Notícias

Chile sediará Conferência do Clima em 2019

Após desistência de candidatura do Brasil, Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas ocorrerá no país quase vizinho. Preparação para a conferência será feita na Costa Rica

Daniele Bragança ·
14 de dezembro de 2018 · 5 anos atrás
Acordo de Paris
Notícias sobre os acordos climáticos de Paris.
Plenária da COP 24. Foto: COP24 Official/Flickr.

O Chile sediará a 25ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, em novembro de 2019. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (14), no encerramento da COP 24, na Polônia. Cotado para chefiar o evento, o Brasil preferiu desistir, alegando crise econômica e transição de governo.

Já se sabia que o a Conferência do Clima seria na América Latina, respeitando o rodízio por regiões feitos pelas Nações Unidas. A última COP no continente foi em 2014, em Lima. Chile sediará o evento principal, enquanto a Costa Rica cuidará das reuniões preparatórias da Conferência, a chamada pré-COP.

O Brasil se candidatou para sediar a COP 25 no final de 2017, em Fiji, mas enfrentava o veto da Venezuela, que retalhava o chamado Grupo de Lima, formado por Brasil e mais 10 países das três Américas (incluindo Canadá e México) que em 2017 não reconheceu a nova Constituinte venezuelana. Como as Nações Unidas decidem por consenso, qualquer país pode vetar a candidatura de outro. Maduro retaliou vetando qualquer proposta de países que fazem parte do Grupo de Lima. O veto foi retirado no dia 05 de outubro. Em 26 de novembro, o Brasil retirou a própria candidatura.

O país decidiu não sediar o evento baseado na ideia corrente do novo governo de que mudanças climáticas são ‘alarmismos climáticos’ e que o Acordo de Paris, assinado em 2015, precisa ser revisto. O Acordo de Paris foi ratificado pelo Congresso Nacional em setembro de 2016.

“Vamos sugerir mudanças no Acordo de Paris. Se não mudar, sai fora. Quantos países não assinaram? Por que o Brasil tem que dar uma de politicamente correto? Possivelmente danoso a nossa soberania?”, disse Jair Bolsonaro, em pronunciamento feito pelo Youtube na noite de quarta-feira (12), se inspirando no presidente americano, Trump, que retirou os Estados Unidos do acordo climático.

 

Leia Também 

“Loucos como Trump e Bolsonaro tiram minha esperança”, diz diretor de instituto alemão

Brasil desiste de sediar COP do Clima em 2019

“Isso não tem nada a ver com o Acordo de Paris”, diz pai do Triplo A

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
7 de dezembro de 2018

“Isso não tem nada a ver com o Acordo de Paris”, diz pai do Triplo A

Ambientalista colombiano Martín von Hidelbrand diz que ligação feita por Bolsonaro entre a negociação de clima e sua proposta para manter a conectividade de ecossistemas na Amazônia é “fake news”

Salada Verde
27 de novembro de 2018

Brasil desiste de sediar COP do Clima em 2019

Após comemorar candidatura do país para sediar a Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 25), Planalto recusa convite alegando restrições orçamentárias e novo governo

Notícias
14 de dezembro de 2018

“Loucos como Trump e Bolsonaro tiram minha esperança”, diz diretor de instituto alemão

Climatólogo John Schellnhuber diz que “com certeza” humanidade não conseguirá cumprir a meta de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.