Notícias

Desmatamento coloca em risco até 57% das espécies de árvores da Amazônia

Estudo realizado por mais de 150 pesquisadores demonstra que é preciso cuidar mais das áreas protegidas para reduzir extinção de espécies.

Vandré Fonseca ·
30 de novembro de 2015 · 8 anos atrás
Pesquisa calcula que 8.690 espécies de árvores amazônicas podem estar sob risco de extinção. Foto: Befreetoo
Pesquisa calcula que 8.690 espécies de árvores amazônicas podem estar sob risco de extinção. Foto: Befreetoo

Manaus, AM — Mais de metade das espécies de árvores da Amazônia estão ameaçadas, segundo estudo publicado em novembro, na revista Science Advances, por um grupo de 158 pesquisadores de 21 países, inclusive Brasil. A boa notícia é que, se realmente protegidas, Unidades de Conservação e Terras Indígenas podem reduzir esse potencial de extinção maciça na região.

Os pesquisadores já haviam estimado há dois anos que na Amazônia existem mais de 15 mil espécies arbóreas. No novo estudo, compararam dados de monitoramentos da região com mapas atuais e projeções de desmatamento, para estimar quantas espécies arbóreas podem estar ameaçadas e onde o problema é mais grave.

Eles estimam que o desmatamento coloque em risco de 36% a 57% das espécies da região, pelos critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês). De acordo com as contas, 8.690 espécies arbóreas podem estar sob risco de extinção. Neste cenário mais pessimista, chamado de business-as-usual (BAU) pelos pesquisadores), um terço do desmatamento ocorreria até 2050 em áreas protegidas.

No outro cenário, em que o desmatamento em áreas protegidas seria de 16% do total de floresta perdida, pouco mais de ⅓ das espécies estão ameaçadas. A notícia ainda não é boa, mas reforça a importância de Unidades de Conservação e Terras Indígenas para a manutenção da biodiversidade na Amazônia.

“Nos últimos 50 anos, os países amazônicos formalizaram uma grande rede de áreas protegidas e de territórios indígenas, que agora perfazem 52,2% da bacia: 9% em reservas de conservação estrita e 44,3 % em reservas de uso sustentável e indígenas”, afirma a bióloga brasileira Maria Teresa Piedade, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). “Os modelos do trabalho sugerem que todas as 4.953 espécies arbóreas comuns são protegidas em algum grau por áreas protegidas”.

Os autores do estudo fazem, porém, uma ressalva. Parques e reservas só podem prevenir a extinção de espécies ameaçadas se o ritmo de degradação destas áreas não aumentar. E eles lembram que as áreas protegidas também sofrem ameaças, como a construção de hidrelétricas, mineração, queimadas e secas, estas duas últimas intensificadas pelo aquecimento global. E isto sem contar as invasões de terras indígenas.

Com base neste estudo, eles estimaram também o total de espécies de árvores tropicais ameaçadas em todo o mundo e concluíram que a maioria destas 40 mil espécies está ameaçada.

Não é difícil imaginar também que nas regiões com maior desmatamento na Amazônia o risco de extinção seja maior. “Nas zonas mais afetadas do arco do desmatamento, um terço das espécies arbóreas já perdeu 30% de suas populações para o desmatamento, e mais da metade provavelmente está globalmente ameaçada com base na perda florestal projetada e histórica”, afirma Maria Teresa Piedade. “Reduzir as taxas de desmatamento e aumentar as áreas de proteção nessas regiões seria fundamental para reverter e/ou conter esse processo”, conclui.

 

 

Leia também
Desmatamento aumenta 16% na Amazônia
WWF analisa 10 anos de combate ao desmatamento na Amazônia
“Temos que zerar o desmatamento agora”, diz Antonio Nobre

 

 

 

Leia também

Reportagens
3 de novembro de 2014

“Temos que zerar o desmatamento agora”, diz Antonio Nobre

A floresta amazônica é insubstituível. Novo relatório de cientista do INPA mostra que cortá-la é condenar o sul do país à secas.

Reportagens
10 de março de 2015

WWF analisa 10 anos de combate ao desmatamento na Amazônia

ONG faz balanço da política nacional contra o desmatamento da região, aponta falhas e conclui que problema está longe de ter sido superado.

Notícias
27 de novembro de 2015

Desmatamento aumenta 16% na Amazônia

Governo anunciou no final da tarde desta quinta-feira que a Amazônia perdeu 5,8 mil km² de floresta. É o segundo aumento na taxa desde 2008.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Alanis Bianchi diz: