Notícias

MPF recomenda intensificar fiscalização desautorizada por Bolsonaro

Fiscais devem fazer guarda ou destruir instrumentos apreendidos em infrações e crimes ambientais na Floresta Nacional de Jamari, em Rondônia

Daniele Bragança ·
16 de abril de 2019 · 5 anos atrás
Fiscais do Ibama inutilizam equipamentos usados em infrações ambientais na Floresta Nacional do Jamari, em maio de 2016. Foto: Arquivo/Ibama.

O Ministério Público Federal recomendou que os órgãos ambientais (Ibama, ICMBio e Secretaria Estadual de Meio Ambiente) intensifiquem ações de fiscalizações no combate desmatamento ilegal no interior e entorno da Floresta Nacional (Flona) de Jamari, em Rondônia. A sugestão se estende para outras unidades de conservação existentes no estado. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro apareceu em um vídeo desautorizando a queima de tratores por fiscais do Ibama em operação na Flona.

A recomendação, assinada pelas procuradoras da República Daniela Lopes de Faria e Tatiana de Noronha Versiani Ribeiro, orienta os agentes ambientais e policiais que atuam na fiscalização a apreender o maquinário utilizado em infrações ambientais quando for possível transportá-los. Caso contrário, a regra é inutilizar o maquinário para que infrator não volte a utilizar o equipamento em novas infrações ambientais.

O procedimento de inutilizar maquinário usado em infrações ambientais é descrito no decreto 6.514, de 2008 e na Instrução Normativa nº 3, de 2018. No vídeo que viralizou no sábado, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) sugeriu que queimar maquinário não estava na lei.

O presidente Jair Bolsonaro foi além e afirmou que a conduta não fazia parte da recomendação do governo. “Não é pra queimar nada, maquinário, trator, seja o que for, não é esse procedimento, não é essa a nossa orientação”, disse.

Para o MPF, descumprir a recomendação e a legislação vigente é passível de ações penais e de improbidade administrativa contra os órgãos ambientais.

Ibama, ICMBio e Sedam têm prazo de 15 dias para responderem se vão acatar ou não a recomendação. Segundo o MPF, a recomendação tem por objetivo “alertar os órgãos sobre o modo adequado de proceder, bem como acerca das consequências legais em caso de sua eventual inobservância”.

Governo quer mudar regras para inutilização de maquinários

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que editará essa semana uma nova instrução normativa com novas regras para a inutilização de maquinário e equipamentos usados em infrações ambientais.

“Diante das inúmeras reclamações que temos recebido de parlamentares e chefes dos poderes executivos dos estados da Amazônia de que tem havido abuso na utilização do mecanismo de destruição de equipamentos, decidimos elaborar, através de instrução normativa do Ibama, regras e normas determinando em que condições e em que casos será possível efetuar a destruição dos equipamentos como medida importante no combate ao desmatamento ilegal e aos crimes ambientais”, disse Salles, em entrevista à GloboNews.

 

Saiba Mais

Recomendação MPF/Ro – na íntegra.

 

Leia Também

Bolsonaro desautoriza operação do Ibama em UC desmatada

Projeto quer impedir Ibama de destruir equipamentos durante fiscalização

Ibama multa o próprio superintendente por obstruir fiscalização

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
10 de novembro de 2017

Ibama multa o próprio superintendente por obstruir fiscalização

Superintendente de Sergipe cancelou a concessão de diárias e passagens e proibiu o uso de viaturas em uma operação já agendada com a Polícia Rodoviária Federal

Salada Verde
10 de agosto de 2017

Projeto quer impedir Ibama de destruir equipamentos durante fiscalização

Proposta de Nilson Leitão, líder dos ruralistas na Câmara, prevê que maquinário, veículos e  instrumentos fique de posse do órgão ambiental por 90 dias

Notícias
14 de abril de 2019

Bolsonaro desautoriza operação do Ibama em UC desmatada

Presidente critica queimas de caminhões e tratores usados para desmatar ilegalmente a área protegida. Procedimento é regulamentado por decreto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 11

  1. Odair diz:

    esse papo que Amazônia e o coração do mundo e so Política pesquisem mais que vcs vão saber a verdade onde está realmente o oxicigenio que mantém o mundo


  2. Viviane diz:

    E triste ter que admitir, nenhum dos dois entende nada de meio ambiente, nem das Leis que regem este país. .. nem o presidente nem seu ministro. …vão ser incompetentes assim la onde o vento faz a curva.


  3. Paulo diz:

    Gostei.
    Não autorizo nada. Mas escrevo, pois sim, pois estes chatos , enjoados de ideologia de direita ou esquerda somente atrapalham, não contribuem em nada.
    Enchem a paciência.

    Até


    1. Michelle diz:

      Não só escreveu. Mandou "sutilmente" ficar em silêncio.


  4. Paulo diz:

    Novamente a sra. Michelle com sua fala ideológica. Se não for ajuda, fique em silêncio.


    1. Michelle diz:

      E quem é vc pra autorizar quem comenta aqui, infeliz?


  5. Alarcon R Ferreira diz:

    A Amazônia é o pulmão não só do Brasil,mas do mundo. Temos que cuidar e garantir sua preservação Sr.Presidente. Sou do interior e vejo as áreas q foram destruídas como há uma mudança climática por exemplo,a chuva é escassa. #Vamos preservar nossa Amazonia.


  6. Alessandra diz:

    Certas as juízas! Tem que proteger a natureza! A vida de todos depende disso!


  7. Michelle diz:

    Depois falam que o MPF não é partidário. As outras unidades nem um pio. Mas se é pra ir contra o governo, aí acordam.


    1. Fernando diz:

      Que comentário sem nexo. O MPF deve fazer valer a lei, e a lei diz que em algumas situações é preciso destruir os objetos utilizados na prática do crime ambiental. Se não queimar, no minuto seguinte à saída dos agentes do Ibama eles continuam a destruição.