Notícias

Governo ameaça desmontar Conama, alertam ambientalistas

Reunião para discutir a revisão do Regimento Interno do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) pode resultar em desmonte e redução da participação da sociedade civil

Carolina Lisboa ·
19 de março de 2019 · 5 anos atrás
Ricardo Salles propõe mudanças no Conama. Acima, foto da reunião realizada em novembro do ano passado. Foto: Paulo de Araújo/MMA.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, convocou para esta quarta-feira, 20 de março, uma reunião extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente, cuja pauta será a revisão do regimento interno. Na reunião, é possível que o Conama seja reestruturado e tenha reduzida a participação da sociedade civil. Várias instituições assinaram um manifesto lançado pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) e endereçado ao Conama, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e a outras entidades, pedindo atenção ao caso.

O Ministério Público Federal (MPF) também manifestou preocupação com o desmonte, conforme ofício enviado ao ministro Ricardo Salles, no qual a procuradora Fátima Aparecida de Souza Borghi, representante do MPF no Conama, recomenda que “o seu regimento tem que guardar estrita obediência e sintonia com o arcabouço jurídico, que funciona como verdadeira bússola à atuação do Conselho, quer seja na sua composição, quer seja no seu funcionamento”.

De acordo com Bráulio Ferreira de Souza Dias, ex-secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB) e atual professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), o Conama é um dos instrumentos chave criado pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em 1981. “Será grande retrocesso se houver um desmonte e desvirtuamento do Conama – todo o país perderá pois as questões ambientais são complexas e o Conama é um grande fórum de diálogo para aprimorar políticas públicas”, ressaltou.

O Conama foi instituído pela Lei Federal nº 6.938/81 e é o órgão colegiado brasileiro responsável pela adoção de medidas de natureza consultiva e deliberativa acerca do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). De acordo com conselheiros e entidades ligadas à causa do meio ambiente, o Ministério deu um prazo até 27 de fevereiro para que membros do Conselho enviassem sugestões para o “aprimoramento do colegiado”. Contudo, não especificou quais seriam as mudanças pretendidas. Para os conselheiros, esse prazo é curto e impede uma discussão mais ampla sobre ajustes a serem feitos no Conselho.

Daniel Melo Barreto, representante das ONGs Ambientalistas do Nordeste e membro suplente do Conselho, alertou: “Tudo indica que tenhamos um desmonte e, principalmente, uma redução da participação da sociedade civil dentro do Conselho. Algumas instituições como o Ministério de Minas e Energia, Controladoria-Geral da União, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Confederação Nacional do Transporte apresentaram sugestões neste sentido. Destaca-se que são instituições e órgãos que estão mais preocupados como o viés econômico do que com o ambiental”.

 

Leia Também 

O que é o CONAMA

Em defesa do Conama

Conama: ambientalistas deixam grupo que discute mudanças no licenciamento ambiental

 

  • Carolina Lisboa

    Jornalista, bióloga e doutora em Ecologia pela UFRN. Repórter com interesse na cobertura e divulgação científica sobre meio ambiente.

Leia também

Notícias
13 de abril de 2016

Conama: ambientalistas deixam grupo que discute mudanças no licenciamento ambiental

Em protesto, representantes da sociedade civil não participarão mais da discussão que modifica resoluções em vigor sobre licenciamento

Colunas
11 de agosto de 2005

Em defesa do Conama

A história do Conselho Nacional do Meio Ambiente é o melhor argumento para contestar os críticos que, neste momento de crise, questionam sua legalidade.

Dicionário Ambiental
27 de janeiro de 2014

O que é o CONAMA

Dentro do Sistema Nacional do Meio Ambiente, IBAMA e ICMBio são os órgãos que executam políticas ambientais. Conheça aqui o órgão que decide quais serão as políticas a adotar.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 9

  1. Paulo diz:

    Estas falas, me lembram do caso do companheiro(a) que foi traido pelo seu companheira(o), no sofá da sala.
    Ao invés de resolver a situação com o traidor(a), o traído(a) acha que resolveu a situação simplesmente queimando o sofá.


  2. Lokão diz:

    Tronquillo, Zen, é só papo furado.


  3. Adílio, Troca diz:

  4. João Marcos diz:

    A distribuição de cadeiras no CONAMA teria que mudar sim, mas mudar dando mais igualdade à representação e participação social nas questões ambientais e não ao contrário, como quer o ministro.


  5. Flávio Zen diz:

    As fontes de composição dos conselhos. Basta acessar um conselho de sua livre escolha e analisar as declarações e posições ideologicas de muitos de seus componentes. Use um browser de sua escolha, ou nesta plataforma, digite conselho e veja as declarações de seus representantes.


  6. Flávio Zen diz:

    Pois é. O grande drama é que estes conselhos funcionam como sovietes, ou seja, além do aparelhamento da maquina pública, aparelham também a representação social. O mais incrível é que estes sovietes nestes anos de inverno petista, não foram capazes de impedir o desmonte do Código Florestal, a penúria das unidades de conservação, o massacre de indígenas e comunidades tradicionais, a farra das hidreletricas e o assombroso caso da manutenção de enxofre nos combustíveis…


  7. Flávio Zen diz:

    O problema é que os conselhos estão tão aparelhados ideologica e politicamente que fica praticamente impossivel buscar o consenso. Afinal, toda a imprensa militante, ambientalistas, academia , ongs entre outros, desde o período elçeitoral tiveram o cuidade de se destacar como RESISTÊNCIA.
    A pergunta que fica é se é conveniente querer transformar os conselhos em bunkers de oposição politica e ideológica.


    1. José diz:

      Flavio Zen, para pra pensar, se os conselhos fossem tão aparelhados ideológica e politicamente, como vc escreve, seria fácil encontrar consenso. Se o consenso é difícil é porque os conselhos estão representando alguma complexidade.


  8. Luis diz:

    Onde vamos chegar com essas abruptas interrupções de conselhos e diretorias que respondem pela sociedade civil e o ambiente que vivemos?