceira preocupação deles…


  5. George diz:

    Bando de inconsequentes, vão fazer o ajuste fiscal antes que a casa caia de vez, e parem de perder tempo mexendo com a (já enfraquecida) legislação ambiental!


  6. paulo diz:

    Senadores efetuando, de novo, o deserviço a nação brasileira. A falta de água já chegou na área urbana, logo estará nas postas do agronegócio, e não adiantará fazer poços artesianos srs. senadores hipócritas.