Notícias

O jornalismo ambiental perde o repórter Vandré Fonseca

Jornalista especializado em conservação e jornalismo científico, Vandré morreu no começo da tarde deste domingo (17), vítima de uma parada cardíaca

Redação ((o))eco ·
17 de fevereiro de 2019 · 5 anos atrás
O talentoso Vandré Fonseca foi cedo demais. Foto: Arquivo Pessoal/Facebook.

“Eu infartei”, disse Vandré Fonseca após uma sequência de mensagens anunciando que ficaria “alguns dias fora” e que deveríamos repassar “a pauta do Cetas” para outro repórter. Achamos que estava brincando. A resposta seguinte sobre os questionamentos em relação ao seu estado passaram a ser respondidos pela esposa. Até o último minuto, Vandré fez questão de ser repórter.

Por 18 dias inteiros as mensagens trocadas eram os boletins diários da evolução do quadro de saúde do Vandré, elaborado por Rob ou pela editora Elaize Farias, da Amazônia Real, que ajudou na manutenção do plano de manter as pessoas informadas. No dia 31, Vandré foi para a UTI e não teve mais contato com o celular. Precisava se preparar para a complicada cirurgia de coração. E assim o fez.

Vandré Fonseca Foto: Arquivo Pessoal/Facebook.

Quase duas semanas após sentir a aguda dor no peito, Vandré foi operado no Prontocord Hospital do Coração, em Manaus. A cirurgia foi um sucesso, mas no pós-operatório ele acabou sofrendo um AVC. No início da tarde deste domingo, Vandré Fonseca teve uma parada cardíaca e se despediu, aos 46 anos de vida, nos deixando morrendo de saudades.

Paulista de nascimento, manauara por opção, Vandré era casado há 15 anos com a veterinária Rob Mesquita. Cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero de São Paulo (em 1996) e atuava na profissão há 23 anos, tendo uma vasta experiência em jornalismo científico e ambiental. Em ((o))eco, trabalhou desde 2005, figurando entre nossos principais colaboradores. Só no ano passado, produziu 75 textos sobre os mais diversos assuntos. Sua última reportagem, publicada um dia antes de se internar, foi uma entrevista com o engenheiro Bruno Milanez, sobre barragens de mineração.

Vandré era um excelente repórter, um exímio pauteiro e um bom amigo. A redação de ((o))eco sentirá sua falta todos os dias. Descanse em paz, amigo.

 

Saiba Mais

O jornalismo ambiental e científico da Amazônia perde Vandré Fonseca – Por Amazônia Real

Leia Também 

A conservação perde a ornitóloga Bianca Reinert

A despedida da Lobinha

 

 

Leia também

Notícias
21 de janeiro de 2018

A despedida da Lobinha

Fêmea de lobo-guará que voltou a viver em liberdade morre atropelada, encerrando bruscamente projeto de pesquisa na Serra da Canastra

Notícias
10 de setembro de 2018

A conservação perde a ornitóloga Bianca Reinert

Co-descobridora do bicudinho do brejo (Formicivora acutirostris), espécie à qual dedicou a vida, Bianca faleceu na madrugada desta segunda (10), vítima de um câncer  

Reportagens
29 de janeiro de 2019

“No caso do minério de ferro, existiria a possibilidade de abrir mão de construir barragens”, afirma Bruno Milanez

Pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora critica avaliação no risco de barragens no estado de Minas Gerais e fala sobre a necessidade de estabelecer critérios para a construção delas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. Fernando Fernandez diz:

    Que imensa tristeza. Perdemos um excelente profissional e uma excelente pessoa. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos colegas em O Eco.


  2. Dener Giovanini diz:

    Que notícia triste e desoladora! Vandré era um excelente jornalista e uma pessoa admirável. Minha solidariedade e sentimento para todos os amigos, colegal e familiares de Vandré… Força!


  3. Debora Drucker diz:

    Que perda irreparável. Meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas de profissão


  4. Uma perda para a família e amigos, mas também uma imensa perda para o jornalismo, em especial o jornalismo ambiental! Fica seu legado de repórter da melhor qualidade.


  5. Nanda M. diz:

    Parece que cada dia de 2019 veio com alguma notícia triste… Perdemos todos nós, profissionais e público do nicho ambiental, que sentiremos falta do excelente jornalista que foi o Vandré. Meus pêsames a todos, especialmente à família…


  6. Andreia Vitorio diz:

    Triste notícia….excelente jornalista, sério, comprometido. Uma ótima pessoa. Fizemos juntos algumas pautas – eu, como assessora, ele como repórter. Grande perda. 🙁


  7. Jochen Schöngart diz:

    Vandré Fonseca era um excelente professional. Fiz varias entrevistas com ele. Ele teve um enorme conhecimento sobre o meio ambiente e talvez era único jornalista cientifico na região. Fique em paz


  8. Wallace Lopes diz:

    Que tristeza. Vandré Fonseca era um grande repórter. Hoje perde o jornalismo ambiental, perde o meio ambiente, perde o Brasil… Vá com Deus.