Notícias

Ampliação de Abrolhos: após 6 anos, audiências serão retomadas no 2º semestre

O projeto de ampliação iria aumentar em dez vezes o tamanho do Parque. ICMBio informou nesta segunda que as audiências ocorrerão a partir de agosto

Fernanda Wenzel ·
16 de julho de 2018 · 6 anos atrás
Pesca ilegal é uma ameaça a biodiversidade do Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Foto: Fabíola Ortiz

O Presidente do ICMBio, Paulo Carneiro, afirmou nesta segunda-feira (16) que as audiências públicas para discutir a ampliação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos “estão previstas para ocorrer ainda neste segundo semestre de 2018”. O calendário de audiências públicas foi interrompido em maio de 2012. A declaração foi divulgada em matéria no site do ICMBio, após uma reunião entre Carneiro e o Presidente da Comissão Especial de Governança dos Oceanos da OAB-RJ, Leandro Mello Frota.

O órgão, responsável pela administração das unidades de conservação federais, afirma ainda que “a proposta de ampliação do Parque Nacional de Abrolhos segue normalmente e necessitando ainda de aprofundamentos quanto ao melhor entendimento quanto aos diferentes usos ocorrentes no território como um todo. Para tanto estão em processo de finalização estudos que visam sanar lacunas importantes neste sentido”.

A reunião aconteceu 24 dias depois que a OAB-RJ enviou um ofício ao ICMBio, denunciando a paralisação do processo de ampliação do Parque. O projeto começou a ser discutido em 2012, quando foi realizada a primeira das quatro audiências públicas que estavam previstas. Mas uma confusão envolvendo pescadores contrários à ampliação interrompeu a segunda audiência e levou ao cancelamento das outras duas.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos está localizado entre o litoral Sul da Bahia e o litoral norte do Espírito Santo, e abriga os maiores e mais diversificados recifes de corais do Atlântico Sul. O projeto de ampliação iria aumentar em dez vezes o tamanho do Parque. Na reunião desta segunda-feira ficou definido que a Comissão Especial dos Oceanos da OAB-RJ vai apoiar o ICMBio nas discussões. Uma nova reunião foi marcada para agosto.

 

 

Leia Também

Ampliação do Parque de Abrolhos se arrasta há seis anos sem respostas do ICMBio

Abrolhos sofre com sobrepesca e queda no número de visitantes

Parque Nacional de Abrolhos recebe um novo golpe

 

 

  • Fernanda Wenzel

    Fernanda Wenzel é jornalista freelancer especializada em Amazônia e meio ambiente.

Leia também

Salada Verde
18 de maio de 2012

Parque Nacional de Abrolhos recebe um novo golpe

Audiências públicas para ampliação do Parque Nacional Marinho e criação de outras três unidades de conservação são adiadas por tempo indeterminado.

Reportagens
4 de junho de 2015

Abrolhos sofre com sobrepesca e queda no número de visitantes

Primeira unidade de conservação marinha do país ainda sofre com falta de pessoal e ausência de estrutura adequada para cumprir ser papel.

Reportagens
8 de julho de 2018

Ampliação do Parque de Abrolhos se arrasta há seis anos sem respostas do ICMBio

O receio de que o governo Temer chegue ao fim sem tirar o projeto do papel levou a OAB-RJ a enviar um ofício ao ICMBio e ao Ministério do Meio Ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Abrolhos é um lugar lindo tive a oportunidade de conhecer, espero que de tudo certo


  2. Urubuservando diz:

    Icmbio pautado por agentes externos…"baita planejamento"…clap, clap, clap


    1. José Truda diz:

      Os "agentes externos" são a sociedade civil, que sustenta essa burocracia e paga os salários dos funcionários. Chega de achar que órgão público faz o que der na veneta sem prestar contas à cidadania ou incorporar as suas demandas ao planejamento. Aliás, o "planejamento" de MMA e ICMBio vem apontando a necessidade de ampliar a proteção de Abrolhos em tudo quanto é documebtomoficisl há anos. Falta executar.


  3. José Truda diz:

    Excelente. Agora vamos ver se o Presidente consegue conter os do contra dentro da própria instituição e dar o andamento que a sociedade reivindica.