Notícias

Meio ambiente perde um dos seus maiores fotógrafos

Haroldo Palo Jr faleceu no sábado (25) em decorrência de um infarto. O naturalista e documentarista brasileiro deixa uma vasta obra que vai de fotografias a filmes

Sabrina Rodrigues ·
27 de novembro de 2017 · 6 anos atrás
Formado em engenharia eletrônica e computação, a partir de 1979, Haroldo Palo Jr passou a se dedicar exclusivamente à fotografia de natureza. Foto: Facebook.
Formado em engenharia eletrônica e computação, a partir de 1979, Haroldo Palo Jr passou a se dedicar exclusivamente à fotografia de natureza. Foto: Facebook.

A natureza perdeu um dos seus mais admiráveis entusiastas. O fotógrafo, naturalista e documentarista brasileiro, Haroldo Palo Jr, não resistiu a um infarto e faleceu, no último sábado (25), aos 64 anos, em São Carlos, São Paulo.

Haroldo Palo Jr nasceu em 17 de novembro de 1953 e dedicou a vida ao meio ambiente. Formado em engenharia eletrônica e computação pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), a partir de 1979, passou a se dedicar exclusivamente à fotografia de natureza.

Palo Jr possuía um acervo com 281 mil fotografias, participou de oito expedições para a Antártida, entre os anos de 1984 e 1995. Cineasta da natureza, durante todos esses anos dedicados ao meio ambiente, Haroldo Palo Jr também produziu diversos trabalhos em vídeo, entre eles, o filme celebrando os  30 anos da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). Entre os vários livros em que trabalhou como autor e editor estão Borboletas do Brasil, Guia completo para identificação das aves do Brasil, Besouro do Brasil, entre outros.

 

Leia Também

Filme de Haroldo Palo Jr. mostra belezas naturais brasileiras

Estação Comandante Ferraz

Natureza na cabeça

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
22 de abril de 2008

Natureza na cabeça

Considerado um dos maiores naturalistas vivos do mundo, o biólogo alemão radicado no Brasil Rolf Grantsau é do tipo que larga tudo para ver um beija-flor raro na Caatinga.

Fotografia
12 de março de 2012

Estação Comandante Ferraz

Para o fotógrafo Haroldo Palo Jr., a Antártica é o local mais impressionante da Terra. Foto: Haroldo Palo Jr.

Salada Verde
4 de janeiro de 2016

Filme de Haroldo Palo Jr. mostra belezas naturais brasileiras

Produção comemora os 30 anos da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), uma das principais ONGs conservacionistas do país.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. celso diz:

    Obrigado por tudo, com grande disposição e empenho pessoais Haroldo. Mostrando um Mundo muito mais estético, mais bonito.

    Boa passagem.


  2. clovis borges diz:

    O legado de Haroldo Palo Jr. é inestimável. Como grande fotógrafo de natureza, conservacionista sensível e com um conhecimento amplo e variado sobre a natureza brasileira. Perseguidor incansável da perfeição. Meticuloso em todos os seus magníficos trabalhos, que resplandecem beleza. Um sentimento muito profundo de perda é a consequência de sua prematura passagem. Um verdadeiro e próximo amigo. Um artista incomparável.


  3. Foi inspirador e mestre para muitos dos fotógrafos de natureza de hoje, e continuará sendo, pois seu trabalho e contribuição às causas ambientais extrapola o limite do corpo. Lamento a perda de um amigo, que mesmo de pouca proximidade, sempre foi muito querido e disposto. Só tenho a agradecer o legado que nos deixa, e torcer para que seu exemplo continue inspirando as novas gerações.


  4. Marc Dourojeanni diz:

    Haroldo, por meio das suas magnificas fotografias, fez muito pelo ambiente. Sua perda, tão súbita como prematura, deixa um grande vazio.