Notícias

Passarinho com malária perde o lugar na fila

Pesquisa realizada com uirapuru-de-coroa-azul demonstra que a prevalência de malária na espécie é de 47%.

Vandré Fonseca ·
7 de janeiro de 2016 · 8 anos atrás
O macho do uirapuru-de-coroa-azul, com plumagem escura, é famoso por tentar impressionar as fêmeas, de plumagem verde, com um ritual de dança e cantos. Foto: Marina Maximiano/ Cedida pelos pesquisadores.
O macho do uirapuru-de-coroa-azul, com plumagem escura, é famoso por tentar impressionar as fêmeas, de plumagem verde, com um ritual de dança e cantos. Foto: Marina Maximiano/ Cedida pelos pesquisadores.

Manaus, AM —  Os passarinhos machos com malária cantam menos e dançam menos. E isto é ruim para eles, porque as fêmeas estão observando, comparando, escolhendo o par para o acasalamento. Para pesquisadores que estudaram a malária no uirapuru-de-coroa-azul (Lepidothrix coronata), esses sintomas da doença podem mostrar às fêmeas o quanto o pretendente é saudável e ajudar na decisão.

O artigo que apresenta o estudo está na publicação científica Journal of Avian Biology de janeiro e fez parte do mestrado da bióloga Mariane Bosholn, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ela observou uma população do uirapuru-de-coroa-azul no município de Careiro Castanho (AM), 100 quilômetros ao sul de Manaus. Depois de localizar os grupos, fez a captura com redes de neblina. Depois de exames, os passarinhos eram libertados com anilhas coloridas.

A prevalência da malária entre os passarinhos é de 47%, segundo os dados. A infecção dura, geralmente, de sete a quinze dias, mas há indivíduos que nunca se curam, segundo a bióloga. “Eles podem apresentar fraqueza, perde de apetite e de peso e, quando a infecção é muito grave, podem até não voar”, afirma a pesquisadora do Inpa. A malária nas aves é provocada por uma espécie diferente do plasmódio que infecta seres humanos. Mas os mosquitos que transmitem a malária às aves ainda são desconhecidos.

Fêmea de L.coronata
A uirapuru-de-coroa-azul fêmea prefere se engraçar com parceiros saudáveis. O que garante que seus filhotes também serão. Foto: Marina Maximiano/ Cedida pelos pesquisadores.

Normal

A malária em aves não é uma novidade. A doença está associada, por exemplo, a extinção de espécies no arquipélago do Havaí. No caso dos L.coronata amazônicos, normalmente eles resistem, embora fiquem abatidos. “(A malária) tem efeitos negativos em diferentes espécies de aves, podendo até matar”, , afirma Mariane Bosholn. “Entretanto alguns indivíduos se tornam resistentes e por isso conseguem sobreviver”, completa.

O uirapuru-de-coroa-azul é uma espécie abundante na floresta amazônica, encontrada no sub-bosque, voando em altitudes de dois a quatro metros. A fêmea é verde, mas o macho é preto com um topete azul, de onde vem o nome da espécie. Para se exibirem e tentar conquistar as fêmeas, os machos formam leques, que podem ser solitário ou compostos por até sete indivíduos. Os estudos da bióloga continuam. Durante o doutorado, Mariane Bosholn vai avaliar mais efeitos da malária sobre o comportamento do passarinho. Entre as informações que ela busca está como as mudanças hormonais afetam a infecção por malária nos indivíduos.

 

 
Saiba Mais
Effects of avian malaria on male behaviour and female visitation in lekking Blue-crowned Manakins (Mariane Bosholn, Alan Fecchio, Patricia Silveira, Érika M. Braga e Marina Anciães).

 

Leia Também

Cuidar do Meio Ambiente, um remédio que funciona

Pesquisa relaciona malária com o desmatamento

Uma causa, muitos efeitos


 

 

 

Leia também

Reportagens
19 de junho de 2006

Uma causa, muitos efeitos

Relatório da Organização Mundial de Saúde mostra que 80% das doenças mais freqüentes estão ligadas a problemas ambientais, causando 13 milhões de óbitos.

Reportagens
18 de junho de 2010

Pesquisa relaciona malária com o desmatamento

Em estudo feito no Brasil, cientistas associam remoção da floresta amazônica à maior reprodução do mosquito transmissor da malária

Notícias
18 de junho de 2015

Cuidar do Meio Ambiente, um remédio que funciona

Estudos científicos publicados esta semana reafirmam que conservar os ambientes naturais é benéfico também para a saúde humana.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.