Notícias

ONU: Água gera empregos

Relatório Mundial da ONU sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos reforça o discurso em nome do desenvolvimento sustentável e evidencia o papel às vezes ignorado da água na economia.

Duda Menegassi ·
22 de março de 2016 · 8 anos atrás
Foto: Tim Geers / Flickr
Foto: Tim Geers / Flickr

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos de 2016, lançado mundialmente nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, priorizou como tema a relação ainda pouco dimensionada entre a disponibilidade deste recurso e a geração de empregos. O relatório intitulado “Água e Trabalho” (Water and Job, no original) traz, entre outras, a estimativa de que três de cada quatro empregos no mundo dependem forte ou moderadamente de água, o que tornaria explícita a importância dos recursos hídricos não apenas para fins indispensáveis de sobrevivência, mas também como motor econômico direto e indireto para criação e manutenção de diversos postos de trabalho.

22032016-poster-waterDe acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), sem melhorias na gestão do uso da água, em 2030 haverá um déficit de 40% entre a procura e a disponibilidade de água se não houver melhorias na gestão do uso da água. O relatório, coordenado pelo Programa de Avaliação Mundial da Água das Nações Unidas (United Nations World Water Assessment Programme – WWAP), explica como uma gestão eficiente e racional dos recursos hídricos pode ao mesmo tempo garantir e estimular o desenvolvimento econômico. Uma avaliação que vai de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, entre os quais estão “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” e “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”.

Outro dado ressalta que metade da força de trabalho mundial — 1.5 bilhão de pessoas — está empregada em oito setores da indústria dependentes de água e outros recursos naturais: agricultura, silvicultura, pesca, energia, manufatura, reciclagem, construção e transportes; os dois primeiros muito ameaçados e afetados pela escassez de água. “A água não é apenas uma criadora de empregos, mas também uma possibilitadora de empregos”, relembra o prefácio do documento. Isto fica evidente na região da América Latina e Caribe, onde o uso de energia hidroelétrica corresponde a mais de 60% do total de energia produzida, quase quatro vezes mais do que a média mundial, que fica em menos de 16%. A agricultura também aparece, com destaque para irrigação, que consome 67% do total de água consumida na região, além de ser importante fonte de emprego para as populações rurais.

Insegurança Hídrica

A insegurança hídrica custa caro para a economia mundial, um prejuízo estimado em US$ 500 bilhões anuais que, se somados aos custos do impacto ambiental, podem chegar a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Ainda assim, estima-se que 30% da captação mundial de água é desperdiçada em vazamentos.

As enchentes de São Paulo, além da seca na região sudeste-sul brasileira de 2014-2015 aparecem no relatório como exemplos de quando a insuficiência de investimentos locais na gestão dos recursos hídricos acarreta em prejuízos econômicos; com impacto no crescimento da capital paulista e restrição da competitividade local frente ao mercado nacional e internacional.

Um estudo americano de 2009 sugere que investir 1 bilhão de dólares no abastecimento de água e na expansão da rede de saneamento básico na América Latina, resultaria em 100 mil empregos, número superior do que os de um investimento de igual valor em energia movida a carvão ou eletrificação rural.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, arremata: “A principal mensagem deste relatório é clara: água é essencial para empregos decentes e desenvolvimento sustentável. Agora é a hora de aumentar os investimentos em proteção e recuperação de recursos hídricos, incluindo água potável, assim como saneamento mantendo o foco da geração de empregos”.

 

Saiba Mais
Íntegra do Relatório Mundial (em inglês)
Sumário Executivo (em português)

 

Leia também

Comunidades do rio Tapajós passam a monitorar qualidade d’água com sensor

Uma história de adaptação, três perguntas e um desejo

 

 

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Análises
7 de julho de 2015

Uma história de adaptação, três perguntas e um desejo

No semiárido nordestino, a história de D. Lucia mostra que vontade, treinamento e equipamentos simples permitem se adaptar e resistir à seca.

Reportagens
24 de novembro de 2015

Comunidades do rio Tapajós passam a monitorar qualidade d’água com sensor

O Projeto Rede InfoAmazonia desenvolveu um sistema de monitoramento de baixo custo que analisa a qualidade da água para o consumo humano na Amazônia.

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Wellington diz:

    Muito interessante, gostei muito de saber sobre isso.


  2. guttembergbarbosa diz:

    Me cadastrei no site http://www.grzero.com.br. Ainda estou esperando ser chamado para a entrevista.