Notícias

Denúncia de omissão do Estado na morte de ambientalista chega à OEA

Raimundo dos Santos Rodrigues foi assassinado no Maranhão após ameaças por denunciar desmatamento ilegal. Foi assassinado quando chegava em casa.

Rafael Ferreira ·
2 de setembro de 2015 · 9 anos atrás
O ambientalista, membro do , combatia o desmatamento dentro da Reserva Biológica do Gurupi. Foto: Ismar Inger/Greenpeace
O ambientalista, membro do , combatia o desmatamento dentro da Reserva Biológica do Gurupi. Foto: Ismar Inger/Greenpeace

O assassinato do conselheiro da Reserva Biológica do Gurupi, Raimundo dos Santos Rodrigues, chegou à Organização dos Estados Americanos (OEA). A denúncia partiu da Organização Não Governamental de Direitos Humanos Justiça Global.

A denúncia foi enviado para as relatorias da OEA de Execuções Sumárias, Defensores de Direitos Humanos e de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

Raimundo dos Santos Rodrigues vinha denunciando a ação de madeireiros ilegais na região e virou alvo de ameaças. Na tarde do dia 25 de agosto, pistoleiros deram cabo da vida do ambientalista, que estava chegando em casa. A esposa de Raimundo também foi atingida e está internada Hospital Municipal de Imperatriz.

Segundo a ONG Justiça Global, as ameaças contra o ambientalista haviam sido comunicadas à Ouvidoria Nacional Agrária, mas nada foi feito. A ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário tem o  objetivo de prevenir e mediar os conflitos agrários na zona rural.

OEA

A preocupação com segurança dos outros conselheiros e dos moradores da comunidade Brejinho das Onças, localizada no interior da Reserva Biológica do Gurupi, levou a Justiça Global a enviar uma denúncia à OEA. Era nessa comunidade que Raimundo vivia com sua família.

Ainda segundo a ONG, além do conflito com madeireiros, a comunidade também sofre a perseguição de um latifundiário ligado a políticos locais.

A Reserva Biológica do Gurupi está conectada com as Terras Indígenas Alto Turiaçú, Awá e Carú. Juntas, elas protegem o último remanescente de Amazônia no Maranhão, mas a riqueza da floresta está ameaçada pela ação de madeireiros ilegais.

Não é a primeira vez que um defensor desse patrimônio é assassinado na região. Em abril, o agente indígena de saneamento Eusébio Ka’apor foi assassinado com um tiro nas costas, na mesma região e pelo mesmo motivo: lutar contra a exploração ilegal de madeira.

 

 

Saiba Mais
Nota Pública sobre o assassinato de José Santos Rodrigues | A morte da floresta, a morte de todos nós

Leia Também
Ambientalista que denunciava madeireiras ilegais é assassinado no Maranhão
Metade das mortes de ambientalista no mundo ocorreu no Brasil
Biólogo que denunciava crimes ambientais é encontrado morto

 

 

 

Leia também

Notícias
7 de agosto de 2013

Biólogo que denunciava crimes ambientais é encontrado morto

Corpo foi encontrado em uma cachoeira em Rio Claro, no sul Fluminense, dentro do Parque Estadual Cunhambebe. Polícia suspeita de vingança.

Notícias
17 de abril de 2014

Metade das mortes de ambientalista no mundo ocorreu no Brasil

Ranking realizado em 35 países contabilizou 908 assassinatos entre 2002 e 2013. No Brasil, 448 pessoas foram mortas por defender o meio ambiente

Notícias
26 de agosto de 2015

Ambientalista que denunciava madeireiras ilegais é assassinado no Maranhão

Raimundo Rodrigues era conselheiro da Reserva Biológica do Gurupi desde 2012 e sofreu uma emboscada quando estava chegando em casa.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.