Notícias

Justiça nega recurso e mantém suspensão de licenciamento da Belo Sun

TRF1 decidiu que licenciamento está suspenso até que a consulta prévia às comunidades indígenas Juruna e Arara da Volta Grande seja realizada

Sabrina Rodrigues ·
6 de dezembro de 2017 · 6 anos atrás
Justiça suspende novamente licenciamento da mineradora Belo Sun. Foto: Victor Moryiama.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, negou recurso da mineradora canadense Belo Sun e mantém a suspensão de licenciamento da mineradora. Em julgamento realizado nesta quarta-feira (06), o órgão julgador determinou que a empresa realize consulta prévia, livre e informada, às comunidades indígenas Juruna e Arara da Volta Grande do Xingu sobre o empreendimento.

Com a decisão, o TRF1 acolhe o pedido do Ministério Público Federal (MPF) que, em 2013, entrou com ação civil pública para que a consulta fosse realizada para as comunidades indígenas afetadas pela Belo Sun.

Tanto a mineradora quanto o estado do Pará perderam todas as vezes em que recorreram contra a consulta prévia e contra obrigação de realizar o Estudo de Componente Indígena (ECI), que a Belo Sun chegou a apresentar anteriormente, mas que foi rejeitado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) por insuficiência de dados. Em relação à consulta prévia, um dos argumentos levantados pela mineradora é que falta regulamentação sobre a consulta no Brasil. Mas, com a adoção de protocolos de consulta elaborados pelas comunidades, a Justiça retirou a necessidade de regulamentação.

Agora, o único recurso cabível é junto ao Supremo Tribunal Federal.

Belo Sun é considerada o maior projeto de mineração de ouro no país. A mineradora canadense, desde a sua origem, segue os mesmos caminhos da sua vizinha, a hidrelétrica Belo Monte, com impactos ambientais e sociais gigantescos e ignorando o impacto sobre os povos indígenas.

Seminário sobre Belo Sun é interrompido por ato de prefeito de Senador José Porfírio

No dia 29 de novembro, aconteceu um incidente na Universidade Federal do Pará (UFPA) envolvendo o prefeito do município de José Porfírio, Dirceu Biancardi (PSDB), professores e estudantes que participavam do seminário “Encontro Veias Abertas de Volta Grande Xingu”, no auditório da universidade, em Belém. O Seminário tinha o objetivo de analisar os impactos socioambientais da exploração de ouro da mineradora Belo Sun.

Segundo relatos, o prefeito, que é um conhecido defensor da mineradora, acompanhado de três vereadores, entrou aos gritos, proferindo ataques verbais aos presentes no auditório, com faixas e cartazes com as frases “Não queremos Ongs falando por nós”, “Queremos emprego e desenvolvimento. E tudo isso é Belo Sun.”

O auditório foi trancado pelo grupo do prefeito e o seminário não pode ser realizado.

O município de José Porfírio será beneficiado pela construção da mineradora, que prometeu contratar 30% dos moradores do município, além da arrecadação com o pagamento de impostos que poderá chegar a um montante de R$ 30 milhões e royalties. A estimativa é que a Belo Sun pague royalty anual de R$ 5 milhões ao município.

Sobre o ocorrido a UFPA lançou nota repudiando aquilo que chamou de “agressão à autonomia universitária” e informa que solicitou à Polícia Federal as medidas cabíveis sobre o caso. No texto, a reitoria da universidade declara que “o prefeito do município de Senador José Porfírio, Sr. Dirceu Biancardi, acompanhado de três vereadores daquele município, impediu a realização da atividade acadêmica programada e impossibilitou que os responsáveis pelo debate ou quaisquer pessoas afetas à UFPA saíssem do auditório para entrar em contato com o serviço de segurança institucional ou com a Administração Superior da UFPA. Os apoiadores do prefeito também agrediram verbalmente os presentes à atividade, coordenada pela profa. Dra. Rosa Acevedo Marin”.

Ainda em nota, a reitoria afirma que está solicitando a apuração detalhada dos fatos e a devida responsabilização dos autores da agressão e que “não será tolerante com qualquer tentativa de intimidação de membros da comunidade universitária e tomará as providências necessárias para resguardar o seu direito à livre manifestação e à difusão do conhecimento aqui produzido”.

Leia Também

O que é Licenciamento Ambiental

Justiça suspende licença de instalação da mineradora Belo Sun (de novo)

 

Justiça suspende licença de Belo Sun

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
22 de fevereiro de 2017

Justiça suspende licença de Belo Sun

Decisão do juiz da vara agrária de Altamira atendeu a liminar da Defensoria Pública do Pará, que apontou irregularidades fundiárias e desassistência à população local

Notícias
12 de abril de 2017

Justiça suspende licença de instalação da mineradora Belo Sun (de novo)

Decisão se baseia no fato da mineradora não ter realizado um estudo adequado sobre os impactos da obra sobre os indígenas da região

Dicionário Ambiental
30 de junho de 2013

O que é Licenciamento Ambiental

Um guia ((o))eco para que você aprenda um pouco mais sobre o instrumento de administração pública intitulado licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.