Notícias

Os engenhosos macacos-pregos de Mamirauá

Pesquisadores do Instituto Mamirauá flagraram um macaco-prego predando o ninho de um jacaré-açu com a ajuda de uma ferramenta.

Daniele Bragança ·
11 de novembro de 2015 · 8 anos atrás
Armadilhas fotográficas registraram o roubo. Macaco-prego usa um graveto para abrir a cavidade do ninho e retirar o ovo de jacaré-açu. Crédito: Instituto Mamirauá.
Armadilhas fotográficas registraram o roubo. Macaco-prego usa um graveto para abrir a cavidade do ninho e retirar o ovo de jacaré-açu. Crédito: Instituto Mamirauá.

 

Manaus (AM) — Armadilhas fotográficas montadas para monitorar ninhos de jacaré flagraram um inesperado comportamento de macacos-prego (Sapajus macrocephalus) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, interior do Amazonas. Eles não estavam apenas predando os ovos, o que poderia ser esperado, mas utilizavam gravetos como ferramenta para fazer o trabalho. É a primeira vez que tal comportamento é registrado entre os macacos-prego da Amazônia.

O S. macrocephalus é uma espécie encontrada na Amazônia Central, ao norte do rio Solimões e oeste do rio Negro. Ele recebe esse nome porque parece ter uma cabeça maior do que os outros do grupo. Essa impressão ocorre devido a um topete bem desenvolvido. E, além do topete, agora os pesquisadores sabem que é um animalzinho engenhoso.

“Eles pegaram um graveto que fazia parte do ninho e cavoucaram um buraco nesse ninho, para acessar a câmara interior e acessar os ovos. O indivíduo utilizou o graveto como uma pá”, explica o primatólogo Rafael Rabelo, do Instituto Mamirauá. “Esse tipo de comportamento manipulativo, apesar de parecer simples para nós, é um comportamento cognitivo bastante complexo. Ele precisa entender que aquele instrumento que ele tem nas mãos vai resolver algum problema”.

É claro que os pequenos primatas correm risco ao descer das árvores e se aventurar em ninhos no solo. Afinal, não é qualquer um que está por perto para proteger a cria: são fêmeas do jacaré-açu, o maior predador da Amazônia. Mas o risco parece valer a pena. De acordo com a bióloga Kelly Torralvo, autora principal do estudo, os macacos-prego são os principais predadores de ninhos de jacaré-açu. “Eles são responsáveis por 39% das predações. Os outros predadores são a onça, lagartos e o homem”, afirma a bióloga.

Os pesquisadores ainda não sabem porque os macacos-prego usam o instrumento, mas suspeitam que o graveto permite aos primatas acessarem a câmara interior sem se machucar em espinhos do material usado para a confecção do ninho. Os ninhos têm cerca de 1,5 metro de diâmetro e 70 centímetros de altura.

Macacos equipados

O uso de ferramentas por macacos-pregos já havia sido registrado em espécies encontradas em outras regiões do país. Em 2013, macacos-prego-amarelo (Sapajus libidinosus), que vivem no Cerrado e na Caatinga, foram filmados utilizando pedras para abrir frutos. “Eles quebram os cocos, posicionando o coco em uma pedra, que a gente chama de bigorna, e aí eles levantam uma outra pedra, que a gente chama de martelo, e batem até quebrar”, conta bióloga do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, Patrícia Izar.

A bióloga, que há 12 anos estuda macacos-prego numa área de transição entre Cerrado e Caatinga, no Piauí, afirma que o uso de pedras como ferramentas já foi registrado em diversas outras populações de Sapajus. Além do S. libidinosus, o S. xanthosternos, que é espécie de Mata Atlântica, mas também vive em Caatinga, e o S. flavius, espécie classificada entre os 25 primatas mais ameaçados do mundo e encontrada em fragmentos da Mata Atlântica nordestina.

A descoberta foi apresentada no 16º Congresso Brasileiro de Primatologia, realizado esta semana em Manaus. O evento vai até esta sexta-feira e, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia, o biólogo Wilson Spironello, é importante para chamar a atenção sobre a preservação desses animais.

O Brasil é o país com maior diversidade de primatas do mundo, com aproximadamente 20% do total das 700 espécies conhecidas. A maioria destas espécies brasileiras é encontrada na Amazônia. E apesar de ainda possuir grandes áreas preservadas, três primatas na região estão entre os mais ameaçados do país, o sauim-de-coleira, na região de Manaus, o cuxiú-preto e o cairara, que vivem entre os estados de Pará e Maranhão. As ameaças vêm da perda e fragmentação do habitat.

“Queremos chamar a atenção para a preservação”, afirma Spironello. “Se preservarmos os primatas, indiretamente você vai estar preservando a floresta, os recursos hídricos. É uma forma de chamar a atenção para uma espécie-bandeira”, diz o biólogo, destacando que outro ponto importante é incentivar a formação de novos primatologistas para sanar a carência destes especialistas na região amazônica.

 

 

Leia Também
Macaco-prego-de-peito-amarelo, uma raridade da Caatinga
Em busca dos macacos perdidos
Passagem direta para a lista de extinção 

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
20 de outubro de 2010

Passagem direta para a lista de extinção

Dois primatas brasileiros até pouco tempo desaparecidos entram na lista das 25 espécies em maior risco no mundo.

Reportagens
15 de dezembro de 2011

Em busca dos macacos perdidos

Órgão do governo, Centro de Pesquisas em Primatas completa dez anos com história de sucesso na conservação de espécies ameaçadas de extinção e até mesmo de algumas que estavam desaparecidas.

Reportagens
18 de março de 2013

Macacos-prego também preferem usar ferramentas

Como os humanos, eles gostam de facilitar a vida, escolhendo meios e posições que facilitam a quebra de cocos de babaçu.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Biólogo das antigas diz:

    Por que mudaram o gênero Cebus?


    1. George diz:

      Para complicar a vida da gente a toa…


    2. Chato de Galocha diz:

      Pros taxonomistas engordarem o currículo!