Notícias

População marinha reduzida pela metade nos últimos 40 anos

Relatório da Rede WWF aponta que diversas espécies marinhas, incluindo peixes cruciais para a segurança alimentar humana, estão em declínio.

Nanda Melonio ·
18 de setembro de 2015 · 9 anos atrás
De acordo com o relatório do WWF, cerca de 25% das espécies marinhas vivem nos recifes de corais, que atualmente ocupam nos oceanos uma área com metade do tamanho da França. Foto: David Darom / Wikipedia.
De acordo com o relatório do WWF, cerca de 25% das espécies marinhas vivem nos recifes de corais, que atualmente ocupam nos oceanos uma área com metade do tamanho da França. Foto: David Darom / Wikipedia.

Embora o oceano gere benefícios econômicos de pelo menos US$ 2,5 trilhões por ano, o relatório Living Blue Planet, lançado nesta semana pela Rede WWF, aponta que a população de vertebrados marinhos foi reduzida em 49% entre 1970 e 2012. O declínio foi ainda maior para as espécies de peixes consumidas pelos seres humanos, o que é desastroso não apenas para o ecossistema, mas principalmente para as cerca de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo que dependem majoritariamente dos peixes para alimentação e sobrevivência.

“Nós publicamos este estudo com urgência para trazer a mais atualizada fotografia do estado dos oceanos”, disse em nota o diretor-geral do WWF Internacional, Marco Lambertini. “No espaço de uma única geração, a atividade humana prejudicou seriamente os oceanos, pescando mais rapidamente do que a velocidade de reprodução dos peixes, ao mesmo tempo em que destruímos seus berçários. Precisamos de mudanças profundas para garantir vida oceânica abundante para as futuras gerações”.

A análise rastreou cerca de 6.000 populações de mais de 1.200 espécies – de pássaros marinhos a tubarões e tartarugas – o que faz com que o conjunto de dados seja duas vezes maior que o de estudos anteriores. Os resultados têm como base o Living Planet Index, banco de dados mantido pelos pesquisadores da Sociedade de Zoologia de Londres (ZSL).

O Living Blue Planet é uma espécie de “resposta” às estatísticas do Relatório Planeta Vivo (Living Planet Report), publicado pela Rede WWF em 2014, e analisa como a biodiversidade marinha tem sido afetada pela sobrepesca, mudanças climáticas e danos aos habitats dos oceanos e mares.

Os números apresentados são alarmantes:

  • A pesca e a aquicultura asseguram o sustento de 10 a 12% da população mundial;
  • A capacidade de pesca marinha é superexplorada em 29%. Graças à sobrepesca, 1 de cada 4 espécies de tubarões e arraias está ameaçada de extinção;
  • Entre 1980 e 2005 houve uma redução de cerca de 20% da cobertura de mangues ao redor do planeta;
  • Os recifes tropicais perderam mais de metade de seus corais nos últimos 30 anos. Se a temperatura continuar subindo nas taxas atuais, o oceano se tornará muito quente para os recifes em 2050;
  • As licenças de mineração nos solos oceânicos abrangem 1,2 milhão de km², área quase do tamanho do estado do Pará, segundo maior do Brasil em extensão;
  • Apenas 3,4% dos oceanos estão protegidos, e somente parte deste percentual é manejada efetivamente. Se o número de áreas marinhas protegidas aumentasse para 30%, poderia gerar mais de US$ 920 bilhões entre 2015 e 2050.

Para Lambertini, “considerando o papel vital do oceano em nossas economias e sua contribuição essencial para a segurança alimentar – especialmente para as comunidades pobres e costeiras – estes números são simplesmente inaceitáveis. Será que as implicações econômicas do colapso dos ecossistemas do oceano podem acionar a próxima recessão global ou minar o progresso que fizemos na erradicação da pobreza?”.

Caminhos possíveis

Mais do que somente mostrar os problemas, o Living Blue Planet também busca apontar soluções para que governos, empresas, comunidades e consumidores possam assegurar a conservação dos oceanos. Para reverter a tendência ao declínio, o relatório diz que é necessário adotar medidas como a priorização da sustentabilidade financeira e governamental, consumo responsável, conservação e recuperação dos recursos marinhos.

No final deste mês, os líderes globais se reunirão para discutir a Assembleia Geral das Nações Unidas, onde se espera que seja aprovada a versão final dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Para que o quadro apontado pelo relatório seja revertido, é importante que a agenda contenha resoluções de auxílio à saúde dos oceanos, uma vez que sua conservação está diretamente relacionada à redução da pobreza e à segurança alimentar.

Faça o download do Living Blue Planet (em inglês) aqui.

 

 

Leia Também

Sylvia Earle: precisamos parar a “mineração” do oceano

Os corais mais ameaçados do planeta

Oceanos mais quentes são ameaça

Uma tragédia do tamanho do mar


 

 

 

Leia também

Reportagens
8 de outubro de 2008

Uma tragédia do tamanho do mar

Pesquisadores alertam que os oceanos estão morrendo por causa da sobrepesca. Ong denuncia que italianos capturam até 5 vezes mais atuns do que a cota permitida.

Reportagens
29 de julho de 2010

Oceanos mais quentes são ameaça

Professor da USP e autor do IPCC, Edmo Campos afirma que haverá tempo para adaptar ao aumento do nível dos mares, mas não aos eventos extremos.

Salada Verde
17 de janeiro de 2011

Os corais mais ameaçados do planeta

Espécies ainda pouco conhecidas estão sumindo. Pesquisadores se reúnem em Londres e lançam iniciativa de conservação.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.