Notícias

Onça é filmada fora do Parque Nacional do Iguaçu

No local, onças-pintadas não eram registradas desde a década de 1980. Estima-se que menos de 300 animais da espécie ainda existam na Mata Atlântica

Vandré Fonseca ·
23 de janeiro de 2017 · 7 anos atrás
Onça pintada
Onça pintada. Imagem: captura de armadilha fotográfica.

Uma onça pintada foi filmada na Mata Atlântica do Oeste do Paraná, a cerca de 50 quilômetros do Parque Nacional do Iguaçu. A espécie não era registrada na área desde a década de 1980. As imagens, que mostram um animal curioso se aproximando até chegar à câmera, foram obtidas pelo Instituto Neotropical há cerca de dois meses, mas só agora estão sendo divulgadas. O local exato onde as imagens foram feitas não foi informado, para não chamar a atenção de caçadores.

Embora em nível global seja classificada apenas como “quase ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês)”, a onça-pintada corre o risco de desaparecer da Mata Atlântica. A população de onças no bioma foi estimada em menos de 300 animais, por um estudo publicado em novembro do ano passado na revista Scientific Reports.

Para o pesquisador do Instituto Neotropical Carlos Rodrigo Brocardo, a pequena população de onças-pintadas na Mata Atlântica é indício de que elas sofrem com a ação humana. Para ele, inibir a caça predatória é essencial para evitar que a espécie seja completamente extinta no bioma.

O registro foi obtido durante o projeto “Mamíferos como indicadores da saúde do ecossistema Floresta com Araucárias”, apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que visa analisar a presença de animais ameaçados no parque e região de entorno.

“O registro de um animal ameaçado em uma nova área nos mostra que o investimento em projetos de conservação da natureza traz resultados efetivos para a proteção da biodiversidade, como o aumento na ocorrência de uma espécie ameaçada, por exemplo”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário. De acordo com ela, o incentivo a projetos como este promovem impactos positivos no cenário ambiental nacional.

Leia Também

Onça-pintada é flagrada predando cão doméstico

Onça-pintada é fotografada em reserva privada

Mata Atlântica tem menos de 300 onças-pintadas

 

Leia também

Salada Verde
17 de novembro de 2016

Mata Atlântica tem menos de 300 onças-pintadas

Estudo analisa o desafio da conservação da onça-pintada na Mata Atlântica da América do Sul. A caça é a grande responsável pela mortandade desses animais

Salada Verde
18 de janeiro de 2016

Onça-pintada é fotografada em reserva privada

A gestão da unidade espalhou câmeras na mata para monitorar a fauna da região. Uma delas registrou a presença ilustre do maior felino do país.

Notícias
12 de julho de 2015

Onça-pintada é flagrada predando cão doméstico

Imagens de câmeras de segurança registraram o ataque, ocorrido no terreno de uma casa no Passo do Lontra, à beira da Estrada-parque Pantanal Sul.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. paulo diz:

    E agora "gestores da fauna governamental", quais serão as ações?