Notícias

No encontro com o mar, lama passará por unidades de conservação marinhas

Chegada dos resíduos da barragem da Samarco deve ocorrer em três dias e impactar a Reserva Biológica de Comboios, APA Costa das Algas e RVS de Santa Cruz.

Daniele Bragança ·
11 de novembro de 2015 · 8 anos atrás
06
Imagem do vilarejo de Bento Rodrigues, destruído após o rompimento de duas barragens. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.

Em seis dias, a lama da barragem da mineradora Samarco deve chegar à foz do Rio Doce e desembocar no oceano. Até lá, os resíduos da barragem que rompeu na última quinta-feira (05), em Mariana (MG), deverão impactar três unidades de conservação marinha: a Reserva Biológica (Rebio) de Comboios, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e a Reserva de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz, todas localizadas no Espírito Santo.

O rompimento da barragem destruiu o distrito de Bento Rodrigues, na região central de Minas, onde viviam cerca de 600 pessoas, e deixou uma mancha de destruição no meio do caminho: já são 8 pessoas mortas e 26 desaparecidas. Os impactos ambientais ainda estão sendo calculados ao longo da extensão por onde passa a lama.

A equipe de analistas ambientais da Rebio de Comboios,  localizada nos municípios de Linhares e Aracruz, no Espírito Santo, está colhendo amostras da água junto com pesquisadores da Universidade Vila Velha (UVV), que fará a análise do material. Por enquanto, a mancha ainda não chegou na unidade. “Queremos fazer um retrato da situação antes e depois do evento. O objetivo original é analisar a presença de metais pesados no segmento e na fauna e fazer a comparação de antes e depois”, afirma Antonio de Pádua Almeida, conhecido como Toninho, gestor da Reserva.

Tamar retira ovos

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes, removeu cerca de 22 ninhos da espécie em Vila de Regência, no Espírito Santo.

O objetivo é proteger os ninhos mais próximos da foz e evitar a contaminação das tartarugas pelos resíduos tóxicos vindos da barragem. A foz do rio Doce, é uma importante área de concentração de desovas da tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea).

“[Os ninhos] foram transferidos para uma área segura, como proteção a uma possível lama contaminada ou mesmo a uma erosão acentuada aqui da foz”, explica o coordenador nacional do Projeto Tamar, João Carlos Joca Thomé.

Obra para reduzir impactos do rompimento da barragem em Mariana (MG). Foto: Divulgação/prefeitura de Linhares.
Obra para reduzir impactos do rompimento da barragem em Mariana (MG). Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares.

Mas o principal trabalho que está sendo realizado no momento é a construção de uma espécie de “desvio” para que a lama não atinja a área de restinga e vá direto para o oceano. O projeto está sendo realizado pela Prefeitura de Linhares com o apoio do Tamar. A Prefeitura está abrindo uma canal medindo entre 70 e 80 metros para escoar a água suja até o mar.

“O trabalho que fazemos aqui nesse momento é uma preparação da boca da barra que estava fechada para a navegação por conta da seca. Nós estamos preparando a boca da barra aqui, junto com a Associação de Moradores, Prefeitura e Estado, para que, caso chegue essa água contaminada, ela flua pro mar, e não contamine o estuário, a zona mais sensível”, afirma João Carlos Joca Thomé.

Leia Também
Minas Gerais: Projeto de lei fragiliza licenciamento
Cadê o rio que estava aqui?
Cavas, as crateras irrecuperáveis do Vale do Paraíba

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Fotografia
18 de abril de 2013

Cavas, as crateras irrecuperáveis do Vale do Paraíba

Para satisfazer a arrancada da construção civil no país, é preciso muita areia que sai de enormes buracos explorados e abandonados.

Reportagens
17 de março de 2005

Cadê o rio que estava aqui?

Uma hidrelétrica vai roubar de Aimorés o rio Doce, que sempre banhou a cidade mineira. Além de perder parte de sua história, os moradores temem por sua saúde.

Notícias
11 de novembro de 2015

Minas Gerais: Projeto de lei fragiliza licenciamento

Proposta que centraliza todas as decisões importantes sobre licenciamento ambiental na mão do governador tramita em regime de urgência.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 29

  1. Bule Verde diz:

    GOVERNO: PARE A VALE JÁ! CESSAR ATIVIDADES POR ORDEM JUDICIAL!

    Muito importante nos mobilizarmos para recuperar o Rio Doce, mas a Vale tem que pagar cada centavo! Por que quando lucram, lucram sozinhos, e quando fazem merda por conta de sua ganância e irresponsabilidade, somos nós quem pagamos a conta? A Vale tem que ser multada e pagar por todos os prejuízos!

    #PareAtividadesDaValeJá! #CessarPorOrdemJudicial #VoaComitê #NãoFoiAcidente #ESnãoSeCala #MGnãoSeCala #NãoResponda #Reaja

    #ÁguaParaOPovoJá! #SaláriosDevemContinuarSendoPagos! #RestatizaçãoDaValeJÁ! #NãoFoiAcidente #FoiCrimeAmbiental!

    Não podemos mais viver o absurdo de prender quem caça uma pomba selvagem, para comer, e premiar quem caça milhões de toneladas de minérios, para vender.

    Vale, BHP Billiton e Samarco PAGARÃO POR ISSO https://www.facebook.com/jean.wyllys/videos/98513


  2. Diane diz:

    Existe uma cratera em Aymorés a milhares de anos. Dizem que é um cume de um vulcão extinto e dizem que foi um meteorito que caiu e cometeu uma densa cratera de 9,2 KM de profundidade. ( Cratera próxima ao Rio Doce) Porque não abriram uma saída para que essa lama fosse para essa cratera???????????? Brasil !


    1. Ebenezer diz:

      Taí um exemplo típico de ambientalista-modernete-brasilera, com suas soluções tão bem intencionadas quanto bisonhas!


  3. Andreia diz:

    E ainda por cima "o país" está pensando em "dar uma facilitada" no licenciamento. Onde vamos parar???!!!


  4. Isabella diz:

    o tamanho do estrago que ja causou e que vai causar é incalculavel…caramba, metade doque foi destruido n tem a menor culpa… o mar agora está MORTO e de quem é a cukpa NOVAMENTE! o ser humano…é claro!


  5. Isabella diz:

    tudo culpa do ser humano…disseram que essa lama pode chegar a mata atlântica!!? acabar com toda sua biodiversidade…tudo por causo de um descuido…disseram que vão tirar da empresa que causou isso somente 250 milões de reias…que é 8% doque eles ganham por mês…MUITO INJUSTO ISSO! deveriam tirar mais ou simplesmente puni-los…pq muitas pessoas eles mataram e muitos animais aquáticos e terrestres eles mataram tbm!! a gente deve msm é AGIR e rápido…agr essa sujeira feita pelo homem vai sujar todo o oceano..ja que n temos escolhas…cada vez mais estamos sujando o meio ambiente…isso é RIDICULO que quem fez isso vá para o inferno! o governo so se preocupa em fazer alguma coisa quando acontece msm…vms nos PREVINIR e n POLUIR a gente depende desse ar puro e dessa ÁGUA para sobreviver! continuem fazendo oque fazer…ai que vcs vão começar a se preocupar


  6. adriana diz:

    Talvez se esse desvio desembocasse em gigantescos containers….mas os governantes n estão prepcupados com o impacto pois esse será no meio ambiente e não nos bolsos prutrífos deles….


  7. Francisco Rolim diz:

    Estas empresas SAMARCO E VALE, têm de pagar por todos os danos ambientais causados as cidades atingidas!
    Além do mais têm de reparar todos os danos provocados neste, que é o crime ambiental maior do Brasil, sem prejuízos de outras penas previstas na Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, que determina sanções penais e administrativas! Diante de um crime ambiental, a ação civil pública (regulamentada pela Lei 7.347/85) é o instrumento jurídico que protege o meio ambiente. O objetivo da ação é a reparação do dano onde ocorreu a lesão dos recursos ambientais. Podem propor esta ação o Ministério Público, Defensoria Pública, União, Estado, Município, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações com finalidade de proteção ao meio ambiente.


  8. Edvard Pereira diz:

    Este consórcio de empresas deveria ser banido para sempre do país. Mas o prefeito Ze ninguém de Mariana fala na televisão que precisa delas para garantir arrecadação para o município, que sem elas pode falir. Ora, haja tanta imbecilidade saindo da boca de um representante do estado. Mas e a vida e a saúde da população, e o meio ambiente não valem nada? Só pode estar recebendo algum benefício destas famigeradas empresas o que é comum neste velho e decadente País…


    1. Cledivan diz:

      Vc já pensou em banir a Petrobras também, já que aconteceu com ela tb? Ou é só mais um revoltado seletivo.


      1. Gisela diz:

        Pois é…essa galerinha acha que o mundo é O BEM X O MAL…bem simples assim…#sqn é


  9. Amauri diz:

    Alguém que está acompanhando essa tragédia de Mariana/MG já viu, ou sabe me explicar, por quê deve se permitir que a lama chegue ao mar? Considerando que o estrago, da contaminação do solo, já é inevitável qual a vantagem de se promover também uma contaminação do mar? O que eu não percebi? Por favor, é dúvida mesmo e não pegadinha nem provocação. Se alguém souber pode me esclarecer? Desde já obrigado.


    1. Vinícius diz:

      Tenho a mesma dúvida. Minha impressão é de que o melhor seria impedir a chegada da lama ao mar, e quanto antes melhor, até para tentar evitar que ela atinja também as áreas de estuário. Mas não sei nem se essa opção está sendo discutida.


    2. Túlio Nogueira diz:

      É impossível parar a lama no rio Doce, pois este, possuí a maior bacia hidrográfica do Estado de Minas Gerais, nem com dez bombas atômicas você pararia o curso d´água. A água do rio Doce é composta por diversos rios e ela sempre irá para algum lugar (o mar). Para isto que servia a barragem, para conter a poluição das mineradoras.


    3. Bárbara diz:

      São cerca de 20 mil piscinas olímpicas de lama, acredito que com o tempo que se tem até a chegada à foz sea impossível criar uma barreira


    4. Isabella diz:

      eles nem se preocupam…so pensam em fazer algo depois que acontece msm! 🙁 eles ja n criaram desde um chinelo até uma maneira de "quase" fazer o ser humano parar de matar….pq n conseguem fazer uma barreira melhor? eh eu sei que são umas das maiores bacias hidrográficas do país…mas imagina nessa bacia INTEIRA toda nossa poluição…por culpa de empresas idiotas…eles DEVEM pagar e caro nem so pelo dinheiro mas pelas vidas deles…por tudo oque fizeram..e ainda n acabou…temos mais consequencias a enfrentar… o mar agora esta completamente MORTO levaria uns 100 anos para trata-lo..pois é NOVAMENTE culpa do homem…


    5. Felipe diz:

      Pq nao tem como evitar que tanta lama chegue ao mar…..entao o desvio e pq os esturios…"mangues"…sao de vital importancia para o ecosistema marinho…grande parte das especies marinhas se utilizam desse ambiente para reproducao…esse desvio apenas serve para tentar reduzir os impactos ambientais..pq nao tem como se evitar….


    6. Ravine diz:

      Eu também não faço ideia! Mas, eu estou provocando. Considerando o fato de que já começara uma nova temporada de desova, sinceramente não sei porque deixar a lama chegar ao mar, já que essa lama cheia de metal pode matar as bichinhas. QUE TOLICE!


  10. Lídia diz:

    São maravilhas como essas que o senhor Aécio Neves deixou de herança para o estado de Minas Gerais.


    1. Chico diz:

      1. Lídia diz:

        "Petralha"… Quanto argumento… Quanta maturidade. Não sou petista, meu querido. Só sou uma mineira bem informada e que viu a porcaria que foram os anos de governo daquele playboy no meu estado


    2. Sandra diz:

      Olhinhos míopes! Será que eles enxergaram só esse play-boy??? Todos os outros foram ou estão sendo governantes exemplares, é? Com tanto dinheiro do Petrolão o Pimentel vai conseguir salvar o Rio Doce…. vai, sim!!! Está muuuuuito bem informada, mesmo!


  11. José Truda diz:

    Parabéns, mais uma nódoa na cara desse "país" de porcos, ladrões e incompetentes… e dos que votam neles.


    1. Pedro diz:

      Mas quanta gente burra! A ambição dessas grandes multinacionais não tem partido político!!! E a culpa é de todos nos que consumimos milhares de produtos sem nos preocupar em como isso está sendo produzido, se está afetando o meio ambiente…


  12. Marco diz:

    Adivinha quem vai pagar a maior parte da conta? Bobinhos seremos se acharmos que os custos serão por conta da empresa e que as multas cobrirão isso.
    Enquanto isso o sr. Governador de MG (PT) e sua ganguê estão destruindo o sistema de proteção ambiental do Estado.


    1. lili diz:

      Deixa de ser leviano…. as últimas décadas MGfoi governando pelo Psdb e Pmdb…. quem doou a Vale e concedeu licenças ambientais sem estudo de impacto?
      … não foi esse último governador. Tá tudo aí pra ser pesquisado…


    2. Pai dos burros diz:

      Vai estudar. O valor das multas vão pro caixa-único da União…não tem nada a ver com indenização por danos


  13. Fatima Lisboa diz:

    "o impacto sofrido será incalculável"…


    1. Bule Verde diz:

      TODO JOVEM BRASILEIRO PRECISA VER ESTE VIDEO, BRASIL!!! É preciso incomodar. O sistema não pode ter tranquilidade.

      NESTE VIDEO UM JOVEM PARAENSE, QUE DÁ LIÇÃO DO QUE É SER POLITIZADO, ENGAJADO E MUITO CONSCIENTE: FALA AOS BARÕES DA MINERAÇÃO…

      Esse jovem merece cada letra das palavras GRANDE CIDADÃO!. Estou vivamente encantada com a força, articulação e inteligência desse cara. Por ter pouquíssimos jovens com esse poder crítico que o Brasil está decididamente emburrecendo. A juventude hoje, treme com tchus, tchas e derivados bordões midiopatas. A juventude hoje – a maioria – se torna canalha, desinformada e omissa. São Zumbis FORMADOS pela classe midiotizada da burguesia 'fake' colonizada pela meritocracia neoliberal estadunidense do brasil.

      Precisamos divulgar e encorajar nossa juventude e aos pais a continuar se organizando para vencer os tubarões de todas as explorações…Avante companheiros jovens!!!

      Parabéns ao Pablo Neri (do Movimento Nacional pela Soberania Popular Frente a Mineração), pela sábia mensagem; nosso país precisa de fato, de jovens com esse talento. Só assim teremos um meio ambiente melhor pra se viver, e pessoas conscientes de seus direitos. Vamos em frente, Paulo Freire já dizia que "Só existe povo oprimido porque nós sociedade, permitimos que forças superiores, hegemônicas, dominem e determinem a situação! Mea culpa ??!! aos pais do brasil!! Educação e´ a Palavra! Não nos entreguemos às forças imperialistas! O povo unido faz toda uma diferença! Um Brasil justo, rico, lindo para nossas futuras gerações!
      ……………………………………………………………………………………………..
      Postagem compartilhada:
      VEJA, QUE ESTE VÍDEO FOI ÀS REDES A EXATAMENTE UM ANO E MEIO ATRÁS ANTES DESSA TRAGÉDIA IRRESPONSÁVEL DA CIA VALE DO RIO DOCE. ELES SEMPRE AGIRAM EM FAVOR DE SUAS "BURRAS" E EM DETRIMENTO DA FORÇA "HUMANA", E HOJE ASSISTIMOS A ESSA DESGRAÇA IRRESPONSÁVEL OCORRIDA NA CIDADE DE MARIANA – MG, NÃO ESTOU CONSEGUINDO OUVIR PANELA ALGUMA, NÃO ESTOU VENDO A MIDIA GOLPISTA CHAMAR À RAZÃO O POVO SOBRE À RESPONSABILIDADE QUE ESTA MINERADORA INFAME TEM PARA COM ÀS VIDAS LÁ PERDIDAS, AOS DANOS MATERIAIS DAS VÍTIMAS, ÀS AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE – "NA FLORA E NA FAUNA".
      ISTO SIM É CORRUPÇÃO, ISTO SIM É CRIME, ISTO SIM MERECE O NOSSO REPÚDIO.
      Detalhe: Vídeo postado antes do crime ambiental provocado pela Vale em Mariana-MG . Com o desastre de Mariana, este vídeo se espalha na Internet.
      Este e´o perfil ideal dos futuros gestores do Brasil!??

      #PareAtividadesDaValeJá! #CessarPorOrdemJudicial #VoaComitê #NãoFoiAcidente #ESnãoSeCala #MGnãoSeCala #NãoResponda #Reaja

      #ÁguaParaOPovoJá! #SaláriosDevemContinuarSendoPagos! #RestatizaçãoDaValeJÁ! #NãoFoiAcidente #FoiCrimeAmbiental!

      Não podemos mais viver o absurdo de prender quem caça uma pomba selvagem, para comer, e premiar quem caça milhões de toneladas de minérios, para vender.
      É preciso incomodar. O sistema não pode ter tranquilidade. https://www.facebook.com/vanessa.300690/videos/71