Lançado livro sobre raias de água doce da América do Sul

Publicação é a continuação de uma iniciativa que reuniu 67 pesquisadores vinculados a 32 organizações de 7 países. Livro, escrito em espanhol, está disponível em PDF

16 de fevereiro de 2017 · 7 anos atrás
Raia de água doce. Foto: Andrew Kuchling/ Wikimedia Commons
Raia de água doce. Foto: Andrew Kuchling/ Wikimedia Commons.

A raia de água doce (Potamotrygonidae) é uma espécie de peixe de pele lisa e possuem cauda onde se localizam os seus venenosos ferrões. Endêmicas das águas doces da América do Sul, essa espécie tem uma grande importância, principalmente, no setor pesqueiro ornamental, mas também é usado como alimento na pesca esportiva e exerce impacto sobre a saúde pública. Para aprofundar mais os conhecimentos sobre essa espécie, 67 pesquisadores vinculados a 32 organizações de 7 países, uniram-se para produzir o livro “Raias de água doce (Potamotrygonidae) da América do Sul. Parte II: Colômbia, Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina”.

O projeto faz parte de uma linha de trabalho de longo prazo sobre recursos aquáticos e pesqueiros da América do Sul, cujo processo editorial foi liderado pelo Instituto de Investigação de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt (IAvH) da Colômbia e três universidades brasileiras: Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade de São Paulo – USP e Universidade Estadual Paulista – Unesp. O professor Domingos Garrone Neto foi um dos editores da obra e ressalta o trabalho em conjunto: “a publicação demonstra a importância do trabalho em rede, especialmente com a integração de diversas instituições nacionais e internacionais de pesquisa”.

O livro é a continuação de uma iniciativa que teve início em 2012, quando vários países da área de distribuição da família Potamotrygonidae resolveram se unir, ao perceber que a espécie estava em declínio ou que era praticamente desconhecido. Daí, surgiu o “Raias de água doce (Potamotrygonidae) da América do Sul. Parte I: Colômbia, Venezuela, Equador Peru, Brasil, Guiana, Suriname e Guiana Francesa: diversidade, bioecologia, uso e conservação”, publicado em 2013. Agora, quatro anos depois e levando em conta novas informações, os pesquisadores reuniram-se para esta nova publicação.

Clique aqui para baixar a versão do livro em PDF (em espanhol).

livro-raias-divulgacao