Notícias

ONGs pedem fim do desmatamento em todos os biomas

Manifesto lançado por organizações da sociedade civil pede aprovação da meta de zerar o desmatamento no país nos próximos anos.

Daniele Bragança ·
16 de setembro de 2015 · 9 anos atrás
Desmatamento
Organizações lançam manifesto em prol do desmatamento zero em todos os biomas. Foto: Pedro Biondi/Flickr.

Organizações socioambientalistas lançaram esta semana um manifesto em prol da meta de zerar o desmatamento em todos dos biomas do país. O documento “Desmatamento Zero e o Futuro do Brasil” pretende pressionar o governo a adotar uma meta ambiciosa para combater a destruição dos biomas brasileiros.

Em dezembro, o país participa da Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP21) e tem até outubro para apresentar suas contribuições para este acordo. As organizações querem que o Brasil apresente a meta de eliminar o desmatamento no país em menos de uma década e, assim, retome a liderança na Conferência.

O grupo defende seis ações para o fim do desmatamento: aumento da produção agrícola sem desmate; aumento da eficácia na fiscalização; estabelecimento de novas áreas protegidas; ampliação e consolidação dos compromissos privados e públicos pelo desmatamento zero; uso da tributação vigente para o estimulo à conservação e incentivos financeiros para conservação.

De acordo com o documento, a meta do desmatamento zero em todos os biomas é “necessária e factível”.

Os signatários do documento são o Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Imaflora, Greenpeace, WWF, Instituto Socioambiental (ISA), The Nature Conservancy (TNC), Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) e o Comitê de Coordenação do Observatório do Clima.

Leia o manifesto na íntegra.

 

 

Leia Também
“Temos que zerar o desmatamento agora”, diz Antonio Nobre
Desmatamento zero – com Carlos Cerri
WWF analisa 10 anos de combate ao desmatamento na Amazônia

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
10 de março de 2015

WWF analisa 10 anos de combate ao desmatamento na Amazônia

ONG faz balanço da política nacional contra o desmatamento da região, aponta falhas e conclui que problema está longe de ter sido superado.

Reportagens
30 de março de 2007

Desmatamento zero – com Carlos Cerri

O professor Carlos Cerri estuda o impacto da agropecuária no aquecimento global e diz que no Brasil ela ainda tem um mundo de espaço para crescer. E isso sem cortar nem mais uma árvore.

Reportagens
3 de novembro de 2014

“Temos que zerar o desmatamento agora”, diz Antonio Nobre

A floresta amazônica é insubstituível. Novo relatório de cientista do INPA mostra que cortá-la é condenar o sul do país à secas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.