Notícias

Aquecimento Global: por enquanto, aproveite o vinho

Aumento da temperatura tem antecipado colheita em vinhedos franceses, melhorando a qualidade dos vinhos. Mas não vai ser assim pra sempre.

Vandré Fonseca ·
23 de março de 2016 · 8 anos atrás
Vinhedos em Orange, na França, em junho de 2013. Muitas áreas da França tem registrado colheitas por séculos. Cientistas verificaram que as colheitas foram antecipadas dramaticamente nos últimos 35 anos. Crédito: Elizabeth Wolkovich
Vinhedos em Orange, na França, em junho de 2013. Muitas áreas da França tem registrado colheitas por séculos. Cientistas verificaram que as colheitas foram antecipadas dramaticamente nos últimos 35 anos. Foto: Elizabeth Wolkovich

Vinhedos em Orange, na França, em junho de 2013. Muitas áreas da França tem registrado colheitas por séculos. Cientistas verificaram que as colheitas foram antecipadas dramaticamente nos últimos 35 anos. Crédito: Elizabeth Wolkovich

Manaus, AM — Em parte graças ao aquecimento global, viticultores franceses têm produzido uma série de safras excepcionais. Isso acontece porque temperatura maiores antecipam a colheita da uva, o que normalmente resulta em uma bebida de melhor qualidade, pelo menos é o que dizem pesquisadores da Agência Espacial Americana (NASA) e da Universidade de Columbia (Estados Unidos), que analisaram mais de 500 anos de registros de colheitas na França.

Os resultados foram publicados em março na revista científica Nature Climate Change e indicam que as colheitas estão ocorrendo duas semanas antes do que a média de 400 anos. O estudo mostra mudanças principalmente a partir da década de 1980, quando foi registrada uma alteração importante nas temperaturas no Hemisfério Norte.

Uma das autoras do estudo, a professora de Biologia Evolutiva Elizabeth Wolkovich, destaca que o clima está “no coração de um bom vinho”. É preciso colher as uvas quando estão perfeitamente maduras, conforme ela explica, quando tiveram tempo para acumular o equilíbrio certo entre o ácido e o açúcar. Mas ela destaca também que o estudo demonstrou que a boa influência do aquecimento global sobre o vinho não vai durar para sempre. Haverá um ponto de inflexão.

“Temos vários pontos de dados que nos dizem que há um limiar que provavelmente vai ser ultrapassado no futuro em que as temperaturas mais elevadas não irão produzir uma qualidade mais elevada”, afirma Elizabeth Wolkovich. A professora cita o ano de 2003, como um exemplo desta momento de inflexão. Naquele ano, a Europa sofreu uma onda de calor intenso, marcada por temperaturas recordes que levaram milhares à morte. A colheita daquele ano ocorreu um mês antes do normal, mas vinhos daquele ano tinham qualidade mista.

Se ainda existem céticos em relação ao aquecimento global, para a indústria do vinho o aumento da temperatura do planeta é uma realidade indiscutível. Liz Thach, professora de Gestão e Negócios do Vinho na Universidade Estadual de Sonoma, Estados Unidos, afirma que o estudo está dizendo aos produtores que eles já conhecem. “Todo mundo [na indústria do vinho] acredita porque vê a mudança ano após ano – é aqui, é real, não vai embora”, afirma.

 

Saiba Mais

Artigo: Climate change decouples drought from early wine grape harvests in France. Benjamin I. Cook e Elizabeth M. Wolkovich. 

 

Leia Também

O contra-ataque do aquecimento global sobre a Amazônia

Alerta vermelho – com Carlos Nobre

Agora é oficial: 2015 foi o ano mais quente

 

 

 

 

 

 

Leia também

Reportagens
20 de janeiro de 2016

Agora é oficial: 2015 foi o ano mais quente

Combinação de El Niño e mudança climática fizeram temperaturas 0,13 ºC mais altas que recorde de 2014 e 1ºC mais altas do que a média pré-industrial, confirmam agências

Reportagens
5 de outubro de 2006

Alerta vermelho – com Carlos Nobre

O climatologista Carlos Nobre diz que as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa são o maior desafio ambiental da humanidade e que a Amazônia já começa a sentir os impactos.

Notícias
29 de janeiro de 2013

O contra-ataque do aquecimento global sobre a Amazônia

Tempestades e secas recorrentes matam e danificam árvores, causando efeitos que podem durar anos: consequências do aquecimento global.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.