Notícias

População de Baleia Jubarte continua crescendo

O número de nascimento dos mamíferos poderá chegar a até 2 mil filhotes esse ano, contribuindo para a recuperação da espécie.

Daniele Bragança ·
6 de setembro de 2016 · 8 anos atrás
Especialistas estimam que 2 mil filhotes de Jubarte nascerão esse ano. Foto: Programa Baleia Jubarte.
Especialistas estimam que 2 mil filhotes de Jubarte nascerão esse ano. Foto: Programa Baleia Jubarte.

No Brasil, a temporada de baleias poderá ter recorde de filhotes. A boa notícia vem do Projeto Baleia Jubarte, onde os seus pesquisadores estimam que podem nascer, aproximadamente, 2 mil filhotes de Megaptera novaeangliae ao longo da costa este ano. A informação dá um alívio e esperança, tendo em vista a morte de 40 baleias jubarte, este ano, em águas brasileiras. Mesmo com esse número de mortes, o de nascimento é superior, indicando que a população continuará se recuperando dos estragos feitos pela caça comercial.

A população da baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) atualmente é estimada em 17 mil indivíduos, sendo metade disso fêmeas, alcançando o número de 8.500. Entretanto, os especialistas levam em conta que nem toda fêmea estará em idade fértil nesse período, mas metade delas provavelmente sim, ou seja, um total de 4.250 jubartes em estado reprodutivo. Dessas, apenas a metade deverão ter filhotes: “geralmente podemos esperar um ano com filhote e um ano sem filhote. Desta forma, metade das fêmeas em idade reprodutiva teria filhotes num determinado ano. Isso daria 2.125 fêmeas se reproduzindo numa população de 17 mil jubartes”, explica Milton Marcondes, coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte.

Ainda segundo Marcondes, o número provável de filhotes estimados para esse ano (2.125) corresponde a 12,5% da população atualmente estimada. Esse dado bate com a taxa de crescimento próxima de 11% ao ano calculado pelos pesquisadores do projeto.

Volta por cima

A Jubarte é migratória por excelência e encontrada em todos os oceanos do mundo. Ela migra no verão, se dirigindo aos polos para se alimentar e no inverno vem para águas tropicais e subtropicais para acasalamento e reprodução. Seu local de reprodução acontece por toda a extensão da costa nordeste do Brasil, tendo como local favorito o Arquipélago de Abrolhos, considerado o maior ambiente reprodutivo do Atlântico Sul.

Retirada há 2 anos da lista vermelha de espécies ameaçadas, a Jubarte já esteve muito próxima de ser exterminada da costa brasileira. Em 1980, havia apenas 500 exemplares da espécie, o que motivou a proibição definitiva da caça. Após quase 30 anos não sendo perturbada, a espécie voltou a se recompor: já estava em 9 mil indivíduos em 2008 e agora soltou para 17 mil. Atualmente, a espécie está reclassificada como “quase ameaçada”.

No Brasil, a caça de cetáceos é proibido e desde 2000 existe uma proposta tramitando dentro da Comissão Internacional Baleeira (CIB) para a criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul, que estenderia essa proibição para toda a porção do Oceano Atlântico entre o litoral brasileiro, uruguaio, argentino e o continente africano. O Brasil faz parte de uma campanha internacional para a formação desse Santuário  junto com  Argentina, Uruguai, África do Sul e Gabão. A próxima reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB) acontecerá entre os dias 20 e 28 de outubro, em Portoroz, na Eslovênia.

 

Leia Também

Faltam só 4 votos para a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul

Corte Internacional proíbe a caça “científica” de baleias

Baleia-jubarte: a baleia artística

 

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
20 de julho de 2013

Baleia-jubarte: a baleia artística

A homenageada da semana em ((o))eco é uma artista completa: canta e dança. E estivemos muito próximos de perder seu espetáculo para sempre.

Notícias
31 de março de 2014

Corte Internacional proíbe a caça “científica” de baleias

Na justiça, Austrália derrota Japão, que será obrigado a deixar as baleias austrais em paz. Decisão é inapelável e sua obediência é compulsória.

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Adriana diz:

    Noooosssssaaaa !!!! A melhor notícia de todos os tempos !!!!! Estou felicíssima !!!


  2. PR.PR diz:

    Obrigado Fábia Luna! As baleias estão em festa, levantando suas caudas nesse nosso maravilhoso oceano!


    1. fã do PR diz: