Notícias

ICMBio oficializa abertura de Alcatrazes ao turismo

Ministro do Meio Ambiente assinará na quarta-feira portaria que regulamenta a atividade no arquipélago. Refúgio completou um ano no mês passado

Daniele Bragança ·
12 de setembro de 2017 · 7 anos atrás
O arquipélago dos Alcatrazes abriga espécies endêmicas e possui a fauna recifal mais conservada e biodiversa do Sudeste e Sul do Brasil. Foto: Leandro Coelho/Flickr.
O arquipélago dos Alcatrazes abriga espécies endêmicas e possui a fauna recifal mais conservada e biodiversa do Sudeste e Sul do Brasil. Foto: Leandro Coelho/Flickr.

Fechado a visitação pública desde que era área de treinamento de tiro da Marinha, o Arquipélago de Alcatrazes será aberto ao ecoturismo. A portaria que regulamentará a atividade será assinada na quarta-feira (13), em evento que reunirá os ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, e da Defesa, Raul Jungmann.

A assinatura marcará o fim (e uma nova etapa) de uma novela que começou na década de 90 e só terminou agora. Localizado em São Sebastião (SP), no litoral norte de São Paulo, e de enorme potencial turístico, o Arquipélago de Alcatrazes era área de treinamento da Marinha. Por décadas os ambientalistas lutaram para transformar o local em Parque Marinho. A luta seguiu a burocracia estatal e só saiu do papel em agosto de 2016, três anos após a Força Armada apoiar publicamente a criação de uma área protegida lá. Mas o que a princípio seria Parque, onde a visitação pública é obrigatória, virou Refúgio, categoria de Unidade de Conservação onde o uso público é opcional. Houve protestos.

A assinatura e publicação do decreto que permite atividades de mergulho recreativo e passeio embarcado para observação da fauna coloca um ponto final na polêmica. Os apoiadores do Uso Público venceram.

Solenidade

Mergulho contemplativo será uma das atrações no refúgio. Foto: Leandro Coelho/Flickr.
Mergulho contemplativo será uma das atrações no refúgio. Foto: Leandro Coelho/Flickr.

A assinatura da Portaria de Autorização para Visitação em Alcatrazes acontecerá nesta quarta-feira (13), às 15h, na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião (SP). Além dos ministros Meio Ambiente e da Defesa, a solenidade contará com a presença do presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, e da diretora da SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota.

Antes, haverá um passeio de barco no Arquipélago. Na visita, os visitantes não encontrarão as mercadorias que caíram de 46 contêineres em Santos no dia 11 e que atingiram a área protegida no dia 24. A empresa Log-In, responsável pelos resíduos (que vão de lembrancinhas natalinas, porta-retrato e potes de plásticos a escovas de dente e embalagens de produtos) já realizou a limpeza no local.

Após a assinatura da portaria, as empresas de turismo e profissionais autônomos interessados, que atenderem os pré-requisitos estabelecidos no documento, poderão se cadastrar para prestar serviços de visitação no Refúgio. Não será permitido desembarque nas ilhas, por motivo de segurança. A perspectiva é que no início de 2018 o turismo no local esteja já em funcionamento.  “O turismo em Alcatrazes é uma antiga reivindicação de vários setores locais, que possibilita a apropriação e a valorização pela sociedade desse importante patrimônio natural”, argumenta a chefe do Núcleo de Gestão Integrada de ICMBio Alcatrazes, Kelen Luciana Leite.

O refúgio, que completou um ano no dia 03 de agosto, é gerido de forma unificada com a Estação Ecológica Tupinambás, compondo o Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Alcatrazes.

 

Leia Também

Finalmente governo decreta criação do Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes

Alcatrazes: mudança no projeto original gera críticas por falta de transparência

Alcatrazes: 23 anos esperando pelo parque nacional

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
11 de abril de 2016

Alcatrazes: 23 anos esperando pelo parque nacional

Parque nacional recomendado pela academia e desejado pela sociedade espera há mais de duas décadas para ser criado, sem sinal de que isso ocorrerá.

Reportagens
14 de outubro de 2015

Alcatrazes: mudança no projeto original gera críticas por falta de transparência

ICMBio mudou para “refúgio da vida silvestre” projeto que transformava arquipélago do litoral de São Paulo em “parque nacional marinho”.

Notícias
3 de agosto de 2016

Finalmente governo decreta criação do Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes

Após quase três décadas de luta pela proteção da área usada como base de tiro da Marinha, unidade de conservação é criada no local. O Refúgio tem 67 mil hectares.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. MI-MI-MI diz:

    "Mas o que a princípio seria Parque, onde a visitação pública é obrigatória, virou Refúgio, categoria de Unidade de Conservação onde o uso público é opcional. Houve protestos." E os protestos se provaram mero MI-MI-MI, pois a visitação ocorrerá, tanto faz as duas categorias PARNA E REVIS