Notícias

Grupo de supermercados da Suécia boicota alimentos brasileiros

Maior vendedor de produtos orgânicos da Suécia para de vender produtos brasileiros após aumento no número de registros de agrotóxicos permitidos no Brasil

Fernanda Wenzel ·
6 de junho de 2019 · 5 anos atrás
A rede de supermercados Paradiset, a maior vendedora de produtos orgânicos da Suécia, anunciou nesta quinta-feira (6) um boicote aos alimentos brasileiros em retaliação ao alto número de registros de agrotóxicos. Foto: Pixabay

A rede de supermercados Paradiset, a maior vendedora de produtos orgânicos da Suécia, anunciou nesta quinta-feira (6) um boicote aos alimentos brasileiros. Em vídeo divulgado pela RFI, o presidente do grupo, Johannes Cullberg, explicou que a decisão é uma retaliação ao alto número de registros de agrotóxicos no Brasil. Desde o início do ano, 197 novos produtos foram autorizados a ingressar no mercado brasileiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Nós decidimos banir todos os alimentos do Brasil até o Sr. Bolsonaro parar sua louca política de permissão de uso de pesticidas quase livremente”, disse Cullberg. Ele também pediu que outras empresas sigam o mesmo caminho: “E nós fazemos um apelo a todas as outras redes de supermercados e compradores de alimentos, que parem de comprar produtos do Brasil até que isso mude. Nós temos que pensar no nosso planeta, famílias, fazendeiros. Então, Sr. Bolsonaro, dê um jeito nisso e pare agora”.

Questionado pelo ((o))eco sobre os riscos que a atual política de agrotóxicos pode acarretar às exportações brasileiras, o Mapa enviou a seguinte nota: “O governo brasileiro não recebeu nenhuma comunicação da DG Santè, a agência europeia de saúde e segurança dos alimentos, a respeito dos produtos exportados pelo Brasil para a Suécia ou qualquer outro país europeu”.

Dos 197 produtos que receberam aval do Ministério da Agricultura neste ano, 26% tem como base princípios ativos proibidos da União Europeia. Como ((o))eco mostrou recentemente, um deles é o Fipronil, associado à mortandade de abelhas. Outros 31 agrotóxicos têm como base o Glifosato, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como potencialmente cancerígena. Duas decisões da justiça norte-americana responsabilizaram a Monsanto e a Bayer após concluírem que o Glifosato contribui para o desenvolvimento de câncer em duas pessoas.

 

Leia Também

Governo registra mais três agrotóxicos associados à mortandade de abelhas

Organizações Internacionais lucram milhões com contrabando de agrotóxicos

Brasil registra mais de um agrotóxico por dia em 2019

 

  • Fernanda Wenzel

    Fernanda Wenzel é jornalista freelancer especializada em Amazônia e meio ambiente.

Leia também

Reportagens
7 de abril de 2019

Brasil registra mais de um agrotóxico por dia em 2019

Foram 121 novos registros em 3 meses de governo e maioria dos produtos são antigos. 41% dos agrotóxicos registrados são extremamente ou altamente tóxicos

Reportagens
22 de maio de 2018

Organizações Internacionais lucram milhões com contrabando de agrotóxicos

Mesmo com repreensão, alta margem de lucro é um estímulo à reincidência no crime. Ibama defende padronização da legislação no continente

Reportagens
26 de maio de 2019

Governo registra mais três agrotóxicos associados à mortandade de abelhas

Os produtos estão em uma leva de 31 agrotóxicos registrados na última semana. Já são 197 novos registros em 2019, uma média de mais de um por dia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. Marcelo Ricardo diz:

    deveriamos cancelar os caças gripem suecos tambem.Pagar na mesma moeda


  2. Leo diz:

    Não está certo agredir- lhe desta maneira.

    O sr. tem toda razão.


  3. Carlos Magalhães diz:

    Supermercados suecos boicotando produtos brasileiros? Nossa, abalou Bangu.

    Precisamos tomar cuidado para esse mercado não acabar com o agronegócio do Brasil.


  4. Roberto Lemos diz:

    Quando o Ministério da Agricultura liberou esses agrotóxicos, o fez perante pedido do ministro do Meio Ambiente.
    E ele em sua atual posição, sabia dos riscos que toda a agropecuária brasileira estava correndo com essa liberação, ele compactuou com isso.
    E não é novidade para ninguém, principalmente para o presidente da República.
    Pois colocou em um cargo de ministro do Meio Ambiente, uma pessoa já condenada por crimes contra o meio ambiente.
    Acho que a única meta desta atual gestão, é "crescimento".
    Eles só não entendem, que crescimento se dá com todas as áreas do governo funcionando como deveria. Não se pode ter crescimento sem empregos, saúde, educação, saneamento básico e principalmente, sem consciência ambiental.
    O governo aos poucos está tirando o nosso país de nós mesmos.
    E de quem é a culpa?
    Nossa!!!
    Sim, nossa, porque se há uma má administração no governo, a culpa é dos eleitores, que se segaram com promessas de segurança e desenvolvimento, coisa que nunca vai acontecer nessa gestão, pois não se sabe até hoje quem governa esse país, ou seja, o presidente , os filhos dele ou o vice!
    Quero dar meus parabéns também as contribuições para os ministros, senadores, governadores e deputados, sim, a culpa maior são de vocês.
    O Brasil está tão pero de melhorar, como a lua do firmamento.


  5. Rodolfo diz:

    Todo mundo sabe que não é pelo agrotóxico. Esses afetados estão chorando é pela política mesmo.