Notícias

ONGs pedem fim do desmatamento em todos os biomas

Manifesto lançado por organizações da sociedade civil pede aprovação da meta de zerar o desmatamento no país nos próximos anos.

Daniele Bragança ·
16 de setembro de 2015 · 6 anos atrás
Desmatamento
Organizações lançam manifesto em prol do desmatamento zero em todos os biomas. Foto: Pedro Biondi/Flickr.

Organizações socioambientalistas lançaram esta semana um manifesto em prol da meta de zerar o desmatamento em todos dos biomas do país. O documento “Desmatamento Zero e o Futuro do Brasil” pretende pressionar o governo a adotar uma meta ambiciosa para combater a destruição dos biomas brasileiros.

Em dezembro, o país participa da Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP21) e tem até outubro para apresentar suas contribuições para este acordo. As organizações querem que o Brasil apresente a meta de eliminar o desmatamento no país em menos de uma década e, assim, retome a liderança na Conferência.

O grupo defende seis ações para o fim do desmatamento: aumento da produção agrícola sem desmate; aumento da eficácia na fiscalização; estabelecimento de novas áreas protegidas; ampliação e consolidação dos compromissos privados e públicos pelo desmatamento zero; uso da tributação vigente para o estimulo à conservação e incentivos financeiros para conservação.

De acordo com o documento, a meta do desmatamento zero em todos os biomas é “necessária e factível”.

Os signatários do documento são o Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Imaflora, Greenpeace, WWF, Instituto Socioambiental (ISA), The Nature Conservancy (TNC), Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) e o Comitê de Coordenação do Observatório do Clima.

Leia o manifesto na íntegra.

 

 

Leia Também
“Temos que zerar o desmatamento agora”, diz Antonio Nobre
Desmatamento zero – com Carlos Cerri
WWF analisa 10 anos de combate ao desmatamento na Amazônia

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Reportagens
10 de março de 2015

WWF analisa 10 anos de combate ao desmatamento na Amazônia

ONG faz balanço da política nacional contra o desmatamento da região, aponta falhas e conclui que problema está longe de ter sido superado.

Reportagens
30 de março de 2007

Desmatamento zero – com Carlos Cerri

O professor Carlos Cerri estuda o impacto da agropecuária no aquecimento global e diz que no Brasil ela ainda tem um mundo de espaço para crescer. E isso sem cortar nem mais uma árvore.

Reportagens
3 de novembro de 2014

“Temos que zerar o desmatamento agora”, diz Antonio Nobre

A floresta amazônica é insubstituível. Novo relatório de cientista do INPA mostra que cortá-la é condenar o sul do país à secas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta