Notícias

Construir um bairro sustentável é a missão do novo game Block’Hood

Arquitetura sustentável é o tema do jogo, que simula a construção do seu próprio bairro sobre o dever de equilibrar o uso dos recursos

Duda Menegassi ·
24 de maio de 2016 · 8 anos atrás

BlockHood - image2

Jogos onde o usuário é responsável por construir casas e cidades inteiras não são novidade, mas desde março um novo game tem chamado atenção por trazer um conceito diferente: a eco-arquitetura. Block’Hood, ainda sem nome em português, foi desenvolvido pelo arquiteto Jose Sanchez como um projeto de pesquisa na Escola de Arquitetura da Universidade do Sul da Califórnia, mas a Devolver Digital comprou a ideia. O jogo hoje está disponível na plataforma Steam para Early Acess, que é uma forma de distribuir o jogo antecipadamente, ainda inacabado, para que os próprios usuários comentem, dêem sugestões e façam críticas que ajudem os desenvolvedores a chegar ao melhor produto final possível.

Com um design simples, porém atraente, o game te faz começar do zero a construção de um bairro, onde o foco de expansão é para cima e não para os lados – é possível criar prédios de até 20 andares. O jogador precisa garantir os recursos básicos: água, ar fresco e eletricidade; o que no jogo significa criar uma fonte, construir um painel solar e plantar árvores. Block’Hood, dentro da lógica de cidade sustentável, trabalha com a ideia de que é necessário equivaler o consumo com a produção e para isso às vezes é preciso fazer malabarismo para compensar o desperdício de uns com a economia e geração de outros quarteirões.

No game, diferentemente de outros jogos da categoria, não há uma população para cobrar medidas e ações de seu governante. O objetivo é manter a sustentabilidade do seu bairro e atender às necessidades de cada quarteirão, do ponto de vista de um arquiteto que planeja cuidadosamente a “cidade perfeita”, capaz de equilibrar sua demanda por recursos com a produção dos mesmos.

Confira o vídeo produzido pelo Block’Hood:

 

 

Leia Também

Confortáveis, quentinhas e fresquinhas

http://www.oecocidades.com/dez-cidades-sustentaveis-do-mundo/

Uma casa sustentável perdida entre a neve

 

 

 

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
30 de janeiro de 2013

Uma casa sustentável perdida entre a neve

Em Vermont, cercada pela neve do inverno, esta casa funciona usando energia solar, banheiro seco e um mínimo de combustíveis fósseis.

Reportagens
12 de julho de 2010

Confortáveis, quentinhas e fresquinhas

Resfriar um ambiente ou tomar um banho morno nem sempre precisa ser feito com alto consumo de energia. Soluções simples estão disponíveis.

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.