Puma do Leste foi oficialmente declarado extinto, de novo

Sabrina Rodrigues
terça-feira, 30 janeiro 2018 20:17
Onça-parda (Puma concolor), uma espécie de parente do extinto puma do leste. Foto: Bernard Dupont/Flickr.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem (USFWS, sigla em inglês para The U.S. Fish and Wildlife Service), responsável pela proteção da fauna silvestre dos Estados Unidos, removeu o puma do leste (Puma concolor couguar) da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas e declarou oficialmente o animal como extinto. Em 2011, a organização já havia constatado a impossibilidade de recuperação da espécie, mas adiou a oficialização. Num novo comunicado, realizado no dia 22 de janeiro, o órgão reiterou a declaração. A remoção da subespécie da lista de espécies ameaçadas entrará em vigor em 22 fevereiro.

O Federal Register (Diário Oficial do governo dos Estados Unidos), em seu site, afirma que a decisão baseou-se em dados científicos e comerciais e acrescenta que “não existe evidência da existência de qualquer população reprodutiva existente ou quaisquer indivíduos da subespécie de puma do leste; também é altamente improvável que uma população puma oriental poderia permanecer sem ser detectada desde o último avistamento confirmado em 1938”, declara o órgão.

O puma está listado no grupo de animais ameaçados de extinção desde 1973. Considera-se que a subespécie tenha sido extinta em 1930 e que os registros posteriores eram na verdade de outras subespécies, e não do puma oriental.

Medindo até mais de dois metros e com um peso que poderia alcançar até 65 quilos, o puma do leste era comumente encontrado em regiões do leste da América do Norte. Ao longo dessas oito décadas, o animal sofreu com a caça ilegal e perdas significativas de seu habitat natural.

Declaração completa do governo americano